12 de nov. de 2009

O Enfoque Sistêmico - Capacidade de Accountability


O termo trata da responsabilização de uma Organização por suas atividades, resultados e alocações de seus recursos, Edwards et alii (1995, apud CARVALHO, 2005). Essa ferramenta administrativa também é conceituada como a capacidade que a organização do Terceiro Setor tem de prestar contas e assumir as responsabilidades sobre os atos e omissões de quem gerencia, o respeito às leis, às obrigações contratuais, a utilização de recursos de qualquer fonte nas atividades cotidianas e sobre os resultados obtidos em quaisquer atividades de interesse público e privado. A prática do Accountability torna público e transparente as atividades corporativas, de forma a aplicar a comunicação entre organização, sociedade e stakeholders.

Na relação entre Organizações do terceiro setor e stakeholders, é necessário que exista dados e informações transparentes de como está a organização, quem está gerindo o negócio, qual o seu propósito na sociedade, qual a quantidade de recursos captados, e qual a eficiência da alocação de recursos nas áreas. Essas perguntas podem ser respondidas para todos os interessados através de práticas de Accountability.

O termo Accountability não tem tradução para a língua portuguesa. Segundo o autor, a sociedade não exige a prática do Accountability por parte das organizações da esfera pública, tornando necessário inserir tal conceito para emergir uma tradução.

A capacidade de praticar o Accountability torna-se fator crítico para o sucesso de uma organização do terceiro setor, pois é necessário que a Instituição demontres de forma clara e coerente, sua performace na busca por parcerias e credibilidade aos formadores de opiniões.

A prática de Accountability é distinguida em: Accountability Funcional, que possui foco na captação de recursos e Accountability Estratégica, que possui foco nos impactos que ações da organização causam em outras organizações e no meio ambiente. Essa prática possui um foco Sistêmico e Holistíco. Segundo Edwards et alii (1995, apud CARVALHO, 2005) os dois fatores são importantes, porém as organizações não conseguem mesurar os impactos que suas ações causam em outras organizações, demonstrando que o segundo fator não é comumento utilizado.

Desenvolver a prática do Accountability é mais uma área que merece total atenção para que a organização busque o cumprimetno de sua missão e que alcance a sustetabilidade em suas ações.

Referências
CARVALHO, Débora Nacif de. Gestão e Sustentabilidade: um estudo multicasos em ONGs ambientalistas em Minas Gerais. Orientadores: Prof. Ivan Beck Ckagnazanoff Prof. Allan Claudius Queiroz Barbosa. Belo Horizonte, 2006. 157 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2006.

SANTOS, Iber de Souza Pancrácio dos; Félix, Rodrigo Gonçalves de Almeida; Carvalho, Tiago Davi Lage. Gestão para a Sustentabilidade do terceiro setor: um estudo de caso comparativo entre duas organizações do terceiro setor da cidade de Itabirito-MG. Orientadores: Profa. Denise Capuchinho Nonatos Prof. Tarcísio Cláudio Teles Passos. Itabirito, 2009. 70 f. Projeto Empresarial (Trabalho de Conclusão de Curso) – Faculdade de Administração de Itabirito, 2009.

Nenhum comentário: