23 de mar. de 2012

Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tem 50 finalistas


Dilma Tavares
Brasília - Cerca de 50 projetos de todo o país estão na última etapa de julgamento do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que incentiva o desenvolvimento municipal, com base no apoio aos micro e pequenos negócios. Os trabalhos passaram por uma pré-seleção, realizada por técnicos do Sebrae, do dia 19 até esta quarta-feira (21), em Brasília. Ao todo, 145 iniciativas vencedoras das etapas estaduais foram avaliadas.
A sétima edição do prêmio vai conceder 12 troféus: cinco na categoria Melhor Projeto, sendo um para cada região do país, e sete Destaques Temáticos. Os projetos serão julgados, no dia 25 de abril, por uma comissão composta por integrantes de entidades empresariais e municipalistas, representantes de governo, acadêmicos e jornalistas. A cerimônia de premiação será em maio, na capital federal.
Os vencedores receberão certificado, troféu e uma viagem técnica internacional para conhecer experiências de sucesso no apoio às micro e pequenas empresas. Os projetos que obtiverem 50% ou mais da pontuação máxima receberão o Selo Prefeito Empreendedor – Finalista Nacional.
Mais de 1,4 mil prefeitos se inscreveram nesta edição. Segundo a coordenadora nacional da premiação, Denise Donati, boa parte dos projetos foram registrados em dois novos destaques temáticos, como Promoção do Desenvolvimento Rural e Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável. Também foram contabilizadas várias participações no destaque Formalização dos Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual (EI). Nesse último caso, a novidade é a participação do EI, figura jurídica que inclui trabalhadores por conta própria, que ganham até R$ 60 mil por mês, como vendedoras de roupa, chaveiros e encanadores.
Os outros destaques temáticos são: Compras Públicas dos Pequenos Negócios Locais; Lei Geral Municipal, que trata da implantação da lei da pequena empresa; Médios e Grandes Municípios, que envolve ações em cidades com mais de 150 mil habitantes; e Crédito e Capitalização.
Denise Donati ressalta também que muitos municípios participam pela primeira vez do prêmio. "Isso significa que a premiação vem atingindo seus objetivos, que é incentivar e disseminar pelo país o desenvolvimento dos municípios, utilizando o potencial estratégico dos micro e pequenos negócios", diz. 

Nenhum comentário: