3 de nov. de 2009

Como ter uma gestão Sustentável?


1º - Os Gestores das organizações do terceiro setor devem gerir as Organizações de forma sistêmica, integrando pessoas e processos; desenvolvendo lideres, motivando equipes, propiciando ambientes à inovação, para que todos consigam atingir os desafios traçados para as áreas em questão.

2º - Para que uma organização do terceiro setor seja sustentável é necessário que os seus gestores, idealizadores ou diretores estruturem uma boa equipe de profissionais capacitados para atuarem nas diversas áreas administrativas, no caso do terceiro setor são elas: Planejamento Estratégico; Gestão de pessoas; Gestão financeira e contábil; Gestão da imagem pública (Marketing); Gestão da sua transparência para com os stakehoders (Accountability); Gestão da sua capacidade de influenciar as políticas públicas (advocacy); Gestão de parcerias; Gestão jurídica (sistema legal) e Gestão de impactos e resultados para os beneficiários e sociedade.

3º - Os Gestores, idealizadores ou diretores devem administrar as organizações do terceiro setor conforme uma empresa social, com equipes de profissionais capacitados para atuarem nas diversas áreas e departamentos da entidade.

Referência
SANTOS, Iber de Souza Pancrácio dos; Félix, Rodrigo Gonçalves de Almeida; Carvalho, Tiago Davi Lage. Gestão para a Sustentabilidade do terceiro setor: um estudo de caso comparativo entre duas organizações do terceiro setor da cidade de Itabirito-MG. Orientadores: Profa. Denise Capuchinho Nonatos Prof. Tarcísio Cláudio Teles Passos. Itabirito, 2009. 70 f. Projeto Empresarial (Trabalho de Conclusão de Curso) – Faculdade de Administração de Itabirito, 2009.

Nenhum comentário: