15 de jan. de 2010

Responsabilidade social foi área profissional que mais expandiu

Lígia Ligabue - 15/01/2010

A profissionalização do setor de responsabilidade social levou o segmento a uma grande expansão. Já faz tempo que organizações não-governamentais (ONGs), entidades e instituições investem na contratação de profissionais capacitados e também na formação continuada de seu quadro de colaboradores. O resultado pode ser medido pelos dados obtidos na última pesquisa realizada pela empresa Catho Online - de classificados eletrônicos de currículos e empregos. Pelo levantamento, a valorização salarial de educadores sociais foi a maior comparando os meses de outubro de 2008 e 2009. A categoria teve um crescimento de 20%. Auxiliar comercial e biólogos também tiveram aumento expressivo.

A pesquisa ouviu mais de 166 mil profissionais - inclusive de Bauru - e traçou o perfil salarial de 1,7 mil cargos. O estudo revelou que as áreas que registraram o maior crescimento no período foram responsabilidade social, com 19,7%, comércio filial, com 14,6%, e medicina clínica, 12,2%. A relação entre qualificação profissional e remuneração também foi avaliada na pesquisa. Dentro das áreas que registraram os maiores aumentos, os cargos de destaque foram os de educador social, auxiliar comercial e biólogo.

De acordo com a empresa, os agentes sociais mais valorizados são os que desempenham atividades educacionais, como preparar e ministrar aula em diversas áreas do conhecimento para crianças, jovens e adultos, além de elaborar planos de ensino e avaliar processos para a inclusão social e garantia dos direitos de cidadania para o grupo assistido.

Também tiveram aumento de salário as funções de coordenador, supervisor ou chefe de serviço social, que coordenam as atividades de responsabilidade social corporativa através de projetos. Além dessas, as atividades mais valorizadas são as de marketing de relacionamento, como promoção de palestras para a divulgação do trabalho social que a empresa tem desenvolvido.

Para Darlene Tendolo, secretária do Bem-Estar Social de Bauru, a função de agente social é de extrema importância para o desenvolvimento das ações da pasta. “São profissionais essenciais não só para o poder público, mas também para as entidades do terceiro setor. Principalmente pelo suporte que oferecem aos assistentes sociais”, destaca.

De acordo com a secretária, é profissional quem acompanha diariamente o grupo atendido pelas políticas públicas de desenvolvimento social. “Se não tiver o agente social, não há ligação com a base. Como eles acompanham diretamente as atividades do grupo, acabam agregando informações valiosas para o trabalho do assistente social”, diz.

Ela destaca que a prefeitura valoriza o profissional. “O prefeito Rodrigo Agostinho, sabendo da importância do agente social para o setor, realizou concurso público para a contratação de novos profissionais logo no início do ano passado. E, quando é oferecido aumento para a grade, os agentes também são contemplados”, destaca.

Nenhum comentário: