31 de out. de 2011

Finalistas Prêmio Hugo Werneck - Atualização

O “Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza” chega à reta final!  Os selecionados para a última fase – que somam três finalistas para cada categoria – foram anunciados em 28 de outubro. Agora na última etapa, eles passarão novamente pela Comissão Julgadora, que irá determinar quem serão os vencedores  do Prêmio. Os projetos e personalidades indicados também serão conhecidos no dia da premiação.
A cerimônia acontecerá no auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, no dia 30 de novembro, às 17h.


A lista com os finalistas pode ser conferida a seguir:

Os finalistas 2011
1. Categorias por inscrição
MELHOR EXEMPLO EM ÁGUA
OSCIP Amanhágua
Projeto Conservador das Águas
Projeto Lagoa da Gente (Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba)

MELHOR EXEMPLO EM FAUNA
Crias – Preservação da Fauna Silvestre
Expedição Coruja
Gorilas: conhecer, amar, preservar

MELHOR EXEMPLO EM FLORA
Instituto Terra - Fazenda Bulcão
Sementes do Futuro – 4 Elementos Sítio Escola
Plantando para o Futuro - Verde Novo Rio das Velhas

MELHOR EXEMPLO EM RESÍDUOS SÓLIDOS
Coleta de Óleo Descartável (Campo Empreendimentos)
Cooperativa de Catadores- Coopreci de São Lourenço
Plano de Gerenciamento de Resíduos (Prefeitura Municipal de Araxá)

MELHOR CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Reciclagem de Resíduo de Demolição(Consórcio Cowan/Delta)
Sustentabilidade na Gestão de Resíduos de Madeira (Mineroduto Minas-Rio)
Casa Modelo Experimental - Uso Racional de Água e Energia (Consórcio PCJ)

ECOTURISMO
João do Óculos - Parque Veredas do Peruaçu
Parque Botânico Usina de Aimorés
Parque Estadual do Ibitipoca

TERCEIRO SETOR
Fundação Biodiversitas
Instituto Terra Brasilis
Projeto Ecobolsa Brasil

ACADÊMICO
Colégio Sagrado Coração de Jesus
Oásis Anima UNI-BH
PUC Minas

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Eu no Meio: educação ambiental no ensino fundamental
Horta - Semeando o Futuro
Programa Ambientação

COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO
Dengueville
Econexos por Ecomeninas
Grupo Atitude – ações a favor da sustentabilidade

MELHOR ANÚNCIO
Greenpeace
Jornal Hoje em Dia
Vale dos Cristais/Odebrecht/AngloGold

MELHOR CAMPANHA PUBLICITÁRIA
Cidade das Águas - Agência Faz
Prêmio ABAP de Sustentabilidade
TV Globo Minas

2. Categorias por indicação (*)
(*) Os vencedores serão conhecidos na cerimônia.

A Necessidade da Lei da Intersetorialidade

Já sabemos que o governo não consegue suprir todas as nossas necessidades. Também sabemos que as suas ações não são tão eficientes e eficazes como gostaríamos. Desta forma, as organizações sem fins lucrativos vêm executando ações que deveriam ser de responsabilidade dos governantes. Aí a mídia, diante a “grande novidade” da atuação de corruptos também em ONGs, generaliza e cria tensão e dúvidas em todo um setor. Defendo que a grande questão é a definição de papeis e prioridades. Ou seja, qual é, e qual deve ser o papel do governo? Governo quer dizer a autoridade governante, que estabelece regras e fiscaliza. Não é fácil governar e executar. Imagino um governo com papel regulador e fiscalizador. O governo deve identificar suas prioridades, como por exemplo: segurança, fiscalização, regularização. Não adianta fazer de tudo um pouco. Estamos meia boca na saúde, educação, segurança, trabalho. Diante dessa situação, o governo deve definir quais organizações sem fins lucrativos vai apoiar para executar as outras ações. Facilitando assim a sua fiscalização. Por exemplo, é indiscutível o papel do terceiro setor na educação, saúde, assistência social e cultura.

27 de out. de 2011

I FÓRUM INTERNACIONAL e o II FÓRUM NACIONAL DO VOLUNTARIADO TRANSFORMADOR

A proposta de internacionalização do evento surgiu a partir da grande repercussão causada pela realização do I FÓRUM NACIONAL DO VOLUNTARIADO TRANSFORMADOR, realizado em março de 2010, com o intuito de apresentar a Lei Estadual nº 18.716/2010, marco histórico e regulatório para a prática do voluntariado no Brasil e no mundo.

Com o objetivo de dar continuidade ao diálogo sobre o Voluntariado e sua interface com o conceito de Desenvolvimento Sustentável, o evento, que recebeu a Chancela da Organização das Nações Unidas – ONU, em julho do ano passado, irá protagonizar a assinatura de um Protocolo de Intenções para a criação do Observatório do Terceiro Setor, com o objetivo de fomentar estudos, construir políticas e contribuir para o desenvolvimento do Brasil, parceiro estratégico para a conquista de uma Sustentabilidade Planetária.

Além disso, o Fórum pretende orientar governos, pesquisadores e voluntários para o enfrentamento dos desafios ligados ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs e sistematizar o papel do voluntariado como eixo temático para a RIO 2012 (www.uncsd2012.org), maior conferência sobre Sustentabilidade do mundo que ocorrerá no ano que vem no Rio de Janeiro. O fórum terá seu link vinculado no site desta que será a maior conferência da década.

Clique aqui para acessar a apresentação oficial do evento. 

Charbel Visage apoia a campanha nacional Beleza do Bem

Até o dia 29 de outubro, os profissionais do espaço de beleza e estética no bairro Lourdes, Charbel Visage, dirigido por Charbel Chelala, irão participar da 4ª edição da campanha nacional Beleza do Bem, que visa arrecadar fundos para a entidade Casa do Menor São Miguel Arcanjo (RJ) e para o Projeto Tesourinha (SP). Cada um irá doar para a campanha o valor referente a pelo menos um serviço do seu dia, e os clientes também serão convidados a abraçarem essa nobre causa social, doando qualquer quantia. A iniciativa faz parte do projeto social Education For Life, da Intercoiffure Mondial (Associação Internacional de Mestres Cabeleireiros), que tem o objetivo de dar formação profissional gratuita na área de beleza a jovens carentes e encaminhá-los ao mercado de trabalho. O hairstylist Charbel Chelala, que também é coordenador da Intercoiffure Brasil em Minas Gerais e região Centro-Oeste, apoia pelo quarto ano consecutivo a campanha que irá movimentar os salões de beleza associados de todo o Brasil. No ano passado, a campanha arrecadou mais de R$ 35 mil.

O projeto
O Education for Life começou no Brasil em 2004, na Casa do Menor de São Miguel Arcanjo,em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (RJ), depois foi estendido para o estado de Fortaleza e para a Romênia. Desde 2007, o Education for Life passou a apoiar também o Projeto Tesourinha,em São Paulo. Em2010 foi implantado também na África do Sul e na Bulgária. O projeto proporciona aos jovens a oportunidade de ter uma profissão digna e o resgate da cidadania, fazendo com que fiquem longe da marginalidade, do caminho das drogas e do crime.


Crédito: Érika Carvalho

Prêmios Pontinhos de Cultura e Cultura e Saúde

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural ( SCC/MinC) está solicitando às instituições selecionadas para o Prêmio Pontinhos de Cultura 2010 e para o Prêmio Cultura e Saúde 2010, para que enviem, até 18 de novembro de 2011, documentação complementar para recebimento dos respectivos prêmios.
A documentação solicitada deve ser encaminhar por meio eletrônico em formato PDF, para o endereçocgcc02@cultura.gov.br, ou por correio postal para o endereço SCS Quadra 9 Lote “C” Torre “B”, Edifício Parque da Cidade Corporate – 9º Andar, CEP: 70.308-200, Brasília/DF. A instituição que enviar documentos incompletos ou fora do prazo estabelecido será desclassificada.

26 de out. de 2011

ONG – Organização Não Governamental

Por Rodrigo Gonçalves de Almeida Félix*

Atualmente a mídia vem destacando a utilização de Organizações Não Governamentais – ONGs por pessoas de má fé para o desvio de recursos públicos.  Apesar de não ser o mais correto, o termo ONG é utilizado popularmente para identificar organizações sem fins lucrativos que não são estatais e que integram o chamado terceiro setor. Terceiro setor é uma terminologia sociológica que dá significado a todas as iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil. A palavra é uma tradução de Third Sector, um vocábulo muito utilizado nos Estados Unidos para definir as diversas organizações sem vínculos diretos com o Primeiro Setor (Público, o Estado) e o Segundo setor (Privado, o Mercado).

Com todo este destaque negativo da mídia com relação a algumas poucas ONGs desonestas, normalmente acobertando políticos, a credibilidade de todo o setor vem sendo colocada à prova. Revendo a história do terceiro setor na estruturação do País desde a sua colonização é imprescindível reafirmar o grande e fantástico papel que desempenham na sociedade. Em uma breve contextualização histórica do terceiro setor pode-se perceber claramente o que estas entidades representam.

O surgimento de ONG no Brasil data muito tempo. Acredita-se que a Santa Casa de Misericórdia de Santos, criada em 1543, seja a primeira instituição do terceiro setor de que se tem registro no Brasil. Na época da colonização até meados do século XX, eram encontradas ações de assistência social, saúde e educação realizadas especialmente pela Igreja Católica. Estas ações eram na forma de asilos, orfanatos, Santas Casas de Misericórdia e colégios católicos. Chamadas de “associações voluntárias”, estas iniciativas eram permeadas por valores da caridade cristã, demonstrando como a noção de filantropia, inicialmente, era ligada a preceitos da Igreja Católica.

Em 1935, Getúlio Vargas promulga a lei que declara utilidade pública para as entidades e em 1938, é criado o Conselho Nacional de Serviço Social (CNSS), que estabeleceu que as instituições nele inscritas pudessem receber subsídios governamentais. Neste período à Igreja continua tendo papel importante na prestação de serviços sociais, recebendo, em alguns casos, financiamentos do Estado para as suas obras. A partir deste momento as organizações da época puderam estabelecer parcerias com o governo possibilitando assim o início da construção de ações integradas e intersetoriais.

Com a vivência do regime militar muitas organizações conhecidas por caráter filantrópico e assistencial se uniram às organizações comunitárias e aos chamados “movimentos sociais” para serem porta-vozes dos problemas sociais. É neste período que surgem as organizações sem fins lucrativos ligadas à mobilização social e à contestação política.

A partir de 1980, com a diminuição da intervenção do Estado nas questões sociais, com a redemocratização do País e o declínio do modelo intervencionista do Estado, a questão da cidadania e dos direitos fundamentais passa a ser o foco das organizações sem fins lucrativos. A partir deste momento, começa a crescer a articulação do Terceiro Setor como grupo consolidado, mesmo com toda a heterogeneidade das organizações que o compõe.

Desta forma, percebe-se o grande papel que as organizações sem fins lucrativos desempenharam e desempenham em nossa sociedade, seja por meio da promoção da saúde, assistência social e educação, desde os tempos da colonização, seja por meio da contestação política, como na vivência do regime militar, ou como atualmente, por meio da defesa de diversas bandeiras como a questão ambiental, acessibilidade para aqueles que possuem necessidades especiais, questões de gênero, cultura, esporte, questões raciais e de orientação sexual e várias outras.

Procure conhecer as ações desempenhadas em seu município ou em seu bairro por ONGs. Faça uma visita, conheça o trabalho destas organizações, fiscalize ou ajude se possível. Não é pela desonestidade de alguns políticos ou gestores de má fé que todo um setor será sacrificado.

*Rodrigo Gonçalves de Almeida Félix é formado em administração, possui MBA em Administração de Organizações do Terceiro Setor e atua a 7 anos com organizações sem fins lucrativos.

Referências
CARVALHO, Débora Nacif de. Gestão e Sustentabilidade: um estudo multicasos em ONGs ambientalistas em Minas Gerais. Orientadores: Prof. Ivan Beck Ckagnazanoff Prof. Allan Claudius Queiroz Barbosa. Belo Horizonte, 2006. 157 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2006.
SANTOS, Iber de Souza Pancrácio dos; Félix, Rodrigo Gonçalves de Almeida; Carvalho, Tiago Davi Lage. Gestão para a Sustentabilidade do terceiro setor: um estudo de caso comparativo entre duas organizações do terceiro setor da cidade de Itabirito-MG. Orientadores: Profa. Denise Capuchinho Nonatos Prof. Tarcísio Cláudio Teles Passos. Itabirito, 2009. 70 f. Projeto Empresarial (Trabalho de Conclusão de Curso) – Faculdade de Administração de Itabirito, 2009.

25 de out. de 2011

Fundo Brasileiro lança edital para conservação de florestas tropicais


O Fundo Brasileiro para Biodiversidade (Funbio) abre chamada para projetos de conservação, manutenção e restauração das florestas tropicais. Baseado no acordo bilateral chamado Tropical Forest Conservation Act (TFCA), entre Brasil e Estados Unidos, serão escolhidos, através de edital, projetos que devem ser aplicados, durante 36 meses, em áreas com remanescentes dos biomas Mata Atlântica, Cerrado ou Caatinga.
O TFCA é um acordo que visa diminuir dívidas de países contraídas junto aos Estados Unidos através do investimento destes recursos na conservação e no uso sustentável das florestas. 
Serão investidos R$16,5 milhões em projetos de R$ 200 mil a R$ 500 mil, implementados por organizações sem fins lucrativos, que devem enviar propostas para o Funbio até 07 de novembro de 2011. O resultado final da seleção será divulgado em dezembro.
Ele foi aprovado pelo senado americano em 1998 para substituir dívidas externas com os EUA por ações de conservação de florestas tropicais. O acordo com o Brasil é o 16º deste tipo, foi assinado em 2010 e tem duração de cinco anos. 
O Funbio foi escolhido para administrar a conta do TFCA, que é supervisionada por um comitê de nove pessoas composto por representantes dos Estados Unidos, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Fazenda, Ministério do Meio Ambiente, Conselho Nacional de Biodiversidade, Conselho Nacional de Florestas, e Organização não-governamental ambiental, científica, acadêmica, voltada para o desenvolvimento de comunidades locais, ou de florestas do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
Fonte: http://exame.abril.com.br 

24 de out. de 2011

17º prêmio Direitos Humanos segue com inscrições abertas até 30 de outubro


Seguem abertas as inscrições, até 30 de outubro, para a 17ª edição do prêmio DireitosHumanos, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência daRepública (SDH/PR). O objetivo do prêmio é de destacar o trabalho de pessoas eorganizações que atuam na área de Direitos Humanos à sociedade.
Paraparticipar, os interessados deverão acessar o site da SDH (http://www.sdh.gov.br/), preencher aficha de sugestão e enviá-la para o e-mail pdh@sdh.gov.br. Poderão serindicados ao concurso pessoas físicas ou jurídicas que desenvolvam ações nosetor.
Comoprêmio, os vencedores receberão uma escultura e um certificado, que serãoentregues em dezembro, pelo Governo Federal, durante as comemorações daDeclaração Universal dos Direitos Humanos.
Oregulamento e outras informações encontram-se no link http://www.direitoshumanos.gov.br/2011/10/03-out-2011-abertas-as-inscricoes-para-a-17a-edicao-do-premio-direitos-humanos
Fonte: http://correiodobrasil.com.br

Funcultura anuncia R$ 22 milhões para 297 projetos em Pernambuco


O Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), do Governo de Pernambuco, anunciou os beneficiados do edital 2010/2011, nesta sexta-feira (21). O total do investimento deste ano é de cerca de R$ 22 milhões, que serão divididos entre os 297 projetos aprovados das mais diversas linguagens artísticas, representando 21,2% das propostas enviadas.
A novidade deste ano é que os produtores que não tiveram suas propostas aprovadas podem pedir a Comissão Deliberativa que explique a razão do projeto ter sido recusado. Dos 1.395 projetos inscritos, 456 foram desclassificados por não cumprir o edital. No último edital, foram 1.185 projetos escritos, sendo 232 aprovados para dividir R$ 15 milhões, com um percentual de aprovação de 19,6%.
Os projetos foram avaliados por uma comissão formada por membros do poder público, acadêmicos e representantes de organizações da sociedade civil, como o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão no Estado (Sated) e a Associação Carnavalesca dos Caboclinhos Índios de Pernambuco. A Comissão Deliberativa é a instância máxima de decisão em todas as fases do processo de seleção.
O maior investimento deste ano vai para o segmento de música, com aproximadamente R$ 6,7 milhões, seguido de pesquisa cultural, cerca de R$1,78 milhão, e dança, com R$ 1,68 milhão. Entre os anos de 2003 e 2010, foram investidos cerca de R$ 43 milhões na produção cultural independente no Estado, segundo dados da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
De acordo com o secretário de Cultura de Pernambuco, Fernando Duarte, até dezembro devem ser lançados mais dois editais, o Audiovisual e a edição 2011/2012 do Funcultura. A consulta aos projetos aprovados pode ser feita no site da Fundarpe.
Fonte: http://g1.globo.com

18 de out. de 2011

Sebrae abre inscrições para Prêmio Top 100 de Artesanato

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. Os interessados em participar da premiação que identifica as melhores práticas de artesanato têm até o dia 30 de novembro para se cadastrar.

A expectativa do Sebrae é receber mais de mil inscrições neste ano. Podem participar empreendedores individuais, grupos de produção artesanal, micro e pequenas empresas, associações e cooperativas.

O prêmio, realizado de três em três anos, incentiva os artesãos a introduzirem técnicas de sustentabilidade e a melhorarem a gestão de seus negócios. As duas primeiras edições foram em 2006 e em 2009. Juntas, tiveram mais de 1,5 mil inscritos.

"Nesta edição, queremos selecionar unidades produtivas aptas para um reposicionamento estratégico do artesanato brasileiro no mercado, aproveitando as oportunidades de grande visibilidade internacional que teremos com eventos de grande porte como a Copa da Confederações (2013), a Copa Fifa (2014), a Copa América (2015) e os Jogos Olímpicos (2016)", lista o gerente de Atendimento Coletivo – Comércio do Sebrae Nacional, Juarez de Paula.

Questionário

Durante a inscrição, os candidatos preenchem um questionário de auto-avaliação. Os que obtêm melhor pontuação passam para a fase seguinte, quando 180 unidades produtivas serão selecionadas para receber a visita dos consultores. As 100 melhores serão escolhidas por um júri de cinco especialistas em artesanato, sem vínculo com nenhuma das unidades competidoras, com base em 11 critérios.

A seleção leva em conta outros elementos da cadeia de produção e comercialização do artesanato, além da qualidade estética e do valor cultural. São considerados critérios como inovação dos produtos, adequação econômica e ambiental, qualidade e responsabilidade social. Ao todo, 180 unidades produtoras receberão visitas para a escolha das cem melhores.

A premiação acontece em agosto de 2012. Os vencedores terão oportunidade de expor seus produtos em quatro eventos comerciais de expressão nacional. Eles poderão ainda usar o selo TOP 100 de Artesanato até o fim de 2014 e divulgar seus trabalhos no catálogo do prêmio.



Fonte: http://www.administradores.com.br

14 de out. de 2011

Abertas as inscrições para a 17ª edição do Prêmio Direitos Humanos


A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) abriu nesta sexta-feira (29) as inscrições para sugestões ao Prêmio Direitos Humanos – edição 2011 – 17ª Edição. O prêmio, composto por uma escultura e um certificado, é concedido pelo Governo Federal a pessoas e organizações cujos trabalhos na área dos Direitos Humanos sejam merecedores de reconhecimento e destaque por toda a sociedade
Poderão ser sugeridas pessoas físicas ou jurídicas que desenvolvam ações na área dos Direitos Humanos. As sugestões deverão ser encaminhadas para o endereço eletrônico pdh@sdh.gov.br até o prazo final de 30 de outubro de 2011. Os vencedores serão conhecidos em dezembro, ponto alto das comemorações da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Na edição de 2011 foram incluídas três novas categorias: Centros de Referência em Direitos Humanos, Garantia dos Direitos da População em Situação de Rua e Diversidade Religiosa.
Ao longo de 17 anos de existência do prêmio, já foram agraciadas diversas pessoas e instituições. Entre as personalidades premiadas estão: Herbert de Souza, o Betinho, o Cardeal Emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, a novelista Glória Perez, o padre Júlio Lancelotti, ex-ministro da Justiça, José Gregori, Milton Santos (post morten), o Padre Jaime Crowe, Manoel Bezerra de Mattos Neto, Elzita Santos de Santa Cruz Oliveira, entre outros. Das ONGs contempladas estão: Central Única de Favelas, Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas, Comissão Pastoral da Terra, Aldeias Infantis SOS Brasil - Amazonas, Grupo Cultural AfroReggae, Articulação no Semi-árido Brasileiro, entre outras.
O regulamento e a ficha de sugestão para ser preenchida e enviada por e-mail, estão disponíveis no site da SDH.
Dúvidas freqüentes:
 
Quem está apto a concorrer ao Prêmio?
Todas as instituições de qualquer cidade do Brasil poderão ser sugeridas, inclusive as instituições públicas, bem como qualquer indivíduo que preencha os critérios estabelecidos no Regulamento, disponível neste site. Mas atenção! Não serão aceitas auto-sugestões.
 
Quais os requisitos para concorrer ao Prêmio?
• Ter um histórico de atuação na área de Direitos Humanos;
• Ter desenvolvido ações relevantes no período de 2008 a 2011, na área para a qual irá concorrer.

Quem não poderá concorrer ao Prêmio?
As pessoas físicas ou instituições que tenham sido contempladas com o Prêmio Direitos Humanos em alguma de suas edições anteriores.

Como fazer a sugestão para o Prêmio Direitos Humanos 2011?
A sugestão só poderá ser feita por meio eletrônico. Você deverá salvar em seu computador o arquivo com a ficha de sugestão que está nesse site e preenchê-la. Depois de preencher o arquivo com a ficha e salvá-la você deverá encaminhar um e-mail para pdh@sdh.gov.br com a sua ficha de sugestão anexada. O arquivo deverá ser salvo como documento do Word.

Devo pagar alguma coisa para sugerir alguém?
Não. Todas as sugestões são gratuitas.

Qual é o período de entrega das sugestões?
Serão recebidas sugestões a partir de hoje, 30 de setembro,  até 30 de outubro de 2011.

Além da ficha de sugestão que seguirá anexa, ainda posso enviar outros documentos com informações adicionais?
Não é necessário. A SDH entrará em contato com o responsável pela sugestão se precisar de informações adicionais.
 
 
Leia aqui o regulamento do Prêmio Parte 01 | Parte 02.
 
 
Quer mais informações? Ligue para a Coordenação-geral de Educação em Direitos Humanos da SDH
Telefones: (55 61) 2025-7904/ 2025-7905

11 de out. de 2011

Fundo Zona Leste Sustentável abre edital para apoio a pequenos empreendedores

Pelo segundo ano, o Fundo Zona Leste Sustentável abre edital para seleção de micro e pequenos empreendimentos da Zona Leste da capital paulista que receberão apoio técnico e aporte financeiro. A iniciativa é de instituições que visam promover o desenvolvimento local sustentável na região. Entre elas estão: Fundação Tide Setubal, Instituto Votorantim, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae SP), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac SP), Subprefeitura de São Miguel Paulista, Universidade Cruzeiro do Sul, USP Leste e Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.
As inscrições começam em 14 de outubro e vão até 14 de novembro. O Fundo Zona Leste Sustentável visa apoiar negócios, formais ou não, que operam há pelo menos um ano em Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Itaquera e São Miguel. Os selecionados contarão com financiamento de até R$ 25 mil. Ao mesmo tempo, seus líderes receberão formação técnica e administrativa. Podem se habilitar: cooperativas, microempresas e negócios individuais e associativos, cada uma com apenas um projeto. As propostas deverão ser preenchidas no site do Fundo — www.zlsustenta.org.br. O resultado sai em 16 de dezembro.

10 de out. de 2011

Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011


O Ministério da Cultura prorrogou para 30 de outubro as inscrições para o prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011 – Edição Albertina Brasil. O edital está aberto a iniciativas culturais desenvolvidas em todo o país que tenham propiciado a participação de artistas com deficiência na produção e difusão artística e cultural, assim como ações, projetos e produtos culturais que possibilitaram acesso e acessibilidade a pessoas com deficiência.
Podem participar grupos informais e instituições nas categorias Expressão Artística ou Acessibilidade. Serão premiadas, respectivamente, 20 e 10 iniciativas de destaque em cada categoria. Cada premiado receberá R$ 12,5 mil, totalizando mais de R$ 300 mil reais em prêmios. Esta é uma iniciativa do Ministério da Cultura e da Escola Brasil com patrocínio da Petrobras.
O edital em formato PDF, em formato Documento, portaria de refiticação, os anexos 12 , 3 e 4 e a prorrogação em PDF estão disponíveis. Para ver e/ou ouvir o edital na íntegra, basta clicar no link para assistir a versão em áudio e libras.
Dúvidas e outras informações referentes ao edital Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011 podem ser esclarecidas pelo e-mail premioalbertinabrasil@escolabrasil.org.br e pelo telefone (61) 3202-1721.

5 de out. de 2011

Governo do Acre lança o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura


Como ação para implementar o Sistema Estadual de Cultura, o governo do Estado, através da Fundação de Cultura Elias Mansour, lança nesta quarta-feira, 5, quatro editais artístico-culturais. Os editais fazem parte do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PreCult), instrumento de gestão do Sistema Estadual de Cultura do Acre.

Os projetos contemplados serão custeados por recursos oriundos do Governo do Acre, previstos no Fundo Estadual de Cultura (FunCultura), totalizando o valor de R$ 2 milhões, distribuídos nos quatro editais.


Os editais e seus anexos estarão disponíveis a partir do dia 5 de outubro no sitio www.cultura.ac.gov.br 

Inscrições abertas para Editais de Mídia Digital e de Pesquisa e Criação Artística


A Secretaria de Estado de Cultura abriu inscrições, nesta segunda-feira (3 de outubro), para duas Chamadas Públicas: o Edital de Mídia Digital - para as áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura e Música - e o Edital de Pesquisa e Criação Artística - para as áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Música, ambos da Superintendência de Artes.

Edital de Pesquisa e Criação Artística vai aprovar dezesseis projetos – quatro por categoria - no valor de R$ 30 mil cada, num total de até R$ 480 mil. Os contemplados deverão indicar um orientador, que vai acompanhar o desenvolvimento dos projetos e apresentar, ao final do trabalho, um relatório demonstrando a atuação compartilhada e a interlocução com o artista. Assim, os R$ 30 mil de cada projeto serão divididos da seguinte forma: R$ 20 mil para o proponente e R$ 10 mil para o orientador.

Já o Edital de Mídia Digital selecionará dez propostas nos setores de Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura e Música,  no valor de até R$ 50 mil, cada, num total de até R$ 500 mil.

As inscrições para os dois Editais podem ser realizadas até as 18 horas do dia 30 de novembro de 2011.


Edital de Pesquisa e Criação Artística 

O Edital contemplará projetos referentes a uma das seguintes categorias:

a) Artes Visuais – Projeto Artístico: apoio à pesquisa e criação artística que resulte em ações, obras ou processos inéditos, em qualquer suporte, para apresentação ou exposição pública do projeto.

b) Dança – Coreografia: apoio à pesquisa e criação artística para a concepção de coreografia de dança contemporânea, com uma apresentação do trabalho.

c) Música – Composição para Orquestra de Câmara de Música Contemporânea: apoio à pesquisa e criação artística para composição de uma obra para orquestra de câmara, com duração mínima de quinze minutos, com uma apresentação da obra.

d) Teatro – Texto Dramatúrgico: apoio à pesquisa e criação artística de um texto dramatúrgico, visando uma leitura dramatizada.

Edital de Mídia Digital

Esta chamada pública tem a finalidade de conceder apoio para projetos de websites, em uma das  seguintes ações:  

a) criação e hospedagem de páginas de conteúdo cultural na rede mundial de computadores.

b) ampliação, aprimoramento, otimização ou vitalização de páginas de natureza cultural já existentes na rede mundial de computadores.

c) os websites existentes devem ser dedicados à difusão, reflexão ou interação em torno da cultura e das artes produzidas no Brasil, atuar há pelo menos um ano, e, ainda, serem desenvolvidos por empresas brasileiras de produção cultural ou de Internet.

d) Os  contemplados deverão manter o site em atividade e permanente manutenção pelo período mínimo de dois anos, a contar da data de entrega do projeto.

Megapacote de editais

As duas Chamadas Públicas fazem parte do Pacote de Editais 2011/2012, que foi anunciado no dia 11 de agosto pela Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes. São, ao todo, mais de R$ 40 milhões, distribuídos em mais de 40 diferentes Chamadas Públicas - o maior investimento direto em cultura realizado de uma só vez pelo Governo do Rio de Janeiro. 


http://www.cultura.rj.gov.br/artigos/inscricoes-abertas-para-editais-de-midia-digital-e-de-pesquisa-e-criacao-artistica

4 de out. de 2011

Iphan lança edital do Patrimônio Imaterial


Foi lançado nesta segunda (3), o edital PNPI 2011 do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que visa receber projetos, cujo objetivo é promover a salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro, em sua dimensão imaterial. Os projetos poderão ser encaminhados ao Departamento do Patrimônio Imaterial até o dia 3 de novembro.
Contribuir para a preservação da diversidade étnica e cultural do país bem como captar recursos e promover a constituição de uma rede de parceiros com vistas à valorização do patrimônio cultural brasileiro, além de incentivar e apoiar iniciativas e práticas de preservação, também constam no edital como sendo os principais objetivos do projeto.

O PNPI 2011 financia, apoia e estimula, prioritariamente, projetos inseridos em quatro linhas de ações. A primeira é a pesquisa, documentação e informação, que consiste basicamente em contribuir para a realização, levantamento e conservação de acervos documentais e etnográficos, considerados fontes fundamentais de informação sobre o patrimônio cultural imaterial.

A segunda linha é a sustentabilidade, que trata, entre outras coisas, do apoio a ações de melhoria das condições de produção e circulação de bens culturais imateriais, numa perspectiva de preservação de meio ambiente e de proteção de contextos culturais específicos.

A promoção é a terceira linha de apoio do programa. Nesta linha, são realizadas ações de sensibilização da população para a importância do patrimônio cultural imaterial na formação da sociedade brasileira. A quarta e última linha é referente à capacitação, que é responsável pela formação e capacitação de agentes para identificação, reconhecimento e apoio à salvaguarda do patrimônio cultural imaterial.

Os projetos deverão ser apresentados de acordo com as condições e exigências estabelecidas no Edital. Para conhecer o Edital e seus anexos, basta acessar o site do Iphan.

Patrimônio Imaterial

A Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, como a São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá (foto), os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural."

O Patrimônio Imaterial é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.

Ibram lança edital 'Modernização de Museus'


O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) publicou, na última sexta-feira (30.09), no Diário Oficial da União o edital de Modernização de Museus. Os interessados em participar têm até o dia 13 de novembro para realizar as inscrições, que podem ser feitas no portal do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br) ou no site do próprio Ibram (www.museus.gov.br).
A Modernização de Museus consiste em dar apoio financeiro a modernização de instituições museológicas. Os proponentes poderão inscrever-se em uma única categoria, com projeto cujo valor solicitado para repasse esteja entre R$ 100.000,00 (cem mil reais) e R$ 300.000,00 (trezentos mil reais).
Esta é a primeira vez que o Ibram/MinC lança um Programa de Fomento aos Museus. O Programa consiste em prêmios e projetos relacionados à construção e modernização de museus, ao incentivo a artistas contemporâneos, à divulgação do tema museu em diversas mídias e ao apoio a iniciativas e experiências de memória social desenvolvidas por comunidades e grupos populares.
São mais de 16 milhões de reais em recursos financeiros para dez editais. Esses recursos são resultado de emendas parlamentares apresentadas pelo Congresso, do orçamento do Fundo Nacional de Cultura/MinC. O lançamento de mais editais do Programa de Fomento aos Museus 2011 está previsto para sair ainda esta semana.
Mais informações por meio do email: fomento@museus.gov.br  

O Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA)

O Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) lançou chamada pública para receber novos projetos. As inscrições vão até 23 de outubro. Serão selecionados dez projetos que vão receber, cada um, entre R$ 200 mil e R$ 300 mil, e deverão ser executados em 12 meses. Os proponentes deverão ser instituições públicas e privadas sem fins lucrativos. Este ano serão dois temas para apoio: implantação de planos de ação para conservação de comunidades de espécies da fauna ameaçadas de extinção numa perspectiva de gestão territorial e ações educativas para a gestão dos resíduos sólidos urbanos. De acordo com a diretora-substituta do Fundo, Miriam Miller, a chamada pública é uma Demanda Espontânea para 2011 - uma espécie de concurso de projetos realizado anualmente para selecionar as melhores ideias dentro de temas definidos pelo Conselho Deliberativo do FNMA. Os interessados deverão acessar a página do Fundo e a do Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv) para obter orientações detalhadas de como encaminhar a proposta.

Link: http://www.secom.gov.br