11 de dez. de 2012

Brasileiros vencem ‘Prêmio Voluntariado On-line 2012′ no voto popular

A equipe brasileira de voluntários mobilizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil para ajudar na divulgação dos Diálogos Rio+20 ganhou, esta semana, pelo voto popular, o “Prêmio Voluntariado On-line 2012” pela contribuição que deram à condução das discussões da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em junho.
Por meio de plataformas virtuais, o grupo de 22 voluntários promoveu a participação e o engajamento da sociedade civil, da comunidade científica e acadêmica, da juventude e do setor privado nos debates sobre os temas da agenda do evento. Graças a este esforço, a plataforma registrou uma ampla participação de brasileiros neste fórum global sobre o desenvolvimento sustentável.
A repercussão da vitória da equipe brasileira foi grande nas redes sociais, com vários compartilhamentos entre agências do sistema ONU, instituições e internautas. O Coordenador-Executivo da ONU para a Rio+20, Brice Lalonde, postou em seu Twitter uma mensagemparabenizando o grupo pela iniciativa e pelo engajamento à causa. “Parabéns à equipe do PNUD Brasil pelo [prêmio] IVD 2012! Agradeço a eles pelo [engajamento] aos Diálogos Rio+20”, escreveu o ex-ministro francês do meio ambiente, cujo papel principal na Conferência foi o de coordenação e mobilização da sociedade civil.
Para a coordenadora do Programa de Voluntários das Nações Unidas no Brasil, Barbara Schweizer, a realização desse trabalho foi um modelo de sucesso na prática de ações voluntárias. “Os Diálogos Rio+20 tiveram grande impacto sobre o evento e foi um multiplicador para a sua divulgação. Os voluntários on-line são qualificados, comprometidos e idealistas”, ressalta.
O “Prêmio Voluntariado On-line 2012”concederá à equipe vencedora participação em um vídeo sobre o impacto de suas ações na Conferência. Antes de serem escolhidos pelo público, através do sitewww.onlinevolunteering.org, os brasileiros ficaram entre os 10 melhores grupos de trabalho on-line – seleção feita por um júri de especialistas em desenvolvimento e voluntariado.
Os Diálogos Rio+20 foram implementados por meio de uma parceria entre o PNUD e o Governo brasileiro. O PNUD realizou a seleção dos voluntários e as tarefas foram executadas através do portal Online Volunteering, uma ferramenta do Programa de Voluntários das Nações Unidas que permite o engajamento virtual entre voluntários de todo o mundo.

Principais dados

  • Durante dois meses, mais de 13 mil brasileiros visitaram o site;
  • Este número equivale a quase um terço do total mundial de visitas nesta etapa do processo dos Diálogos;
  • Nos 10 dias de votação, foram contabilizadas mais de 8 mil visitas brasileiras à plataforma.

Nenhum comentário: