28 de ago. de 2009

Gestão de Recursos

A gestão de recursos, passou a ser vista como uma área estratégica das Organizações do Terceiro Setor, pois os recursos, materias, finaceiros, ou humanos, colaboram para manter em funcionamento o sistema denominado Organizações do Terceiros Setor (VALARELLI, 2009).

No contexto atual, as fontes de recursos disponíveis estão cada vez mais restritas, a certos temas, regiões e projetos, dificultando a sua captação e até mesmo criando certa competição entre as Organizações. Dessa forma, ampliar as fontes de recursos torna-se crucial para que as organizações possam alem de sobreviver, desempenhar a sua missão proposta. Desenvolver novas fontes de recursos é um fator crítico para o gestor da área.

Segundo Valarelli (2009) o gestor deverá desenvolver novas fontes de recursos e gerilas de forma eficaz, pois tornará a Organização mais autonoma frente as exigências dos fornecedores dos recursos e menos vulnerável as mutações causadas no abimente externo. O presente autor salienta ainda, que tal estratégia tornará a Organização sustentável, garantindo continuidade nas ações e reduzindo a perda de eficácia.

Nesta busca pela sustentabilidade, muitas Organizações têm buscado fontes de informações para capacitar os gestores. Entretanto, é comum os gestores trabalharem com poucas fontes de recursos, conforme Valarelli (2009) as mais utilizadas são:

· Fontes de recursos disponibilizadas por empresas de Capital privado e com fins lucrativos;
· Pesoas físicas em potenciais que disponibilizam o capital de forma sazonal.

As duas práticas supracitadas são importantes, porem não suficientes. De modo que existem outras fontes de recursos que os gestores podem utilizar na busca pela diversificação. A chave é desenvolver ações sistemicas afim de, identificar as oportunidades existentes no mercado. Pois conforme sustenta Valelli, com a diversificação das fontes de recursos, a organização terá, além dos recursos necessários, um patrimônio composto de uma rede de multi-níveis, que se sentirão co-responsáveis pelo negócio da Organização e totalmente encajadas para o alcance dos objetivos propostos.

19 de ago. de 2009

Gestão de Pessoas

Toda organização, seja ela com fins de obter lucro ou não, possui em sua estrutura pessoas. Dessa forma, seu sucesso, depende diretamente do empenho, comprometimento, ações, decisões assertivas e idéias de cada uma delas. É por esse motivo, que uma Gestão de Pessoas deve ser considerada como tema estratégico em todas as Organizações.

As Organizações do Terceiro Setor, buscam cada vez mais alcançar serviços eficazes sobre a ótica dos stakeholder e sociedade. Dentre as estratégica utilizadas para o alcance desse objetivo tem-se a motivação. Equipe motivada, alcance das metas. Os voluntários têm atuado na linha de frente, ajudando a realizar as atividades-fim das organizações e também nos conselhos gestores, realizando o trabalho institucional requerido.

Como em qualquer organização, a gestão de pessoas envolve um conjunto de políticas e práticas gerenciais e instrumentais. As atividades de planejamento de recursos humanos consistem em um diagnóstico contínuo dos objetivos estratégicos da organização e de quais as decisões sobre os recursos humanos podem melhorar a relação entre os resultados que vêm sendo obtidos e aqueles que, efetivamente, se deseja alcançar. Essas atividades são essenciais para o alinhamento da administração estratégica da organização e das ações de recursos humanos, colaborando, assim, para o sucesso organizacional (CARVALHO, 2005).