Investir na imagem institucional da empresa e incentivar os
colaboradores a participar de ações sociais é algo necessário no mercado atual.
Isso porque as empresas começaram a perceber que a concorrência pode ser também
minimizada por meio de ações sociais ou seguindo pelas diretrizes da
responsabilidade social.
Sabe-se que a responsabilidade social é um conjunto de ações e/ou
estratégias que uma determinada empresa executa com o objetivo de compensar a
sociedade por ter cometido alguma infração contra a mesma. Essas ações podem
ser projetos sociais, ações sociais ou até mesmo patrocínios a eventos
públicos. Em outras palavras, a empresa está querendo se desculpar por ter
cometido algum tipo de agressão à sociedade.
Todavia, para que uma empresa desenvolva sua responsabilidade social nem
sempre é preciso que ela agrida para que depois compense. Criar ações sociais tornou-se sinônimo de
crescimento e desenvolvimento, pois esse tipo de iniciativa não só valoriza os
funcionários como também a pertinência da própria empresa diante da sociedade,
além de contribuir para manter sua visibilidade de forma positiva.
É esse tipo de responsabilidade social que o Instituto Brasileiro de
Políticas Públicas – IBRAPP vem empenhando-se em prestar para a sociedade. O
Equoibrapp, Ecoibrapp, Natal Eu Acredito e Blitz da Saúde são exemplos de ações
sociais que o Instituto elabora e executa em seu plano de responsabilidade
social, pois o IBRAPP acredita que o mercado de trabalho é algo que vai além da
mera concorrência entre empresas. Antes, é um cenário onde empregador,
empregados e a sociedade civil estabelecem relações (responsabilidade social)
de credibilidade onde estas são refletidas por meio das ações que uma
determinada empresa executa.
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