5 de nov. de 2009

10 DICAS PARA DELEGAR TAREFAS


"Para conhecer os homens é preciso vê-los atuar" (Jean Jacques Rousseau)

1 - Conheça as pessoas que trabalham com você. Delegar à pessoa certa é o primeiro passo para que a tarefa seja cumprida de acordo com o esperado.

2 - Não delegue apenas o trabalho desagradável. É tentador repassar as piores tarefas, mas não o faça. Você deixará de motivar seus funcionários ao delegar somente as atividades burocráticas e conservar para si os grandes desafios.

3 - Seja claro e objetivo ao delegar uma tarefa. Explique o que deve ser feito e o porquê. Este é um bom momento para sugerir a maneira que você gostaria que a tarefa fosse realizada, porém não espere que ajam como robôs, isto é, façam tudo exatamente como você faria.

4 - Estabeleça prazos reais. Defina um prazo viável para a realização da tarefa, caso contrário, o trabalho será feito às pressas, apenas para cumprir prazos.

5 - A responsabilidade é sua. Você delega uma tarefa e não a sua responsabilidade.

6 - Ofereça suporte para realização da tarefa. Confirme se a pessoa que irá executar a tarefa tem acesso aos recursos necessários para executá-la, sejam recursos técnicos, humanos, financeiros, ou outros.

7 - Assegure-se de que foi compreendido. Peça para que o profissional lhe relate com suas próprias palavras, a tarefa a ser realizada. Confirme que estão em "sintonia" para evitar problemas futuros.

8 - Evite a delegação reversa. Quando um funcionário retornar dizendo "não consigo fazer isso", evite o impulso de realizar a tarefa por ele. Ao agir assim você falhou ao delegar e perdeu a oportunidade de ajudar esse profissional a desenvolver novas habilidades.

9 - Faça o acompanhamento. Crie mecanismos para verificar o progresso e os resultados.

10 - Não sufoque sua equipe. Deixe sua equipe livre para agir e utilizar de todo o seu potencial. Faça com que sintam que você esta ali para ajudar.

Fonte: http://www.caliper.com.br/


Nenhum comentário: