22 de fev. de 2011

Novos editais do Itaú Cultural

O Itáu Cultural divulga hoje três novos editais para as áreas de Artes Visuais; Educação, Cultura e Arte; e Jornalismo Cultural. Os três editais estarão disponíveis a partir da 0h do dia 23, no site www.itaucultural.org.br. Há 14 anos, o Rumos faz um mapeamento da produção cultural brasileira e oferece premiações. Os resultados desta edição serão divulgados no segundo semestre deste ano.

O edital de Artes Visuais, por exemplo, faz uma investigação da produção contemporânea brasileira. Para se inscrever, até o dia 29 de maio, é preciso que o artista tenha iniciado sua trajetória profissional a partir de 2000. Os trabalhos selecionados vão participar de uma exposição coletiva prevista para 2012 em São Paulo e ainda noutra capital que será definida. Serão realizadas também recortes curatoriais baseados nas obras.

Podem participar da seleção para o edital Educação, Cultura e Arte prioritariamente profissionais, seja arte-educadores, artistas, agentes culturais, que realizam ações em museus, instituições culturais, organizações do terceiro setor ou grupos informais. Neste caso, as inscrições vão até 30 de junho e serão selecionados até 15 profissionais. Os contemplados participam de viagens de formação e ações de difusão, com o intuito de socializar as experiências e formar redes de colaboração. Os premiados ainda recebem o valor de R$ 10 mil.

Por fim, a quarta edição do Rumos Jornalismo Cultural contempla duas categorias: estudantes e professor. Na categoria Reportagem Impressa, da carteira Estudante, serão selecionados até seis trabalhos. Em Audiovisual, Reportagem Radiofônica e Web-Reportagem serão até dois contemplados para cada carteira. Já na de professor o número é de oito contemplados. As inscrições vãoaté 15 de julho.

Nenhum comentário: