29 de out. de 2010

Programa Oi de Patrocínio Esportivo Incentivado 2010 – Inscrições Prorrogadas

Com o objetivo de estimular a reflexão e o desenvolvimento de ações que envolvam o esporte como inclusão social, o Oi Futuro lançou a edição 2010 do Programa Oi de Patrocínios Esportivos Incentivados. O Programa seleciona projetos voltados para cidadania e que, ao mesmo tempo, identifiquem novos talentos desportivos e paradesportivos em centenas de comunidades de todo o Brasil.
Participe você também dessa iniciativa! Revele projetos que apóiem e fomentem o esporte brasileiro, do menor município ao maior estado. Fique atento: As inscrições foram prorrogadas até às 23h00min do dia 07/11/2010.

Inscreva o seu projeto pelo site http://www.oifuturo.org.br/programaoidepatrocinioesportivo2010/ e tire dúvidas sobre o edital, ficha de inscrição, dados, tipos de projetos e muito mais através do nosso Fale Conosco: oifuturo_esportes@oi.com.br.

Você também pode participar dos nossos fóruns de discussão na Comunidade do Oi Futuro Esporte no Orkut: http://bit.ly/cFV6VH ou no Yahoo! Respostas: http://bit.ly/YR-OiFuturoEsporte.

Então não esqueça: as inscrições vão até 07 de novembro, às 23h00min. Participe dessa iniciativa e ajude a revelar novos talentos no esporte!
Acompanhe o Oi Futuro Esporte também nas redes sociais:

26 de out. de 2010

Ministério da Saúde abre inscrições para bolsas de estudo na área de Saúde Mental

Incentivo é voltado para profissionais de saúde da rede pública, estudantes de graduação e professores de instituições de ensino superior, públicas e privadas sem fins lucrativos, de todo o país. Inscrições vão até 12 de novembro 
Instituições de ensino superior de todo o Brasil têm até 12 de novembro para apresentar projetos para o desenvolvimento de pesquisas em Saúde Mental que abordem temas prioritários, como crack, álcool e outras drogas. Serão beneficiados com bolsas de educação pelo trabalho estudantes e professores de graduação na área de saúde e profissionais da área de Saúde Mental que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Não há número limitado de bolsas, que terão validade para o ano letivo de 2011. Os resultados têm divulgação prevista para 30 de novembro de 2010. 

Para concorrer às bolsas, as instituições interessadas, em parceria com as Secretarias Estaduais ou Municipais de Saúde, devem apresentar proposta de pesquisa especificando seu objetivo e sua relação com a atenção em saúde mental, crack, álcool e outras drogas no âmbito do SUS. Os projetos serão avaliados e aprovados pelos Ministérios da Saúde e da Educação, além da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas da Presidência da República/SENAD (leia regulamento abaixo).

Os selecionados receberão bolsas tendo como referência os valores pagos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente, o valor para as bolsas dos profissionais de ensino (Tutor Acadêmico e de Preceptor) é de R$ 1.045,89. Para os estudantes, o valor é de R$ 360,00 (correspondente à bolsa de iniciação científica).

Podem participar do processo de seleção as instituições de educação superior públicas ou privadas sem fins lucrativos que integram o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) ou que desenvolvam atividades curriculares em serviços públicos de saúde, atestada pelo respectivo gestor municipal e/ou estadual de Saúde. O Pró-Saúde busca reorientar o ensino superior na área de saúde para atender às necessidades do SUS, estimulando a inserção de professores e estudantes na rede pública de serviços de saúde desde o início da formação.

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) em “Saúde Mental/crack, álcool e outras drogas” faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, coordenado pela SENAD, da Presidência da República. O objetivo é estimular a formação de grupos de aprendizagem, com orientação de tutores, para atuar no SUS. 
Atualmente, o PET-Saúde para as áreas de Saúde da Família e Vigilância em Saúde oferecem, juntos, cerca de 10 mil bolsas por mês e têm ajudado a melhorar a formação de estudantes de graduação nessas áreas específicas. Até o momento, o investimento foi de R$ 67,6 milhões.

Outras informações estão disponíveis no site www.saude.gov.br/sgtes/petsaude ou podem ser obtidas pelo e-mail petsaudemental@saude.gov.br. 

Acesse aqui a Portaria e Edital do PET-Saúde/Saúde Mental/Crack, que selecionará projetos para desenvolvimento no ano letivo de 2011. 
Acesse aqui o regulamento geral do PET-Saúde - Portaria Interministerial nº 421, de 3 de março de 2010

Outras informações 
Atendimento à Imprensa 

(61) 3315 3580 e 3315 2351 
Atendimento ao cidadão 
0800 61 1997 e (61) 3315 2425

21 de out. de 2010

Programa Oi de Patrocínio Esportivo Incentivado 2010

Com o objetivo de estimular a reflexão e o desenvolvimento de ações que envolvam o esporte como inclusão social, o Oi Futuro lançou a edição 2010 do Programa Oi de Patrocínios Esportivos Incentivados. O Programa seleciona projetos voltados para cidadania e que, ao mesmo tempo, identifiquem novos talentos desportivos e paradesportivos em centenas de comunidades de todo o Brasil.

Participe você também dessa iniciativa! Revele projetos que apóiem e fomentem o esporte brasileiro, do menor município ao maior estado. Fique atento: as inscrições vão até 26 de outubro de 2010 às 23h.

Inscreva o seu projeto pelo site http://www.oifuturo.org.br/programaoidepatrocinioesportivo2010/ e tire dúvidas sobre o edital, ficha de inscrição, dados, tipos de projetos e muito mais através do nosso Fale Conosco: oifuturo_esportes@oi.com.br.

Você também pode participar dos nossos fóruns de discussão na Comunidade do Oi Futuro Esporte no Orkut: http://bit.ly/cFV6VH ou no Yahoo! Respostas: http://bit.ly/YR-OiFuturoEsporte.

Então não esqueça: as inscrições vão até 26 de outubro, às 23h. Participe dessa iniciativa e ajude a revelar novos talentos no esporte!

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Cinco ações para preservar talentos dentro das organizações

O talento humano é um dos mais valiosos recursos de uma organização, o qual temos que aprender a promover e manter. Consequentemente é importante que as empresas gerem políticas eficientes para preservar os melhores colaboradores, ou seja, as pessoas realmente capazes de contribuir para o desenvolvimento das organizações. Mas como, afinal, preservar estes talentos dentro das organizações?

Atualmente, é comum observar que muitas organizações estão preocupadas em adotar, quase que exclusivamente, programas de incentivos financeiros, baseados nas competências específicas de cada organização. Entretanto, este incentivo, aplicado isoladamente, muitas vezes torna-se apenas uma forma paliativa de se estimular a motivação e, que, mesmo que esta seja alcançada, seu efeito de duração será muito breve. Sendo assim, com o decorrer do tempo não será solucionado o problema da permanência dos talentos, nem haverá aumento do comprometimento das pessoas.

Uma solução que vem sendo utilizada por diversas empresas, entre elas organizações que são referências em suas áreas de atuação, como Google, Dell, Novartis, Toyota, entre outras, é a mudança de foco em relação aos processos de gestão e valorização profissional. Estimulando a atitude e a autonomia do colaborador o mesmo se sentirá útil e enxergará oportunidade de crescimento dentro das empresas. Isso, além de gerar comprometimento, irá fazer a pessoa admirar a gestão da empresa que trabalha.

Para que esses processos gerem os resultados necessários para a organização, as lideranças e os departamentos de recursos humanos precisam manter sua atenção constantemente voltada para algumas ações importantes, tais como:

■Apoiar os colaboradores, para que participem ativamente de diferentes decisões e ações da organização. Tendo voz ativa dentro da empresa e colaborando com decisões a serem tomadas, além de fazer o colaborador se sentir útil, ajudará a empresa a reduzir seus custos e formar grandes líderes e liderados;

■Sendo ouvidos durante a inicialização de algum determinado projeto, o colaborador mostrará sua verdadeira capacidade profissional e de inovação. Eventualmente, isto poderá ter um significado motivacional mais importante para o colaborador do que, em muitos casos, uma própria promoção;

■Conceber políticas de recursos humanos abrangentes, que proporcionem um clima organizacional satisfatório, uma comunicação interna adequada e eficiente que vise à solução de conflitos e que sirva de alicerce para o verdadeiro trabalho em equipe;

■Lembrar sempre que não há plano de desenvolvimento sem um entendimento prévio entre a organização e o individuo. Para que isto seja possível, é preciso realmente conhecer as necessidades dos colaboradores e fazer que os colaboradores sintam realmente as perspectivas da empresa;

■Reconhecer o trabalho realizado, a iniciativa individual e a disponibilidade do colaborador, também é fundamental para estimular a vontade de superação e de querer ser e fazer cada vez melhor do indivíduo.

Tornar esses passos realidade são um desafio, que não será vencido a menos que o líder realmente acredite no potencial e na capacidade de desenvolvimento de sua equipe. Além disso, é preciso crer na capacidade da organização de se repensar, entendendo que o seu colaborador entrega, agrega e soma à organização suas ideias, sua criatividade e todo seu potencial.

Por Maria Eugenia Gutierrez, http://www.administradores.com.br/
Maria Eugenia Gutierrez - consultora da Muttare, consultoria de gestão, fundada em 2002

Edital do Banco da Amazônia seleciona projetos esportivos e culturais

Até 13 de novembro, estão abertas as inscrições para a seleção de projetos esportivos e culturais pelo Banco da Amazônia. Serão destinados até 5 milhões para até 200 projetos com realização no período de maio a dezembro de 2011.

O edital é voltado para propostas aprovadas ou não por leis de incentivo. Na área esportiva serão contemplados projetos que apóiem o esporte amador nas comunidades e/ou bairros carentes de atuação do banco. Na área cultural serão apoaidas iniciativas de música, artes cênicas, literatura e artes integradas.

Para mais informações acesse: http://www.leidepatrocinio.com.br/

Nova Instrução Normativa regulamenta a Lei Roaunet

No último dia 05 de outubro o Ministério da Cultura divulgou a nova Instrução Normativa que a partir de agora, regulamenta a Lei Rouanet. O objetivo é reduzir a burocracia e facilitar os trâmites de apresentação, recebimento, análise, aprovação, execução, acompanhamento e prestação de contas de propostas culturais.

Dentre as mudanças está o prazo para a inscrição de projetos que será de 1º de fevereiro a 30 de novembro de cada ano. Além disso, as peças gráficas deverão ser submetidas ao MinC para aprovação prévia. Agora, a ação principal da proposta é que determinará em qual artigo se enquadrará o projeto (18 ou 26 da Lei Rouanet).

Para mais informações acesse: http://www.leidepatrocinio.com.br/

Ministério libera R$ 300 milhões para Fundo Nacional de Cultura

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, lançou, nesta quarta-feira (20), em Brasília, o Plano de Trabalho do Fundo Nacional da Cultura. Com a assinatura, o Ministério da Cultura (MinC) define a aplicação, até o final de novembro, de R$ 300 milhões nos oito novos fundos setoriais. De início, 15 novos editais contemplam os oito fundos (leia os blogs dos fundos setoriais ProCultura, com links de acesso abaixo).


Os atuais 15 editais receberão, juntos, R$ 87 milhões. Ações viabilizadas por convênios terão R$ 63,93 milhões e outros R$ 30,78 milhões serão usados para financiar bolsas. Até o final de novembro, 22 novos editais participantes do programa ProCultura vão contar com R$ 118,99 milhões.

Fundos setoriais

Os novos fundos setoriais tornaram-se possíveis em função da elevação do orçamento do MinC, em 2010, para R$2,2 bilhões. O fortalecimento do Fundo Nacional da Cultura (FNC) faz parte da proposta de mudança da Lei Rouanet.

Esses fundos promovem uma transição e dialogam com o ProCultura, em tramitação no Congresso Nacional. Os oito fundos setoriais são: Acesso e Diversidade; Ações Transversais e Equalização de Políticas Culturais; Artes Visuais; Circo, Dança e Teatro; Incentivo à Inovação Audiovisual; Livro, Leitura, Literatura e Língua Portuguesa; Música; e Patrimônio e Memória.

A distribuição dos recursos foi decidida pela Comissão do FNC, após a apresentação das diretrizes e ações aos Comitês Técnicos dos oitos setores. Cada comitê é formado por representantes do Sistema MinC e 10 representantes da sociedade civil, incluindo três especialistas de notório saber.

Partilha

Dos R$ 300 milhões que comporão o total dos fundos, o fundo setorial que vai contar com maior investimento será o de Circo, Dança e Teatro, com R$ 66,88 milhões. Já o de Ações Transversais e Equalização de Políticas Culturais, que reúne projetos incluídos em mais de uma área de atividade cultural, contará com R$ 64,6 milhões.

O fundo setorial de Patrimônio e Memória vai concentrar R$ 33,39 milhões, enquanto o de Artes Visuais ficará com R$ 31,5 milhões, seguido pelo de Música, com R$ 30,44 milhões. O de Audiovisual e o do Livro, Leitura, Literatura e Língua Portuguesa terão R$ 30 milhões cada, e o de Acesso e Diversidade receberá R$ 13,9 milhões.

FNC garantido para 2011

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, no último mês de agosto, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2011 com uma emenda que protege o Fundo Nacional de Cultura de qualquer forma de contingenciamento.

O FNC é um fundo público, constituído de recursos destinados exclusivamente à execução de programas, projetos ou ações culturais. O MinC pode conceder este benefício por meio de programas setoriais realizados por edital, ou apoiando propostas que, por sua singularidade, não se encaixam em linhas específicas de ação, as chamadas propostas culturais de demanda espontânea.

Saiba mais em: http://www.cultura.gov.br/site/categoria/procultura-2/

20 de out. de 2010

Pequenas empresas vão contar com editais do Sebrae para investir em inovação

O empreendedor que procura apoio para investir em projetos de inovação deve estar atento aos editais que serão lançados a partir de janeiro de 2011 pelo Sebrae. As propostas contemplam R$ 122,5 milhões para investir em 810 projetos de empresas de pequeno porte, em inovação incremental e de ruptura. 

Os editais fazem parte do Programa Sebraetec, cuja nova formatação foi lançada hoje (18/10), em São Paulo, às 10h30, no Ceasar Business Hotel, com a presença do presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, e do diretor-técnico da instituição, Carlos Alberto dos Santos. O lançamento do novo Sebraetec celebra o Dia da Inovação, que será comemorado nesta terça-feira (19). 

Anualmente haverá editais contemplando estas novas modalidades de atuação do Sebraetec. A linha Sebraetec Inovação, destinada à inovação incremental, é focada principalmente em eco-inovação, prototipagem de produtos (criação de protótipos para medições e testes antes da fabricação final de um determinado produto) e inovação em encadeamento empresarial. Essa última modalidade refere-se, por exemplo, aos pequenos fornecedores de uma grande empresa, que precisam de investimento em inovações demandadas pelo cliente. 

O prazo de implementação máximo para essa linha é de até 12 meses e seus valores são de até R$ 90 mil. Neste caso, o Sebrae vai subsidiar até R$ 45 mil (limitado a, no máximo, 50%). O Sebrae no estado e os parceiros, se houver, entram com até 40% do valor pretendido e a pequena empresa com, no mínimo, 10%. 

Ao todo, serão atendidos 243 projetos de empresas pelo Sebraetec Inovação, sendo 81 atendimentos por ano. Haverá desembolso de R$ 1,8 milhão no primeiro ano e nos dois anos seguintes o valor será de R$ 3,6 milhões, cada, perfazendo um valor total de R$ 9,1 milhões. 

Sebraetec Inova 

Para os casos de inovação de ruptura foi criada a modalidade Sebraetec Inova, que também é focada em eco-inovação e encadeamento empresarial. A diferença, com relação à linha incremental, é que o prazo de atuação é de até 24 meses. Os projetos deverão ter valor de até R$ 600 mil, sendo que o Sebrae vai subsidiar até R$ 300 mil (limitado a, no máximo, 50%). O restante deverá ser garantido pela empresa, por parceiros ou ainda pelo Sebrae no estado. 

Para esta modalidade o valor para o período de 2011 a 2013 é de R$ 113,4 milhões, com desembolso gradativo ao longo dos anos. Serão atendidas 189 pequenas empresas por ano até 2013, perfazendo um total de 567 projetos. 

Para participar dos editais, o empresário deve fazer uma proposta de projeto, podendo ter o apoio técnico de um provedor de solução de inovação e tecnologia - tais como universidades, institutos de pesquisa e instituições de inovação e tecnologia - que poderá desenvolver o projeto para a empresa. 

Dependendo das regras do edital, o recurso poderá ser destinado diretamente ao provedor, por meio de um convênio, ou à micro e pequena empresa beneficiada por intermédio de um contrato tripartite (Sebrae, empresa e instituição provedora de solução). Em ambos os casos, a pequena empresa escolhe quem será a entidade que vai desenvolver seu projeto. 

Indicação Geográfica 

Por fim, a última modalidade de atuação do programa Sebraetec é destinada a projetos de Indicação Geográfica, focados em ações coletivas com grupos de produtores ou de empresários. O prazo de implantação do projeto é de até 24 meses e o apoio poderá chegar a R$ 200 mil (equivalente ao máximo de 70%). O Sebrae no estado, as micro e pequenas empresas e os parceiros entram com 30% do valor total. 

Esta linha, ao contrário das demais, só começa em 2012 e termina no ano seguinte, para atender um total de 14 projetos com investimento de R$ 2,1 milhões. 

Uma associação de produtores deve apresentar um projeto de indicação geográfica e o recurso referente ao projeto será destinado diretamente a essa associação para a contratação de uma empresa de consultoria que conste no cadastro do Sebraetec de consultorias para avaliação do produto para o qual se quer obter o selo. 

Mas é necessário que os projetos estejam enquadrados nos conceitos de indicação geográfica – destinados à denominação de origem ou indicação de procedência. E vale ressaltar que os recursos provenientes do Sebrae destinados aos projetos do novo Programa Sebraetec não são reembolsáveis.

19 de out. de 2010

Em BH - 19 a 21 de novembro

TREINAMENTO INTERNACIONAL

LIDERANÇA 360 GRAUS
Liderança através da influência em todos os níveis

O programa Liderança 360 Graus é um programa de total imersão e revisão de vida. Se propõe a aumentar as bases para você ter poder de influência para cima, para baixo e com pares. Nele você fará um planejamento de sua liderança: um modelo de liderança baseado em sua realidade e perfil, além de um Plano de Ação para ser colocado em prática logo após o treinamento!

O ambiente é propício para uma análise de vida, uma revisão no seu modo de liderança, em seus conceitos e desejos de ser um líder.

·        Objetivos do treinamento

v  Maximizar seus talentos e habilidades para aumentar o potencial humano de seu pessoal
v  Fortalecer uma liderança visionária comunicada em toda a organização
v  Clarear e fortalecer seus estilos de liderança para ajudar a tomar decisões éticas e com impacto mensuráveis
v  Formar sucessores em vários níveis
v  Inspirar, influenciar e motivar pessoas a se tornarem mais engajadas

·        Detalhes do Programa - Módulos

v  Módulo I - Liderança, tendências e estilos:
identificar os 4 estilos de liderança (visionário, realizador, analista e facilitador) em ambientes mutantes, pesquisar seu estilo e trabalhar bem em todas as zonas comportamentais;

v  Módulo II - Liderança Visionária:
definir as características e como reconhecer e  incorporar os princípios de uma liderança visionária;

v  Módulo III - Liderança Ética:
perceber a força da ética, como construir a verdade e moral em sua vida, sendo um exemplo estabelecendo um modelo ético de valores e princípios, e tomando decisões baseado na ética;

v  Módulo IV - Liderança pela Influência:
ter poder para influenciar em todos os níveis, ser responsável quando convence pessoas, estratégias e habilidades críticas;

v  Módulo  V - Planejando sucessores em todos os níveis:
identificar, planejar e formar sucessores por toda a empresa, definir e perceber talentos;

v  Módulo VI - Foco e Disciplina:
organizar para ter resultados, priorizar usando o modelo presente-passado-futuro.


9 de out. de 2010

Secretaria de Cultura do Rio lança prêmios destinados ao mercado audiovisual

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) lança, na próxima quarta-feira (13/10) dois novos editais: o Prêmio Estímulo à Exibição do Cinema do Estado do Rio de Janeiro (PEEC –RJ 2010) e o Prêmio Adicional de Renda do Cinema do Estado do Rio de Janeiro (PAR-RJ 2010).

Os prêmios somam R$ 1.600.000 (um milhão e seiscentos mil reais). Os R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais) do PEEC-RJ 2010, de estímulo à exibição, beneficiarão complexos de até duas salas de exibidores com sede no estado, de acordo com o desempenho da exibição de filmes nacionais.

Os recursos poderão ser aplicados em automação de bilheterias e/ou reformas estruturais em salas que farão jus ao prêmio; na abertura de novas salas de exibição, formando complexo de exibição cinematográfica de no máximo duas salas; ou, ainda, na aquisição de equipamentos digitais de exibição cinematográfica.

Já os R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais) do PAR-RJ 2010 beneficiarão distribuidoras com sede no estado, de acordo com o desempenho de seus filmes. Os recursos poderão ser aplicados na aquisição de direitos de distribuição de obra cinematográfica brasileira de longa metragem e utilizados na produção da própria obra; em despesas de comercialização de obra cinematográfica brasileira de longa metragem, descartada a possibilidade de aquisição de cotas de co-produção; e no desenvolvimento de projeto de produção de obra cinematográfica brasileira de longa-metragem, com compromisso expresso de distribuição da obra no mercado de salas de exibição.

As empresas serão selecionadas por uma Comissão de Análise e Avaliação de Projetos constituída por três técnicos da Secretaria de Estado de Cultura. Caberá a ela examinar toda a documentação apresentada e calcular a pontuação dos proponentes, conforme memória de cálculo especificada na chamada pública.

As inscrições são gratuitas e vão até as 18h do dia 27 de outubro de 2010. As empresas exibidoras interessadas em concorrer ao PEEC-RJ 2010 e as empresas distribuidoras interessadas em concorrer ao PAR-RJ 2010 podem acessar o site www.sec.rj.gov.br e clicar no botão "Editais SEC 2010 PEEC RJ 2010" ou no botão "Editais SEC 2010 PAR-RJ 2010", para ter acesso ao regulamento e aos formulários de inscrição.

Todo o material referente aos dois editais deverá ser enviado por SEDEX com AR ou entregue pessoalmente na sede da secretaria (Rua da Ajuda, nº 5 – 13º andar – Centro - Rio de Janeiro- RJ - 20.040-000), conforme orientação da chamada. Em caso de dúvidas, os proponentes podem enviar e-mail para audiovisual@cultura.rj.gov.br ou ligar para 2333-1401/2333-1373.

7 de out. de 2010

5º Encontro Paulista de Fundações

Evento acontece no dia 22 de outubro em São Paulo

No dia 22 de outubro a Associação Paulista de Fundações (APF) irá realizar o 5º Encontro Paulista de Fundações na cidade de São Paulo. O tema do evento será “Uma nova fundação para um novo mundo colaborativo", e pela primeira vez contará a presença de convidados internacionais.

A APF, entidade de direito privado sem fins lucrativos, tem como seus principais objetivos integrar as fundações do estado de São Paulo de forma a aprimorar seus processos de atuação face às importantes carências existentes na sociedade. Contando com 74 fundações associadas, a APF realiza, desde 2005, o tradicional Encontro Paulista de Fundações, que congrega as principais lideranças do Terceiro Setor no Brasil. Até sua última edição, o evento contou com conferencistas nacionais de renome, que contribuíram para o grande sucesso obtido até então.

Esse encontro vem consolidar a atuação da APF, que acaba de ser aceita como membro internacional do Council on Foundations (COF). O COF é a maior organização mundial de fundações, congregando mais de 2.000 instituições americanas, além de outras 65 estrangeiras. A APF é a única instituição da América do Sul a integrar seu quadro associativo e terá a honra de contar com a presença do presidente e CEO do COF, para a apresentação da conferência principal do encontro.

O 5º Encontro Paulista de Fundações acontecerá a partir das 8 horas da manhã no Renaissance São Paulo Hotel, localizado à Alameda Santos, número 2233. A entrada para o evento será pela Alameda Jaú, número 1620.

Confira a programação em anexo. Mais informações pelo telefone (11) 3237-3193.

6 de out. de 2010

Net lança seu 1º edital de patrocínio esportivo e cultural

A NET, maior empresa de multiserviços de telecomunicações via cabo da América Latina, está lançando seu primeiro edital de seleção de projetos incentivados, com o objetivo de apoiar o esporte, a cultura e a cidadania em todo o país.

O foco da empresa é investir principalmente em projetos que destacam entretenimento, diversão, família, multiplicidade, coletividade, tecnologia, conectividade e impacto na sociedade. As inscrições vão até 30 de novembro.

Para mais informações acesse: http://www.leidepatrocinio.com.br/

Últimos dias de inscrição no edital do BNB

Até 15 de outubro, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) recebe projetos de propostas artísticas para participação nas programações dos Centros Culturais BNB-Fortaleza, Cariri (em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará) e Sousa (no alto sertão paraibano), durante o ano de 2011.

Os interessados podem apresentar propostas nas áreas de artes cênicas, artes visuais, literatura, música, atividades culturais infantis, cursos de apreciação de arte, oficinas de formação artística, além dos programas Museu Vivo e Novas Ideias.

Para mais informações acesse: http://www.leidepatrocinio.com.br/

Processo Seletivo para Assistente Administrativo - RJ

OBJETIVO: Contratação de novo Assistente Administrativo do Instituto Souza Cruz. Vaga para Pessoa Portadora de Deficiência.

SUMÁRIO: Compreende atribuições de organização de documentos e do local de trabalho, contatos institucionais e com fornecedores, administração de arquivos físicos e virtuais, agendamento de viagens, controle de materiais e equipamentos, organizar reuniões e eventos, solicitar materiais, preencher formulários, encaminhar documentos e correspondência, acompanhar contratos e pagamentos. A execução do trabalho limita-se à atividades de escritório na sede do Instituto Souza Cruz, centro da cidade do Rio de Janeiro.

EXPERIÊNCIA: Experiência obrigatória mínima de um ano em função igual ou semelhante.

FORMAÇÃO: Desejável formação em técnico em administração ou contabilidade; ou em fase de conclusão de curso superior em administração.

HABILIDADES: Familiaridade com ambiente Windows/Office e Internet.

CRONOGRAMA: Os interessados deverão enviar currículos até o dia 15 de outubro para institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br com o assunto “Vaga – Assistente Administrativo”.

Edital Cine Ambiente

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, e o Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, lançaram na terça-feira, 5 de outubro, o Concurso de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas Inéditas, de Micrometragem, do Gênero Animação, com a temática “Consumo Sustentável e Biodiversidade” – Cine Ambiente.

As inscrições ficam abertas até 20 de novembro de 2010. O edital vai apoiar a produção de dez obras cinematográficas, com orçamento individual no valor de até R$ 20 mil cada, com duração de um minuto.

A principal janela de exibição será no circuito Tela Verde do MMA e as TVs públicas. A ideia é despertar na sociedade um olhar crítico, estimulando a busca de soluções e novos comportamentos sobre a questão socioambiental, contribuindo também para a produção de campanhas televisivas sobre a temática.

Para se inscrever, os concorrentes deverão apresentar suas propostas mediante a entrega de:

■Requerimento de Inscrição;
■Projeto Técnico de Curta-Metragem de Animação;
■Currículo do diretor;
■Autorização de Cessão de Direitos Autorais, quando o roteiro for desenvolvido a partir de obra de terceiro;
■Autorização de uso de arquivos de imagens e/ou sons, cujo titular de direitos patrimoniais não seja o proponente;
O Requerimento de Inscrição deverá ser remetido impresso e assinado pelo diretor e/ou produtor concorrente, acompanhado dos documentos citados acima, e seis vias do Projeto Técnico de Micrometragem de Animação para o seguinte endereço:

CAIXA POSTAL Nº 09668
CONCURSO CINE AMBIENTE
BRASÍLIA – DF / CEP: 70040-976

Confira os anexos em  Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2010/10/05/cine-ambiente/

2 de out. de 2010

Casa do Adolescente divulga vagas para Implantação do Ponto de Cultura em Itabirito

A Casa do Adolescente está dando início à implantação do Ponto de Cultura na cidade de Itabirito e terá como principal objetivo realizar atividades culturais e à inclusão digital para crianças, adolescentes ejovens. O Ponto de Cultura desenvolverá aulas gratuitas de Guitarra, Baixo Elétrico, Bateria, Violão, Teclado, Capoeira, DJ, Rap, Brak, Street Dance, Circo, Dança Cigana, Pintura em Tela, Artesanato e inclusão digital.  
Para desenvolver estas atividades a entidade contratará professores de DJ, rap, brak, street dance, atividades circenses e de capoeira, estudante de informática, coordenador geral e coordenador das oficinas culturais. Os interessados em concorrerem as vagas podem apresentar os seus currículos na sede central da Casa do Adolescente, rua Antônio Carlos, 379, Boa Viagem até o dia 10 de outubro.  
Mais informações: 3563-3495 – www.casadoadolescente.blogspot.com

1 de out. de 2010

O que o filme "Nosso Lar" tem a ver com Administração?

As produções de temática espírita parecem despertar o interesse dos brasileiros. A expectativa gigantesca na estreia de "Nosso Lar" foi correspondida. O filme baseado no best-seller homônimo do médium Chico Xavier obteve mais de três milhões de espectadores nas salas de cinema de todo o Brasil.

Com isso, a obra conquistou a primeira posição no ranking dos filmes nacionais mais vistos desde que entrou em cartaz. O investimento robusto (ultrapassou a 20 milhões de reais) fez com que os recursos cenográficos recebessem especial atenção, acarretando num dos mais elaborados trabalhos do gênero no Brasil.

Ok, mas o que isso tem a ver com Administração?

Quando assisti o filme no cinema, refleti não apenas sobre questões intrínsecas ao espiritismo (como a reencarnação, questões morais e etc), mas como a Administração pode estar mais presente do que nós mesmos podemos imaginar.

Desde quando foi lançado o livro, nos auges da década de 40, ou com a recente produção do filme, "Nosso Lar" vem criando certa polêmica por determinados fatos decorrentes na sua história.

Caro leitor, quero deixar claro que não farei aqui um juízo de valores, de que é verdade ou mentira, ou se você acredita ou não em assuntos relacionados ao espiritismo. A proposta não é defender determinada doutrina religiosa, mas refletir sobre a presença de mecanismos relacionadas à Administração apresentados durante o filme.

Tese

A tese levantada em "Nosso Lar", assim como na doutrina espírita, de que a vida na terra ("plano material") busca refletir o que acontece no chamado "mundo espiritual", traz a tona a importância da Administração em todos os níveis existenciais.

Nosso Lar
Em "Nosso Lar", o plano espiritual possui muitas semelhanças com a vida que conhecemos. Foto: Divulgação

Geralmente, os livros de "Introdução à Teoria Geral da Administração" definem a Administração como a tomada de decisão e gerenciamento de uma organização. Os princípios para administrar são planejamento, organização, direção e coordenação. Justamente, esses contextos são abordados claramente em diversos momentos de "Nosso Lar".

O didatismo do livro e do filme, que esmiúça cada detalhe dessa outra realidade, indica semelhanças entre os conceitos da Administração do mundo material e espiritual. A própria estrutura  da colônia Nosso Lar atua como um verdadeiro centro organizacional. Há também, uma hierarquia de funções e cargos entre os espíritos, onde é preciso trabalhar para poder "evoluir". Veja alguns exemplos:

Centro Administrativo: Dentro da "colônia espiritual" (a cidade onde reúnem os espíritos), existe a Governadoria que é o local onde partem as coordenadas para a administração pública, representadas pelos Ministérios da Regeneração, do Auxílio, da Comunicação, do Esclarecimento, da Elevação e da União Divina.
Juntos, elas configuram um verdadeiro e atuante centro administrativo.

Missões da empresa: Agregar valor, melhorar a qualidade, aumentar a produtividade, resolver problemas e conflitos, alcançar objetivos e, sobretudo, oferecer resultados ampliados. Essas são algumas das diretrizes empregadas tanto nas empresas aos seus funcionários, quanto às utilizadas pelos moradores espirituais em sua rotina.

Direitos e deveres: Temos obrigações a serem cumpridas nesta outra dimensão, na qual, devemos aprender, trabalhar e realizar tarefas, sempre obedecendo uma hierarquia bem dividida e organizada.

Premiação: Os funcionários mais graduados por tempo de serviço, dedicação e espiritualidade, moram mais próximo da Praça Central. Já nas casas mais afastadas estão as residências de uso diversos.

Trabalho em equipe: A vida de cada ser é empregada para servir ao próximo e buscar o auto desenvolvimento, principalmente participando de trabalhos coletivos e aprendendo a escutar os mais evoluídos.

Quase um estágio: Todos são acompanhados e respeitados em seu processo de aprendizado.

A cultura organizacional: Os recém-chegados à cidade espiritual passam por uma adaptação. O mesmo acontence com os profissionais novatos em uma empresa.

Acompanhe o Trailler:

Diante do ponto de vista abordado em "Nosso Lar", as premissas da Administração são primordiais para o estabelecimento da almejada harmonia da organização e avanço individual, independente do lugar e "plano" em que a pessoa se encontra.

Parece que aqueles que gostam de usar o jargão "Administração está presente em tudo na vida", deverão rever ou ampliar seus conceitos.