20 de ago. de 2013

Correios têm edital de patrocínio de projetos culturais

Inscrições até 19 de setembro

Getty Images
Getty Images
Serão selecionados projetos de artes cênicas, teatro, artes visuais, humanidades, audiovisual e música
Estão abertas as inscrições para um edital de patrocínios dos Correios para projetos de artes cênicas, teatro, artes visuais, humanidades, audiovisual e música. Podem concorrer iniciativas que serão realizadas entre julho de 2014 e dezembro de 2015.
Os projetos selecionados serão de apresentação, circulação, mostras ou festivais, exposições, encontros, entre outros. As candidaturas devem ser feitas em nome de pessoas jurídicas.
Serão destinados R$ 35 milhões para o edital, que serão divididos entre as iniciativas selecionadas. Do total, 10% serão reservados a projetos propostos por pessoas jurídicas cujos representantes legais, no ato da inscrição, se autodeclarem  pretos ou pardos.
As inscrições podem ser feitas até 19 de setembro. Confira mais informações noedital de patrocínios culturais dos Correios.

Desvendando a Responsabilidade Social empresarial

Investir na imagem institucional da empresa e incentivar os colaboradores a participar de ações sociais é algo necessário no mercado atual. Isso porque as empresas começaram a perceber que a concorrência pode ser também minimizada por meio de ações sociais ou seguindo pelas diretrizes da responsabilidade social.

Sabe-se que a responsabilidade social é um conjunto de ações e/ou estratégias que uma determinada empresa executa com o objetivo de compensar a sociedade por ter cometido alguma infração contra a mesma. Essas ações podem ser projetos sociais, ações sociais ou até mesmo patrocínios a eventos públicos. Em outras palavras, a empresa está querendo se desculpar por ter cometido algum tipo de agressão à sociedade.

Todavia, para que uma empresa desenvolva sua responsabilidade social nem sempre é preciso que ela agrida para que depois compense.  Criar ações sociais tornou-se sinônimo de crescimento e desenvolvimento, pois esse tipo de iniciativa não só valoriza os funcionários como também a pertinência da própria empresa diante da sociedade, além de contribuir para manter sua visibilidade de forma positiva.

É esse tipo de responsabilidade social que o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas – IBRAPP vem empenhando-se em prestar para a sociedade. O Equoibrapp, Ecoibrapp, Natal Eu Acredito e Blitz da Saúde são exemplos de ações sociais que o Instituto elabora e executa em seu plano de responsabilidade social, pois o IBRAPP acredita que o mercado de trabalho é algo que vai além da mera concorrência entre empresas. Antes, é um cenário onde empregador, empregados e a sociedade civil estabelecem relações (responsabilidade social) de credibilidade onde estas são refletidas por meio das ações que uma determinada empresa executa.

A importância das ONG’s para a gestão pública

O Brasil é um dos países onde as desigualdades sociais ainda promovem muitas exclusões e por conta disso a sociedade brasileira apresenta-se extremamente estratificada. Isso pode ser mensurado por meio dos altos índices de desemprego, distribuição de renda desequilibrada, capacitação profissional a um número reduzido de pessoas, bem como formação e acesso ao conhecimento de forma segmentada.

            Essa carência acaba gerando não apenas números estatísticos de desempregados ou daqueles que são considerados excluídos da sociedade, mas também insatisfações populares que muitas vezes são expressadas por ondas de violência. Além disso, tais agravantes acabam contribuindo para que o país tenha um desenvolvimento econômico, cultural e educativo inferior àqueles considerados do primeiro mundo.

            Sabe-se que o Brasil é um país extremamente populoso e de proporções continentais, e isso certamente dificulta a gestão pública para que esses agravantes possam ser sanados. Mas se a gestão pública, sozinha, não consegue sanar esses problemas, ela, contudo, não pode deixar a sociedade sem respostas.

É nesse contexto que as Organizações não governamentais (ONG’s) como o IBRAPP, se fazem pertinentes como parceiras da gestão pública, onde podem atuar como tentáculos para que o poder público consiga atingir todas as classes sociais e atender a todas as suas demandas. Dependendo da área de cada uma dessas Organizações, barreiras sociais podem ser quebradas, pois projetos e programas sociais de cunho educativo, capacitação profissional, vínculo empregatício, ambiental, cultural e tantos outros, são elaborados e executados por muitas dessas ONG’s, fazendo com que o terceiro setor seja atualmente reconhecido pela sociedade como um parceiro por excelência do setor público na implantação de políticas públicas.

12 de ago. de 2013

8º ENCONTRO PAULISTA DE FUNDAÇÕES: O TERCEIRO SETOR MOBILIZADO POR UM BRASIL MELHOR!

Evento da Associação Paulista de Fundações – APF debaterá
 O Protagonismo da Sociedade Civil no Desenvolvimento

A Associação Paulista de Fundações (APF) realizará em 13 de setembro, em São Paulo (SP), um debate fundamental neste momento em que o Brasil assiste a uma grande mobilização popular. Trata-se do 8º Encontro Paulista de Fundações, cujo tema central é O Protagonismo da Sociedade Civil no Desenvolvimento. A programação é bastante consistente, com painéis de discussão sobre os temas conjunturais mais importantes, à luz do Terceiro Setor, nos quais o público terá voz ativa e poderá apresentar suas questões e expor suas opiniões, elevando, assim, o debate a alto nível.

No 1º painel, os Dilemas e Desafios do Desenvolvimento Brasileiro serão abordados pelos palestrantes Ana Valério Araújo, coordenadora executiva da Fundação Fundo Brasil de Direitos Humanos em São Paulo; Marcella Monteiro de Barros Coelho, coordenadora da Semana Global do Empreendedorismo do Instituto Empreender Endeavor; e José Reinaldo de Lima Lopes, diretor do Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas. A Importância do Terceiro Setor para o Desenvolvimento e o Aperfeiçoamento da Democracia é o tema do 2º painel, que reunirá Antonio Jacinto Matias, vice-presidente da Fundação Itaú Social; Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann; e Ismael Rocha Jr., diretor acadêmico da ESPM-SP e coordenador da ESPM Social.

No 3º painel, Inovação Social & Desenvolvimento – Casos Exemplaresexperiências bem-sucedidas de organizações da sociedade civil que criaram saídas para superar problemas socioeconômicos brasileiros serão apresentadas por Isabella Viera Machado Henriques, diretora do Instituto Alana nas áreas de Defesa e Futuro e coordenadora geral do Projeto Criança e Consumo; Jorge Alfredo Streit, presidente da Fundação Banco do Brasil; Luiz Henrique da Silva Cordeiro, gestor da Fundação Roberto Marinho; e Sóstenes Brasileiro de Oliveira, diretor geral da Fundação Gol de Letra. Já o professor Marcelo Coutinho, da Fundação Getúlio Vargas, discorrerá sobre O Impacto das Tecnologias Digitais no Trabalho e nas Organizações e convidará a plateia a debater o tema.

Também integra a programação a cerimônia de entrega do Prêmio Pedro Kassab/ PPK 2013, que nesta edição laureia o professor doutor Flavio Fava de Moraes, diretor geral da Fundação Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, na categoria Pessoa Física, e a organização não governamental Graacc – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, como Pessoa Jurídica.

No encerramento, o embaixador Rubens Ricupero trará um amplo panorama acerca do tema principal do  8º Encontro Paulista de FundaçõesO Protagonismo da Sociedade Civil no Desenvolvimento, com enfoque no Terceiro Setor, à luz de sua experiência como secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), em dois mandatos (1995/1999 e 1999/2004), e subsecretário Geral da ONU no mesmo período. Ricupero foi também ministro do Meio Ambiente e da Amazônia Legal (1993-1994) e ministro da Fazenda (em 1994), entre outros importantes cargos ocupados em sua trajetória.

Para a presidente da APF, Dora Silvia Cunha Bueno, “às fundações e entidades do Terceiro Setor, cujo papel já tem sido fundamental na busca de soluções para o progresso socioeconômico brasileiro, cabe especial missão neste momento de ebulição popular, efervescência democrática e múltiplas reivindicações da população: agirem como captadoras dos anseios dos segmentos em que atuam e mediarem sua interação com o poder público”. “Dessa forma, darão imensa contribuição para um novo processo de avanço da democracia brasileira. Tudo isso torna ainda mais instigante e atrativo o 8º Encontro Paulista de Fundações, que se realiza num cenário em que o debate e o diálogo são fundamentais”, conclui a presidente da APF. 

Serviço
Evento: 8º Encontro Paulista de Fundações
Tema: O Protagonismo da Sociedade Civil no Desenvolvimento
Data: 13 de setembro de 2013
Horário: 8h30 às 16h30
Local: Espaço Sociocultural CIEE
Endereço: Rua Tabapuã, 445 – São Paulo – SP
Informações e inscrições: www.apf.org.br/encontro2013
Organização: APF – Associação Paulista de FundaçõesE-mail: apf@apf.org.br - Tel.: +55 11 3237-3193

Informações para a imprensa
Assessoria de Imprensa: Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação
Gerente de contas: Elenice Lombardo
elenice.lombardo@viveiros.com.br
Assistente de jornalismo: Mariana Santos – mariana.santos@viveiros.com.br
Tel.: (11) 3675-5444
Site: 
www.viveiros.com.br
Twitter: 
@RVComunicacao
Facebook: facebook.com/
Ricardo Viveiros Oficina de Comunicação
Agosto/2013