O Governo do Estado lançou, na noite de segunda-feira, 10, o edital do prêmio Moacyr Scliar 2012. Até o dia 03 de novembro, autores de livros de contos publicados entre 1º de janeiro de 2010 e 31 de dezembro de 2011 podem concorrer ao prêmio Moacyr Scliar de literatura, que na segunda edição contempla a categoria contos. O edital da abertura das inscrições foi lançado na sede do Instituto Estadual do Livro (IEL).
O autor vencedor recebe R$ 150 mil. Este é o único prêmio literário que contempla também a editora que recebe R$ 30 mil a titulo da compra de direitos para a impressão de cinco mil exemplares da obra, que serão distribuídos na rede pública estadual de bibliotecas e Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul.
No lançamento, o secretário adjunto da Cultura, Jéferson Assumção, destacou a importância do livro, da literatura de excelência, do leitor e do acesso ao livro como ação de cidadania. "Este prêmio se articula com outras ações que desenvolvemos no sentido de criar um ambiente cada vez mais propício à leitura, e faz com que tenhamos um Estado cada vez mais produzindo literatura. Mas não seria completo se não tivesse a garantia do acesso, da cidadania. Com essa ação, procuramos aumentar a bibliodiversidade e contribuímos para que não tenhamos apenas um olhar editorial, mas um instrumento para ampliar os repertórios do ambiente de formação da prática da leitura".
Na sua primeira edição, em 2011, o prêmio Moacyr Scliar de literatura contemplou a poesia e teve 152 livros inscritos. O vencedor foi Ferreira Gullar com Em Alguma parte Alguma (Editora José Olympio).
Nenhum comentário:
Postar um comentário