15 de mai. de 2012

Tarso lança editais do Fundo do Audiovisual e assina contrato entre BRDE, BNDES e Ancine

O BRDE assume como a instituição financeira oficial do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O contrato entre a Ancine, Bndes e BRDE foi assinado nesta segunda-feira (14), no Palácio Piratini. O documento define o BRDE como o administrador do Fundo. O governo federal vai repassar R$ 500 milhões ao BRDE para a contratação de projetos de produção e distribuição de audiovisuais no país. 

O governador Tarso Genro destacou a importância do fundo setorial do audiovisual para a economia e a cultura do Estado. "Queremos integrar a cultura no processo de desenvolvimento, como geração de riqueza e de emprego, e ao mesmo tempo um agregador político". 

O presidente do BRDE, Renato de Mello Viana disse que a instituição assume um novo desafio. "A Ancine convoca a expertise dos técnicos do BRDE para analisar sonhos. Assumimos a tarefa de trabalhar com os profissionais que acreditam radicalmente na magia do audiovisual, da cultura, das artes". 

Também foi assinado um protocolo de cooperação entre a Ancine e o BRDE para elaboração do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual para a Região Sul, considerando a necessidade de ações cooperativas para o planejamento de políticas para a atividade audiovisual na Região Sul do país. 

Lançado em dezembro de 2008, o Fundo Setorial do Audiovisual é um dos principais instrumentos de fomento à indústria audiovisual no Brasil, tanto pela abrangência das linhas de ação quanto pela sua estabilidade, que contribui para a organização do mercado. As linhas de ação voltadas à produção, distribuição e comErcialização de obras para cinema já contemplaram filmes como O Tempo e o VentoChico XavierDe Pernas Pro Ar eCilada.com.

O BRDE será responsável pela execução operacional das linhas de ação do FSA, o que engloba a realização de chamadas públicas, contratação dos projetos, formalização jurídica e gestão dos fluxos financeiros de cada projeto. 


Fonte: http://jcrs.uol.com.br

Nenhum comentário: