28 de ago. de 2009

Gestão de Recursos

A gestão de recursos, passou a ser vista como uma área estratégica das Organizações do Terceiro Setor, pois os recursos, materias, finaceiros, ou humanos, colaboram para manter em funcionamento o sistema denominado Organizações do Terceiros Setor (VALARELLI, 2009).

No contexto atual, as fontes de recursos disponíveis estão cada vez mais restritas, a certos temas, regiões e projetos, dificultando a sua captação e até mesmo criando certa competição entre as Organizações. Dessa forma, ampliar as fontes de recursos torna-se crucial para que as organizações possam alem de sobreviver, desempenhar a sua missão proposta. Desenvolver novas fontes de recursos é um fator crítico para o gestor da área.

Segundo Valarelli (2009) o gestor deverá desenvolver novas fontes de recursos e gerilas de forma eficaz, pois tornará a Organização mais autonoma frente as exigências dos fornecedores dos recursos e menos vulnerável as mutações causadas no abimente externo. O presente autor salienta ainda, que tal estratégia tornará a Organização sustentável, garantindo continuidade nas ações e reduzindo a perda de eficácia.

Nesta busca pela sustentabilidade, muitas Organizações têm buscado fontes de informações para capacitar os gestores. Entretanto, é comum os gestores trabalharem com poucas fontes de recursos, conforme Valarelli (2009) as mais utilizadas são:

· Fontes de recursos disponibilizadas por empresas de Capital privado e com fins lucrativos;
· Pesoas físicas em potenciais que disponibilizam o capital de forma sazonal.

As duas práticas supracitadas são importantes, porem não suficientes. De modo que existem outras fontes de recursos que os gestores podem utilizar na busca pela diversificação. A chave é desenvolver ações sistemicas afim de, identificar as oportunidades existentes no mercado. Pois conforme sustenta Valelli, com a diversificação das fontes de recursos, a organização terá, além dos recursos necessários, um patrimônio composto de uma rede de multi-níveis, que se sentirão co-responsáveis pelo negócio da Organização e totalmente encajadas para o alcance dos objetivos propostos.

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