20 de nov. de 2009

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Ao contrário do que muitos acham, Responsabilidade Social não é um conceito voltado APENAS para empresas.

Com nome bonito e difícil, o conceito de respeitar e amar o próximo e o planeta, ganha com a modernidade um apelido de que quem faz o que é politicamente correto, é "Socialmente Responsável".

Assim, é importante entendermos que ser socialmente responsável é obrigação de cada um e certamente de cada empresa, assim como é também de cada governo e de cada ONG, como de qualquer instituição.

"Responsabilidade Social é um conjunto de valores e princípios que orienta a ação e a interação com o meio e com o próximo". Esses valores e princípios são escolhidos por cada cidadão e organização para viver em sociedade. Alguns foram enraizados em nossa infância, na escola, na família. Outros foram adquiridos com o tempo, com amigos, em determinadas situações, com lições de vida.

Assim, pressupõe-se que uma pessoa socialmente responsável:
- Respeita sua família;
- Respeita a natureza;
- Educa os filhos de acordo com bons princípios e valores;
- Trata o ambiente público como se fosse SEU, cuidando e preservando;
- Conhece seus direitos e deveres e procura efetiva-los.

Na seqüência, pressupõe-se que uma empresa socielamente responsável:

- É transparente;
- Estabelece compromissos publicamente;
- Não agride o meio ambiente;
- Respeita as condições de trabalho de seus funcionários;
- Não adquire produtos de forncedores que não sejam socialmente repsponsáveis;
- Promove a motivação e o comprometimento;
- Mesmo atuando com princípios de marketing, analisa a possibilidade de prejudicar direta ou indiretamente seu cliente atendendo desejos e necessidades.

Imaginamos que um governo socialmente responsável:
- Administra de forma profissional e responsável o orçamento público;
- Garante direitos e deveres da sociedade;
- Identifica necessidades sociais e as soluciona;
- Preserva o meio ambiente e estuda possibilidades sustentáveis de desenvolvimento.

Na seqüência, uma ONG socialmente responsável:
- Administra os recursos de forma responsável;
- Profissionaliza e motiva sua equipe;
- Capta recursos através de projetos e ações de marketing e presta contas publicamente do uso desses recursos;
- Cumpre sua missão social com qualidade.

Difícil? Não. Muito mais simples do que imaginamos. Muito menos burocrático do que se pensa. Muito menos complicado do que se tenta explicar.

A DEARO entende de forma simples o CONCEITO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL e através dele transforma empresas, ONGs e órgãos governamentais. Um plano de responsabilidade social pode ser aplicado em qualquer empreendimento, inclusive dentro de você!

Por Fernanda Dearo

Fonte: http://www.dearo.com.br/website/conteudo.asp?id_website_categoria_conteudo=6920&cod=1395&idi=1

Nenhum comentário: