26 de jul. de 2012

Oi Futuro abre inscrições para edital do Programa Oi Novos Brasis 2012

O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, abre nesta quarta-feira (25) as inscrições para o edital do Programa Oi Novos Brasis. O programa, que chega à sua 9ª edição, seleciona projetos socioambientais que visem à sustentabilidade, em suas três dimensões: social, econômica e ambiental. As inscrições vão até as 17h do dia 15 de setembro.

A novidade desta edição é a ampliação de 15 para 24 meses do apoio técnico efinanceiro oferecido aos projetos selecionados. “Buscamos viabilizar ideias inovadoras de todo o país para acelerar o desenvolvimento humano, notadamente aquelas que utilizem a educação e as tecnologias da informação e comunicação”, afirma José Augusto da Gama Figueira, presidente do Oi Futuro. “Nossa expectativa é que o aumento do prazo de apoio gere resultados ainda mais expressivos e perenes para a população beneficiada por esses projetos”, acrescenta.

Serão selecionados projetos voltados para o desenvolvimento de Tecnologias Sociais visando à melhoria da qualidade de vida, a diversidade e a inclusão social.

Outra novidade é que a partir de 2012 o Oi Futuro passa a integrar seu programa de apoio a projetos de Meio Ambiente ao Programa Oi Novos Brasis. “Em nossa experiência, temos observado uma crescente convergência entre ações sociais e ambientais, de forma que essa integração surgiu como uma evolução natural do programa”, destaca José Augusto da Gama Figueira.

O edital é aberto a organizações sem fins lucrativos, regularmente constituídas e legalizadas há pelo menos um ano, com projetos em fase de planejamento ou andamento nas seguintes áreas: Educação para a Sustentabilidade, Garantia de Direitos (em especial no âmbito da acessibilidade) e Geração de Trabalho e Renda (qualificação profissional e empreendedorismo). 

As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas pelo representante legal do proponente ou por seu procurador formalmente autorizado, somente pelo site 
www.oifuturo.org.br.

A seleção
Para o edital do Programa Oi Novos Brasis 2012, serão considerados os seguintes critérios:
- Construção de novas realidades econômicas, sociais e ambientais, por meio de ações inovadoras, inclusivas e que valorizem a diversidade;
- Capacidade de mobilização de comunidades e segmentos sociais;
- Utilização de tecnologias sociais que promovam a inclusão social e a democratização do conhecimento;
- Potencial de reaplicação por organizações da sociedade e instituições do poder público;
- Valorização de parcerias com organizações que tenham um histórico de atuação no território ou no bioma de realização do projeto, de maneira a extrair e difundir aprendizagens;
- Utilização de tecnologias sociais que valorizem a educação e a gestão ambiental, entendendo-se tecnologias sociais como os produtos, as técnicas ou as metodologias capazes de gerar resultados efetivos de transformação social nas comunidades por elas beneficiadas;
- Aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TICs), definidas pelo edital como todos os meios que possibilitem digitalizar e transmitir informações à distância e que permitam o trabalho colaborativo em rede;
- Identificação clara dos problemas e necessidades a serem enfrentados pelo projeto na comunidade beneficiária.


Construindo Novos Brasis
O edital 2012 do Oi Novos Brasis, do Instituto Oi Futuro, traz um reforço na atuação do programa em Educação para Sustentabilidade e na Garantia de Direitos, com foco em acessibilidade, linhas que já vinham sendo trabalhadas, com êxito, em edições anteriores.

Na sua edição 2011, por exemplo, constavam, entre os selecionados, projetos significativos, como a Eco Rede – Rede Comunitária de Desenvolvimento Ambiental, do Grupo Alfazendo-Brasil, que se dedica à educação ambiental e geração de trabalho e renda a partir do aproveitamento de materiais recicláveis, na Cidade de Deus e no Complexo da Maré (RJ).

Também na lista de selecionados de 2011 figura o projeto “Um Olhar Para a Cidadania”, que recebeu o Prêmio Piauí de Inclusão Social 2011. Seu objetivo é preparar deficientes visuais para atuarem como locutores de rádio e contribuir para a disseminação de mensagens importantes para a cidadania de pessoas com deficiência.

O programa Oi Novos Brasis 2011 apoiou ainda o projeto “Convivência com a Realidade Semiárida – Socializando Saberes”, do Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS), que há mais de 20 anos vem promovendo ações que fomentam o desenvolvimento rural sustentável no médio sertão paraibano. O projeto tem como objetivo a construção de cisternas e a implantação de unidades de beneficiamento de frutas nativas em três cidades da Paraíba: Matureia, Teixeira e Mauá.

Sobre o Oi Futuro
O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.

Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), com programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e a preços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.

O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. Em 2010, a Oi ainda lançou, por meio do Oi Futuro, seu primeiro edital para patrocínios de projetos de preservação e conservação do meio ambiente, reforçando ainda mais o compromisso com iniciativas sustentáveis. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, apoiando e desenvolvendo parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.  [adriano.eugenio@oi.net.br]

SERVIÇO:
Programa Oi Novos Brasis 2012
Inscrições: de 25 de julho às 17h de 15 de setembro
Exclusivamente pelo site: 
www.oifuturo.org.br
Fonte: http://www.paranashop.com.br

23 de jul. de 2012

Edital recebe propostas para agricultura urbana e periurbana


O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) lançou edital para recebimento de propostas sobre implantação de ações de agricultura urbana e periurbana. Esta seleção pública é destinada a estados e municípios.
Os municípios e estados interessados em participar devem atender a critérios como: estar credenciado no sistema Siconv; pleno exercício dos poderes de propriedade do imóvel; relação completa dos beneficiários, entre outros parâmetros.

Não podem participar desta seleção aqueles que possuam com o MDS convênio vigente sobre o mesmo objeto. Também são impedidos de participar os que possuem pendências em prestação de contas.
O prazo para registro das propostas é até o dia 31 deste mês.
Para acessar a íntegra do edital, clique aqui.
Fonte: Ascom/Consea

Secretaria de Estado de Cultura abre três editais no RJ


Chamada Pública nº 018/2012: Seleção de Projetos de Registro de Tradição Oral.
 
Esta Chamada Pública vai fornecer apoio financeiro a projetos de registro em mídias digitais (em audio ou audiovisual) e novas mídias (sites, e-books e aplicativos para celulares e tablets) de expressões das culturas populares fluminenses desenvolvidas por mestres e/ou grupos.
A Inscrição é aberta a pessoas físicas e pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos, que morem ou estejam sediadas no estado do Rio de Janeiro e sejam atuantes na área cultural há pelo menos dois anos.

Os projetos inscritos poderão solicitar à SEC um valor de até R$20.000,00 (vinte mil reais), cada.
Inscrições abertas de 02/07/2012 a 09/08/2012

Acesse através do link: http://www.cultura.rj.gov.br/editais/edculturaesociedade.php
 
 
Chamada Pública nº 017/2012: Premiação de Mestres e Grupos das Culturas Populares.
A Secretaria de Estado de Cultura convida mestres e grupos das culturas populares fluminenses a se inscreverem na Chamada Pública que vai premiar cerca de 45 mestres e grupos culturais do Estado com valores de R$ 10.000,00 cada. Serão premiados aqueles mestres e grupos que desenvolvam práticas culturais e processos de transmissão de conhecimentos em suas mais diversas formas: religião e rituais, mitos e narrativas orais, medicina popular, artesanato e expressões plásticas, escritos e produtos audiovisuais.

Inscrições abertas de 02/07/2012 a 09/08/2012


Chamada Pública nº 013/2012: Seleção Pública de Microprojetos Culturais.
O Presente Instrumento foi instituído com o objetivo de fomentar grupos independentes e pequenos agentes culturais no sentido de promover a diversidade cultural do Estado do Rio de Janeiro.
Será concedido apoio financeiro para iniciativas culturais de fortalecimento, estímulo e incentivo às cadeias produtivas nas seguintes áreas: cultura popular, literatura, música, audiovisual, artes visuais, artes integradas, artesanato, design, arquitetura, restauro, gastronomia, jogos, moda, mercado editorial, publicidade, radio, TV, software aplicado à economia criativa, turismo artes cênicas (dança teatro, circo e perfamance).
A inscrição é gratuita e aberta à pessoa física e pessoa jurídica com ou sem fins lucrativos, atuantes na área cultural há pelo menos dois anos, residentes ou sediadas no Estado do Rio de Janeiro, através do preenchimento dos formulários de inscrição disponíveis no sítio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Os Projetos Inscritos deverão prever o gasto de R$ 8.000,00 reais (oito mil), cada.
Inscrições abertas de 12/03/2012 a 31/08/2012
Acesse através do link: http://www.cultura.rj.gov.br/editais/edculturaesociedade.php

19 de jul. de 2012

Regiões metropolitanas de Capitais são foco de edital específico


O Fundo Brasil de Direitos Humanos, em parceria com a Fundação Ford, irá doar até R$ 300 mil para apoio a projetos que visem a defesa e a promoção de direitos humanos de grupos ou comunidades das regiões metropolitanas das Capitais brasileiras. Trata-se do edital Direitos Humanos e Desenvolvimento Urbano, lançado na Cúpula dos Povos, durante a Rio +20. Esse pode ser considerado um legados do evento que beneficiará na prática a sociedade civil organizada.
A proposta é apoiar grupos vulneráveis a impactos adversos resultantes da preparação ou implementação de projetos de desenvolvimento urbano de larga escala ou de megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos. As iniciativas devem ter como foco a defesa e promoção de direitos, incluindo capacitação de lideranças, mobilização comunitária e ações de advocacy voltadas à implantação de políticas públicas relacionadas ao tema. Iniciativas com enfoque de gênero, raça, etnia e respeito à diversidade serão especialmente consideradas.
Cada projeto inscrito deve ter orçamento de R$ 10 mil a R$ 25 mil, para ser realizado em até um ano; e as organizações proponentes devem ter tido receita anual de, no máximo, R$ 300 mil, em 2011, já que a prioridade é apoiar aquelas com poucos recursos.
Só serão aceitas inscrições pelos Correios, até o dia 23 de julho de 2012, segundo as orientações do edital, que pode ser conferido aqui. Dúvidas serão respondidas somente pelo email informacoes@fundodireitoshumanos.org.br

Sobre o Fundo Brasil

O Fundo Brasil tem por missão promover os direitos humanos no Brasil. Seu compromisso é disponibilizar recursos para apoio institucional e às atividades de organizações da sociedade civil e de defensores e defensoras de direitos humanos em todo o território nacional, priorizando aqueles(as) que disponham de poucos recursos ou que tenham dificuldades de acesso a outras fontes.
Direitos Humanos e Desenvolvimento Urbano é o primeiro Edital Específico lançado pelo Fundo Brasil. Com essa modalidade, a proposta é apoiar projetos de regiões geográficas e/ou temas específicos, em parceria com outras organizações e/ou empresas, como é o caso da Fundação Ford.
Desde 2007, o Fundo Brasil têm realizado editais anuais, com foco mais amplo no combate à discriminação e à violência institucional. Até 2011, já foram apoiados 141 projetos em todo o País. Foram doados R$ 3,380 milhões a pessoas e pequenas organizações que enfrentam a discriminação e a violência institucional nas mais diversas áreas dentro do campo dos direitos humanos. Todos os projetos apoiados nesses editais podem ser conferidos aqui.
O resultado do Edital Anual 2012 será divulgado ainda neste mês aqui no nosso site.

18 de jul. de 2012

Estão abertas as inscrições para a décima edição do Prêmio Aleijadinho


Visando reconhecer o bom trabalho realizado por pessoas, entidades  e empresas em benefício da sociedade ouro-pretana e da região dos Inconfidentes, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade social, a Fundação instituiu, no ano de 2003, o PRÊMIO ALEIJADINHO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Este Prêmio tem o objetivo de além de reconhecer o trabalho desenvolvido pelo agraciado, incentivar que o trabalho continue e desperte em outros, através dos exemplos dos agraciados, à vontade, o interesse para o serviço social, em prol dos mais necessitados.
O Prêmio Aleijadinho de Responsabilidade Social é dividido em 4 categorias, quais sejam:

• CATEGORIA CIDADÃO: Nesta categoria, premiam-se pessoas que dedicam seu tempo em prol de uma causa, de um grupo de pessoas, acreditando num ideal, acreditando que o ato de estender as mãos ao próximo é algo que faz o outro crescer.

• CATEGORIA COLABORADORA: Nesta categoria premiam-se pessoas que prestaram relevantes serviços à causa da Fundação, observando os princípios que a regem.

• CATEGORIA EMPRESA: Nesta categoria premiam-se as empresas que contribuem para a sustentabilidade econômica e social do Brasil, participando ativamente em todas as comunidades em que estão instaladas, trabalhando por uma sociedade mais justa, tendo como objetivo a qualidade nas relações e a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

• CATEGORIA GRATIDÃO E HONRA: Nesta categoria premia-se uma pessoa, ou empresa ou entidade que destacou no trabalho desenvolvido no correr do ano e da vida. Este premiado encaixaria em todas as categorias, tamanha a sua responsabilidade com o social, daí a categoria de gratidão e honra.
Acesse o site http://www.fundacaoaleijadinho.com.br/index/indicacao.php e faça sua indicação.

______________
Fundação Aleijadinho

17 de jul. de 2012

Prêmio Casa de Rui Barbosa 2012

Candidatos brasileiros ou estrangeiros têm até o dia 30 de julho para inscrever seus trabalhos no concurso de monografias Prêmio Casa de Rui Barbosa 2012, promovido pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), instituição vinculada ao Ministério da Cultura.


O valor dos prêmios é de R$ 9 mil para o primeiro colocado e R$ 6 mil para o segundo.

A temática da monografia é de livre escolha do candidato, devendo ser referenciada aos acervos bibliográficos e arquivísticos da FCRB. Os trabalhos deverão ser inéditos, escritos em língua portuguesa e assinados sob pseudonômino.

As inscrições deverão ser feitas por via postal expressa (Sedex ou similar) e encaminhadas para: Prêmio Casa de Rui Barbosa - Fundação Casa de Rui Barbosa, Serviço de Arquivo Histórico e Institucional, Rua São Clemente, 134 – Botafogo, CEP 22260-000, Rio de Janeiro/RJ.

O resultado final será publicado no Diário Oficial da União e estará disponível no site da FCRB e do MinC a partir do dia 1º de outubro.

Acesse o edital

Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2012/07/11/premio-casa-de-rui-barbosa-2012-3/



Prorrogadas inscrições para o Prêmio Petrobras de Tecnologia

As inscrições para a 6ª edição do Prêmio Petrobras de Tecnologia Engenheiro Antônio Seabra Moggi foram prorrogadas até o dia 31 de agosto. Estudantes de graduação, mestrado ou doutorado de qualquer instituição de ensino superior brasileira podem inscrever seus trabalhos em um dos nove temas tecnológicos ligados a indústria de petróleo, gás, energia e preservação ambiental. O prêmio visa reconhecer a contribuição da comunidade acadêmica para o desenvolvimento tecnológico da Petrobras e da indústria de petróleo nacional.

O prêmio está dividido nos temas: Tecnologia de Energia e Eficiência Energética; Tecnologia de Exploração; Tecnologia de Gás; Tecnologia de Logística e Transporte de Petróleo, gás e derivados; Tecnologia de Perfuração e de Produção; Tecnologia de Preservação Ambiental; Tecnologia de Bioprodutos; Tecnologia de Refino e Petroquímica; e Tecnologia de Segurança de Processos.

Os autores dos trabalhos vencedores recebem R$ 20 mil na categoria doutorado, R$ 15 mil na categoria mestrado e R$ 10 mil na categoria graduação, além de uma bolsa de estudos do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) para elaboração de tese de mestrado, doutorado ou pós-doutorado em instituições de ensino superior nacionais, de acordo com sua formação acadêmica. Os professores orientadores dos trabalhos premiados de todos os temas e categorias recebem, como taxa de bancada, a mesma quantia bruta que o prêmio recebido pelo aluno.

As inscrições podem ser realizadas no site do Prêmio (www.petrobras.com.br/premiotecnologia), onde também é possível conhecer o regulamento, os desafios tecnológicos ligados a cada tema e acessar os trabalhos vencedores de cada categoria das edições anteriores.

Em suas cinco primeiras edições, cerca de 2 mil trabalhos foram inscritos e 122 premiados. A relação de vencedores será divulgada em novembro de 2012 e a cerimônia de entrega está prevista para o mesmo mês.

Quem foi Antônio Seabra Moggi

Antônio Seabra Moggi foi o primeiro superintendente do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes). Químico Industrial pela Universidade do Brasil (atual UFRJ) e Engenheiro Químico pela Valderbilt University, no Tennesse, EUA, trabalhou no Conselho Nacional de Petróleo (CNP) e na Petrobras, onde participou da fundação do Centro de Aperfeiçoamento e Pesquisa de Petróleo (Cenap), ponto de partida das atividades de Pesquisa & Desenvolvimento na Companhia. Também participou da criação do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP).

Fonte: http://portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/industria-naval-e-offshore/17727-prorrogadas-inscricoes-para-o-premio-petrobras-de-tecnologia

Disponível edital para Festival Internacional de Humor e Arte

Está disponível o edital para o 2º Festival Internacional de Humor e Arte em Aids, que premia criações artísticas que promovam estilos de vida saudáveis relacionados ao vírus HIV e à Aids. As melhores obras serão expostas em uma exposição itinerante, um catálogo impresso e outro eletrônico.

O 2º Festival Internacional de Humor e Arte em Aids premia criações artísticas que promovam estilos de vida saudáveis relacionados ao vírus HIV e à Aids

Podem participar artistas amadores ou profissionais nas categorias cartoons, tirinhas cômicas e arte urbana com trabalhos que tratem da prevenção, tratamento e direitos humanos. Estas obras deverão ter caráter educativo, informativo ou de orientação social e não podem conter nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal, de autoridades ou servidores públicos.

Os trabalhos que forem selecionados vão à votação popular e à análise de júri técnico. Serão premiados os dez melhores trabalhos de cada categoria e a cerimônia de premiação acontecerá no dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids.

A premiação em cada categoria será R$ 10 mil, para o primeiro colocado; R$ 5 mil, para o segundo, e R$ 3 mil, para o terceiro. Os participantes classificados entre a quarta e a décima colocações receberão iPods. Já para a votação popular, o primeiro lugar de cada categoria receberá a quantia de R$ 3 mil.

O festival é promovido pelos ministérios da Saúde e da Cultura, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de agosto, no site.

Fonte: http://180graus.com/

EDP Brasil lança Edital EDP 2012: Desenvolvimento Humano e Social

A EDP no Brasil, empresa do grupo EDP Energias de Portugal, com o apoio do Instituto EDP, entidade que coordena as ações socioambientais do grupo EDP, lança nesta segunda-feira (16) o edital EDP 2012: Desenvolvimento Humano e Social, que selecionará projetos culturais, esportivos e socioambientais, para investimento das empresas do Grupo, nos municípios em que atuam nos Estados de São Paulo, Espírito Santo, Tocantins e Mato Grosso do Sul.


No processo de seleção pública serão escolhidos projetos que priorizem a população com nível de renda menor. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas até o dia 13 de agosto por meio do site www.edp.com.br/edital.

Após a inscrição, todos os projetos passarão por uma seleção, seguida de análise por uma comissão técnica. Os classificados serão submetidos a uma avaliação jurídica e, posteriormente, a uma visita de viabilidade do projeto. A escolha será finalizada pelo Comitê Estratégico Corporativo, com base nas políticas estratégicas do Grupo. Neste ano, poderão participar do edital projetos em três áreas de atuação: cultural, esportivo ou socioambiental, dentro de uma das modalidades: direta ou incentivada.

No âmbito Cultural, a EDP acredita que a cultura tem papel fundamental no processo de Desenvolvimento Humano e Social, incentivando a ampliação ao acesso a manifestações artísticas e culturais que contribuam diretamente na afirmação da identidade do indivíduo, além de aumentar sua capacidade de intervenção para o futuro.

Na área Esportiva, é possível verificar que o equilíbrio físico e mental das pessoas auxiliam na construção de relações saudáveis com o próprio corpo, com o meio e com os outros. O esporte estimula a socialização, a convivência e o compartilhamento de momentos de bem estar, além de trabalhar aspectos relacionados à saúde, cidadania e conceitos como a disciplina, o respeito às regras, a solidariedade e o espírito de equipe.

No ponto de vista Socioambiental, as Empresas do Grupo apoiam ações que promovem o desenvolvimento local, a geração de renda e a formação dos indivíduos, tais como projetos de arte-educação; projetos voltados à proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, com enfoque no combate à violência e ao trabalho infantil; educação ambiental, alimentar, para a saúde e para a sustentabilidade; além de orientação e apoio sócio-familiar.

O Edital EDP 2012: Desenvolvimento Humano e Social selecionará projetos que sejam beneficiados por meio de investimento direto do Grupo EDP ou via Leis de Incentivo. As organizações podem inscrever mais de um projeto no edital, optando por uma única modalidade de seleção, que pode ser direta ou indireta, mas somente será selecionado um único projeto por entidade.

Cada projeto deverá optar por uma única modalidade de seleção, que pode ser direta ou incentivada.

Na modalidade Direta, os projetos receberão recursos próprios das empresas do Grupo sem a necessidade de comprovar a possibilidade de captação de recursos por meio de leis de incentivo.

Já na Incentivada, os projetos receberão recursos das empresas do Grupo exclusivamente destinados a projetos incentivados. Nesse caso, haverá a necessidade de comprovar a aprovação do projeto e a possibilidade de captação de recursos conforme as disposições presentes nas leis de incentivo - Lei do Esporte e Fundo da Infância e Adolescência e, no caso da Lei Rouanet, o proponente deve, no ato de inscrição já ter sido já aprovado pelo MinC, com publicação em Diário Oficial até dia 15/07/2012.

Serviço:

Mais informações estão disponíveis no site www.edp.com.br/edital, ou podem ser obtidas via e-mail editaledp@nucleodepatrocinio.com.brO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou por meio do telefone (11) 3060-3128, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, até o dia 13 de agosto.

Sobre o Instituto EDP – Instituição sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento e coordenação das ações ambientais e sócio-culturais da EDP e suas controladas.

Sobre a EDP Energias do Brasil – EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.

Fonte: http://www.portugaldigital.com.br/

Edital para a medalha Paulo Freire é lançado

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação lança o edital que estabelece os critérios e condições para a concessão da Medalha Paulo Freire, premiação instituída pelo Decreto n° 6.093, de 24 de abril de 2007 e disciplinada pela Portaria Nº. 037, de 24 de março de 2009.

A concessão da Medalha Paulo Freire tem como objetivo identificar, reconhecer e estimular experiências educacionais que promovam políticas, programas e/ou projetos cujas contribuições sejam relevantes para a educação de jovens e adultos no Brasil, podendo participar da premiação experiências vinculadas às secretarias de educação, instituições de ensino superior, movimentos sociais e organizações não-governamentais.

As inscrições seguem até o dia 30 de julho e estarão abertas apenas para experiências com data de início anterior a julho de 2011. As mesmas deverão estar em execução no ano de 2012 para que possam concorrer. Caso seja necessário, o período de execução das experiências deverá ser comprovado por meio de documentos formais, datados e assinados, ou por prova testemunhal.

Sob coordenação e execução da Diretoria de Políticas de Educação de Jovens e Adultos (Dpeja-Secad) do Ministério da Educação, da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação Jovens e Adultos (Cnaeja) e dos fóruns estaduais e distrital de educação de jovens e adultos, a Medalha Paulo Freire é concedida anualmente e tem caráter exclusivamente cultural e educacional, sem nenhuma modalidade de sorteio ou pagamento aos concorrentes. Tampouco é vinculado à aquisição ou ao uso de qualquer bem, direito ou serviço.

A concessão da Medalha é de abrangência nacional e, este ano, será concedida às experiências de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (Eja), que articulem a continuidade dos estudos e a interface com o mundo do trabalho e/ou a temática de juventudes, na perspectiva da educação e aprendizagem ao longo da vida.

Fonte: http://180graus.com/geral/edital-para-a-medalha-paulo-freire-e-lancado-543409.html

Lançados editais que financiam inovação

O governo deve lançar no início desta semana editais de subvenção para projetos de inovação tecnológica em diferentes áreas, informa o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix. “Inovação é área chave para o governo, e tem vários tipos de subvenção para projetos que estão no forno e que serão lançados.”
Segundo ele, o subsídio será voltado para ideias de alto risco tecnológico e certamente haverá recursos direcionados para as áreas de tecnologia da informação e desenvolvimento de softwares.


O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ressaltou que as empresas estão interessadas em investir em inovação, mas às vezes encontram obstáculos. Assim, se o governo deseja que determinado equipamento ou programa seja desenvolvido, mas ainda há incertezas sobre sua viabilidade econômica, incentiva o setor privado a se debruçar sobre o projeto.

Para obter o benefício do governo, as empresas têm que apresentar uma contrapartida, que é a de investir R$ 2 para cada R$ 1 aplicado pelo Estado. Dessa forma, um terço do custo do projeto é bancado pelo governo a fundo perdido. A possibilidade de subvenção existe desde 2006, mas desde janeiro de 2010 não havia novos lançamentos.

Nenhum edital foi publicado desde então, pois o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, que está acima da Finep, considerou que o melhor seria direcionar os recursos para o crédito. A concessão de subvenção é um instrumento usado em outros países e operado conforme as normas da Organização Mundial do Comércio (OMC).

De acordo com Arbix, a Finep possui hoje uma carteira de crédito em aberto de projetos em diferentes fases no total de R$ 12,7 bilhões e 28% do montante está na área de comunicações. “Isso é o que há de demanda. A gente nunca imaginou que teríamos, em meio a um crise internacional, um volume de pedidos tão grande”, observa.
O executivo não detalha a cifra disponível para os projetos de inovação tecnológica. “Até agora não tivemos problemas de financiamento. Não vai faltar recurso para inovação”. (das agências)

Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O governo federal passou a olhar com mais atenção para a pesquisa tecnológica, lançando recursos volumosos como forma de incentivar que empresas busquem a inovação para aumentar a competitividade brasileira.

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2012/07/16/noticiasjornaleconomia,2879089/lancados-editais-que-financiam-inovacao.shtml



MDS contrata consultores para estudo sobre Quilombolas

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, divulgou na última quinta-feira (12) um conjunto de editais para contratação de consultores de segurança alimentar e nutricional.


Os consultores deverão desenvolver um artigo científico analisando os dados da Pesquisa de Avaliação da Situação de Segurança Alimentar e Nutricional em Comunidades Quilombolas Tituladas, contratada em 2010 pelo MDS. Deverão ainda realizar revisão bibliográfica do tema e propor estratégias para superação dos problemas enfrentados pelas famílias quilombolas. Os temas dos quatro editais são questões de gênero; inclusão produtiva em meio rural; políticas e programas de combate à pobreza; e conflitos ambientais e territoriais.

São quatro vagas (uma por edital), para graduados em qualquer área de conhecimento. É desejável que os candidatos possuam mestrado ou doutorado, publicação científica ou experiência de trabalho no tema escolhido.

Os interessados passarão pela avaliação de currículos e, caso selecionados, por uma entrevista. Os currículos devem ser preparados no formato PDF e enviados para o e-mail sedp.pnud04046@mds.gov.br até o dia 26 de julho.

link do Edital: http://www4.planalto.gov.br/consea/editais





EDITAL: Formalização de parcerias com os Governos Estaduais

CONCEDENTE: Ministério do Desenvolvimento Agrário / Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural.


PROGRAMA Nº:4900020120105 .Portal de Convênios – SICONV (www.convenios.gov.br/portal),

EDITAL ATENDE A: Administração Pública Estadual ou do Distrito Federal

OBJETO: Seleção de projetos de parceria Governos Estaduais para implementar ações de mobilização, capacitação, oferta de serviço, acesso e articulação em políticas públicas dirigida às mulheres rurais e suas organizações produtivas, no sentido de contribuir para o fortalecimento da cidadania e da autonomia econômica das mulheres rurais e o seu protagonismo na economia rural.

PÚBLICO ALVO: coletivos de mulheres rurais (grupos informais, associações e/ou cooperativas) e agricultoras familiares, assentadas da reforma agrária, mulheres quilombolas, indígenas, extrativistas, pescadoras artesanais, aqüicultura familiares e ribeirinhas.

ÁREA GEOGRÁFICA PARA EXECUÇÃO PRIORITÁRIAS DOS PROJETOS

Projetos de abrangência estadual;

• Territórios da Cidadania definidos como área do Plano Brasil Sem Miséria;

• Estados da Região Nordeste atingidos pela escassez hídrica;

• Estados da Região Norte atingidos por excesso hídrico;

• Estados da Região das regiões Norte e Nordeste;

• Territórios da Cidadania/Rural ou de Identidade.


CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:

• Ter em sua estrutura, organismos responsáveis pela execução de políticas para as mulheres (Secretaria, Coordenadoria ou Assessoria de Mulheres);

• Ter aderido ou estar em fase de adesão ao Plano Nacional de Políticas para

Mulheres;

• Ter aderido ou estar em fase de adesão ao Pacto Nacional pelo Enfrentamento a Violência Contra a Mulher.

PRAZO: 23/07/2012

VALORES : Os recursos disponibilizados nessa proposta visam o pagamento de despesas de custeio. O valor total do projeto deve obedecer ao limite de máximo de R$(1.500.000,00) Hum milhão e quinhentos mil reais.

VALIDADE do PROJETO: 24 meses

RECOMENDAÇÕES:

1- Ler atentamente edital;

2- Observar os requisitos obrigatórios, opcionais, não permitidos.

3- Formalização das parceiras;

4- Comprovação documental das informações do projeto: parcerias, capacidade gerencial estrutural, etc.

5- Comprovação documental dos itens solicitados no edital

6- Atenção aos critérios de avaliação do projeto para aprovação.

MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.mda.gov.br



16 de jul. de 2012

Governo seleciona projetos de inovação

O governo lançará no início da próxima semana editais de subvenção para projetos de inovação tecnológica em diferentes áreas, segundo informou o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix. "Inovação é área chave para o governo, e tem vários tipos de subvenção para projetos que estão no forno e que serão lançados", ressaltou. Segundo ele, o subsídio será voltado especificamente para ideias de alto risco tecnológico e certamente haverá um montante de recursos direcionado para as áreas de tecnologia da informação e para desenvolvimento de softwares.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ressaltou que as empresas estão interessadas em investir em inovação, mas às vezes encontram alguns obstáculos no meio do caminho. Assim, se o governo deseja que determinado equipamento ou programa seja desenvolvido, mas ainda há incertezas sobre sua viabilidade econômica, incentiva o setor privado a se debruçar sobre o projeto.

Para obter o benefício do governo, as empresas têm que apresentar uma contrapartida, que é a de investir R$ 2,00 para cada R$ 1,00 aplicado pelo Estado. Dessa forma, um terço do custo do projeto é bancado pelo governo a fundo perdido. A possibilidade de subvenção do governo existe desde 2006, mas desde janeiro de 2010 não havia novos lançamentos.

Nenhum edital foi publicado desde então, pois o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, que está acima da Finep, considerou que o melhor seria direcionar os recursos para o crédito. A concessão de subvenção é um instrumento usado em outros países e operado de acordo com as normas da Organização Mundial do Comércio (OMC).

De acordo com Arbix, a Finep possui hoje uma carteira de crédito em aberto de projetos em diferentes fases no total de R$ 12,7 bilhões e 28% desse montante está na área de Comunicações. "Isso é o que há de demanda. A gente nunca imaginou que teríamos, e meio a um crise internacional, um volume de pedidos tão grande", considerou. "Com a Finep é assim: o governo abre a brecha e as empresas aparecem."

O presidente da Financiadora não informou qual o montante disponível para direcionar aos projetos de inovação tecnológica. "Até agora não tivemos problemas de financiamento. Não vai faltar recurso para inovação", desconversou.

Apesar de se dizer confiante com o progresso de projetos que usem subvenção do governo, o presidente da Finep ressaltou que muitas empresas ainda preferem buscar crédito na instituição. Primeiro, porque as taxas e os prazos são mais atrativos do que os encontrados no mercado e, segundo, porque o desembolso de recursos é mais rápido - cerca de 90 dias ante um período de um ano para obter o dinheiro da subvenção.

9 de jul. de 2012

O Edital Direitos Humanos e Desenvolvimento Urbano recebe inscrições até 23 de julho; no total, R$ 300 mil serão doados

O Fundo Brasil de Direitos Humanos, em parceria com a Fundação Ford, irá doar até R$ 300 mil para apoio a projetos que visem a defesa e a promoção de direitos humanos de grupos ou comunidades das regiões metropolitanas das Capitais brasileiras. Trata-se do edital Direitos Humanos e Desenvolvimento Urbano, lançado na Cúpula dos Povos, durante a Rio +20. Esse pode ser considerado um legados do evento que beneficiará na prática a sociedade civil organizada.

A proposta é apoiar grupos vulneráveis a impactos adversos resultantes da preparação ou implementação de projetos de desenvolvimento urbano de larga escala ou de megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos. As iniciativas devem ter como foco a defesa e promoção de direitos, incluindo capacitação de lideranças, mobilização comunitária e ações de advocacy voltadas à implantação de políticas públicas relacionadas ao tema. Iniciativas com enfoque de gênero, raça, etnia e respeito à diversidade serão especialmente consideradas.

Cada projeto inscrito deve ter orçamento de R$ 10 mil a R$ 25 mil, para ser realizado em até um ano; e as organizações proponentes devem ter tido receita anual de, no máximo, R$ 300 mil, em 2011, já que a prioridade é apoiar aquelas com poucos recursos.

Só serão aceitas inscrições pelos Correios, até o dia 23 de julho de 2012, segundo as orientações do edital, que pode ser conferido aqui. Dúvidas serão respondidas somente pelo email informacoes@fundodireitoshumanos.org.br

Sobre o Fundo Brasil

O Fundo Brasil tem por missão promover os direitos humanos no Brasil. Seu compromisso é disponibilizar recursos para apoio institucional e às atividades de organizações da sociedade civil e de defensores e defensoras de direitos humanos em todo o território nacional, priorizando aqueles(as) que disponham de poucos recursos ou que tenham dificuldades de acesso a outras fontes.

Direitos Humanos e Desenvolvimento Urbano é o primeiro Edital Específico lançado pelo Fundo Brasil. Com essa modalidade, a proposta é apoiar projetos de regiões geográficas e/ou temas específicos, em parceria com outras organizações e/ou empresas, como é o caso da Fundação Ford.

Desde 2007, o Fundo Brasil têm realizado editais anuais, com foco mais amplo no combate à discriminação e à violência institucional. Até 2011, já foram apoiados 141 projetos em todo o País. Foram doados R$ 3,380 milhões a pessoas e pequenas organizações que enfrentam a discriminação e a violência institucional nas mais diversas áreas dentro do campo dos direitos humanos. Todos os projetos apoiados nesses editais podem ser conferidos aqui.

O resultado do Edital Anual 2012 será divulgado ainda neste mês aqui no nosso site.

Funarte publica edital para formação circense


Brasília – Postulantes a artistas de circo do país ganharam uma nova oportunidade de brilharem no picadeiro. Isto porque a Fundação Nacional de Artes (Funarte), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), publicou edital que vai destinar 30 bolsas de estudos para a formação das artes circenses.
O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU, seção 3, páginas 18 a 20) desta quarta-feira, 4 de junho.
As 30 bolsas são divididas em grupos para atender as cinco regiões brasileiras.
O artista selecionado fará o Curso Básico de Artes Circense na Escola Nacional de Circo (ENC), na cidade do Rio de Janeiro.
Segundo o coordenador pedagogo da (ENC), Bruno Gawryszewski, o objetivo do programa é de garimpar talentos nas mais variada regiões.
“É necessário que artistas de todo país se inscrevam, principalmente em regiões com menos incentivo para a arte do circo, como o Norte e Centro-Oeste”, alerta.
Dentre os critérios de seleção os artistas serão submetidos a testes de dança, interpretação, aptidão física e redação.
O curso básico tem a duração de 10 meses e o candidato selecionado receberá R$ 20 mil para ajuda de custo.
Os interessados devem ser brasileiros maiores de 18 anos e ter, no máximo, 25 anos de idade.
As inscrições vão até o dia 18 de agosto de 2012. Somente serão aceitos cadastros enviadas pelo correio (Sedex), sendo desconsideradas aquelas postadas após o prazo determinado.
Os projetos deverão ser encaminhados conforme as recomendações que constam no edital.
Veja o edital.
Leia mais.
(Texto: Pablo Rodrigo, Ascom/MinC)
(Foto: S. Castellano)

Prorrogado edital para projetos de acesso à água na Região Norte

Edital nº 07/2012 do MDS destina recursos para propostas de implantação de tecnologias sociais, como cisternas
 
Foi prorrogado o prazo de credenciamento das entidades privadas sem fins lucrativos interessadas em apresentar proposta para implantação de tecnologias sociais de acesso à água para consumo humano na Região Norte. As instituições interessadas têm agora até a próxima terça-feira (10) para se credenciarem no Portal de Convênios (Siconv).

Nesse primeiro momento, as entidades precisam incluir comprovantes de execução de projetos sobre o tema nos últimos três anos. Depois, elas terão até o dia 13 de julho para apresentar propostas de atuação na região, no valor de até R$ 3 milhões. O edital está aberto também para os governos estaduais, que não precisam de credenciamento e poderão apresentar propostas com valor de até R$ 15 milhões.

Os projetos apresentados devem contemplar tecnologias de baixo custo e comprovada eficiência, capazes de ofertar água em quantidade e qualidade suficiente para a segurança alimentar e nutricional das famílias beneficiadas. Deverá também respeitar as condições socioeconômicas e culturais e as características climáticas e geológicas da região e observar a metodologia adotada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que envolve mobilização social, capacitação das famílias em gestão da água e manutenção do sistema e construção de tecnologia de abastecimento em interação com o beneficiário.

Famílias de baixa renda, preferencialmente em situação de extrema pobreza, residentes no meio rural da Região Norte e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal são o foco do edital. Segundo dados de 2010 do IBGE, 50,9% da população da região está em níveis de insegurança alimentar e mais de 287 mil pessoas se encontram em extrema pobreza.

O edital prevê o repasse total de R$ 70 milhões. A ação se insere no Plano Brasil Sem Miséria e no programa Água para Todos, cujas metas incluem a universalização do acesso à água para 750 mil famílias de área rural.

Todas as informações do edital estão disponibilizadas no Portal do MDS. 

Governo lançará Edital de Apoio a Oficinas Culturais

O Governo de Sergipe, através das Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), lança na tarde da próxima segunda-feira, 9, às 16h, o Edital de Apoio a Oficinas Culturais, que acontecerá através do Plano ‘Sergipe Mais Justo’. O evento acontece no Auditório do Museu da Gente Sergipana e as vagas deverão ser destinadas prioritariamente àqueles que vivem em situação de extrema pobreza, com renda per capita familiar de até R$ 70.
As inscrições estarão abertas no período 30 de julho a 10 de agosto. Ao todo, serão selecionados 30 projetos para viabilizar oficinas em diversas áreas da cultura, que tem como objetivo fomentar, incentivar e divulgar a cultura sergipana e afro-brasileira, e promover a Inclusão Social da população em situação de extrema pobreza.
Os projetos, financiados com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), deverão ter como protagonistas ou beneficiários jovens de 16 a 29 anos, residentes nestas comunidades ou municípios, e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.
Para a secretária Eloísa Galdino, essa é mais uma iniciativa do Governo de Sergipe que prioriza a dimensão da Cultura enquanto ferramenta para o desenvolvimento do cidadão.
“Através desta ação do Programa Sergipe Mais Justo estaremos mobilizando os artistas e agentes culturais para participarem ativamente desta luta. Será uma ação estratégica para levar desenvolvimento e dignidade à população que mais precisa utilizando a cultura como instrumento”, destaca Eloísa Galdino.
De acordo com a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, além de atender a necessidades urgentes como saúde e alimentação, o Sergipe Mais Justo precisa trabalhar com outros eixos.
“Enfrentar a pobreza não é só satisfazer as necessidades básicas, mas oferecer oportunidades reais de crescimento sustentável e valorização das potencialidades de cada comunidade”, frisou Eliane.
Sergipe Mais Justo
O plano Sergipe Mais Justo é uma ação alinhada à estratégia federal traçada no plano Brasil Sem Miséria. A iniciativa visa fortalecer as políticas públicas de inclusão produtiva e geração de renda para beneficiar, prioritariamente, a população sergipana que vive em situação de extrema pobreza, afastando a miséria e levando a igualdade a todos os lares de Sergipe.
O plano possui ações nas áreas de saúde, educação, habitação, agricultura, acesso à água, meio ambiente, inclusão social, trabalho, cultura, esporte e lazer, turismo e desenvolvimento econômico para levar justiça social a todos os cantos do Estado.

3 de jul. de 2012

Funarte lança edital de bolsas para literatura

Em ação conjunta a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e a Fundação Nacional de Artes (Funarte) oferecem 20 bolsas, em âmbito nacional, voltadas à circulação literária, no valor de R$ 40 mil cada (subtraídos os descontos legais) e 30 bolsas voltadas à criação literária, em âmbito nacional, no valor de R$ 15 mil cada, para escritores iniciantes – que tenham no máximo dois livros de sua autoria publicados com ISBN.

O Projeto de Circulação é voltado ao desenvolvimento de projetos voltados à promoção e difusão da literatura, por meio de oficinas, cursos, contação de histórias e/ou palestras. O edital é dirigido a pessoas físicas maiores de 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros, residentes no País há mais de três anos. Os projetos deverão ser desenvolvidos no prazo de seis meses, exclusivamente nos Territórios da Cidadania, e preferencialmente nas regiões apontadas pelo III Relatório Retratos da Leitura no Brasil, a saber: Centro-oeste, Norte e Nordeste.

Já o edital de Criação Literária tem o objetivo de promover o desenvolvimento de projetos de criação de romances, contos, crônicas, novelas e poemas. O edital é voltado a pessoas físicas maiores de 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros, residentes no País há mais de três anos. Os projetos deverão ser desenvolvidos no prazo de seis meses.
Fonte: http://www.olhardireto.com.br

2 de jul. de 2012

Eletrosul lança edital para patrocínio social em 2013

A Eletrosul Centrais Elétricas lança, nesta segunda-feira (2), chamada pública para inscrição de projetos sociais para seleção ao patrocínio em 2013. De acordo com a empresa, cerca de R$ 1 milhão serão investidos em projetos alinhados às diretrizes da Política de Investimento Social, com foco nas áreas de educação complementar, qualificação profissional, geração de trabalho e renda e conservação do meio ambiente.

As inscrições ficam abertas até o dia 31 de agosto e devem ser feitas na página eletrônica da Eletrosul, por pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, e pessoas de direito público da administração indireta. Os projetos devem ter orçamento máximo de R$ 50 mil e proposta de atuar em municípios de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Rondônia, nos quais a Eletrosul mantém instalações. 

A seleção dos projetos será feita entre os meses de setembro e dezembro. A data prevista para publicação dos resultados é 2 de janeiro de 2013. 
Fonte: http://www.cenariomt.com.br

Prêmio pagará R$ 10 mil a vencedor

A Fundação de Cultura do Governo de Mato Grosso do Sul divulga o edital do Prêmio Guavira de Literatura de Mato Grosso do Sul. Destinado a escritores brasileiros, o prêmio contemplará os vencedores com R$ 10 mil. As obras literárias concorrem nas categorias: Romance, Conto, Poesia e Crônica.
Poderão se inscrever somente autores com atuação na área literária ou cultural com obras em língua portuguesa e editadas no País. Cada escritor pode concorrer em apenas uma categoria e com uma obra. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 6 de julho.
O processo seletivo será realizado em duas etapas distintas: habilitação e seleção. Para cada uma será nomeada uma Comissão Especial distinta, escolhida conforme o decreto nº 12.750/2009, levando em consideração o conhecimento técnico necessário dos integrantes.
Fonte: http://www.correiodoestado.com.br

Inscrições para o 54º Prêmio Jabuti estão abertas até a próxima sexta

As inscrições para a 54ª edição do Prêmio Jabuti, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), foram prorrogadas até a próxima sexta-feira (6). Editores e escritores interessados em participar do concurso devem se inscrever no site www.premiojabuti.org.br.  

Serão aceitas apenas obras inéditas, editadas no Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2011, inscritas no ISBN e que apresentem ficha catalográfica.

Realizado desde a década de 1950, o Jabuti é considerado um dos concursos mais tradicionais do País.

PREMIAÇÃO -  Os primeiros lugares das 29 categorias irão receber, além de troféu e certificado, prêmio em dinheiro no valor R$ 3,5 mil. Já os vencedores do Livro do Ano – Ficção e Livro do Ano – Não Ficção concorrerão, cada um, a R$ 35 mil.

» Confira abaixo as 29 categorias que compõem o 54º Prêmio Jabuti:

Melhor Tradução; Melhor Livro de Arquitetura eUrbanismo; Melhor Livro de Fotografia; Melhor Livro de Comunicação; Melhor Livro de Artes; Melhor Livro de Teoria/Crítica Literária; Melhor Projeto Gráfico; Melhor Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil; Melhor Ilustração; Melhor Livro de Ciências Exatas; Melhor Livro de Tecnologia e Informática; Melhor Livro de Educação; Melhor Livro de Psicologia e Psicanálise; Melhor Livro de Reportagem; Melhor Livro Didático e Paradidático; Melhor Livro de Economia, Administração e Negócios; Melhor Livro de Direito; Melhor Livro de Biografia; Melhor Capa; Melhor Livro de Poesia; Melhor Livro de Ciências Humanas; Melhor Livro de Ciências Naturais; Melhor Livro de Ciências da Saúde; Melhor Livro de Contos e Crônicas; Melhor Livro Infantil; Melhor Livro Juvenil; Melhor Livro de Romance; Melhor Livro de Turismo e Hotelaria; e Melhor Livro de Gastronomia.
Fonte: http://ne10.uol.com.br

Edital para o centro de arte digital em Curitiba

A Fundação Cultural de Curitiba recebe até o dia 20 de agosto de 2012 as inscrições para o Edital de Arte Digital do Fundo Municipal da Cultura, uma das modalidades do PAIC Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Prefeitura de Curitiba.


O edital prevê a concessão de apoio financeiro para a realização de trabalhos criados a partir de ferramentas digitais, propiciando uma reflexão sobre a criação artística contemporânea que utiliza diferentes mídias em sua apresentação. Os projetos aprovados serão executados no Centro de Arte Digital, espaço integrante do Portão Cultural. 
Os trabalhos, que levam em consideração a interseção com a tecnologia, devem ser desenvolvidos ou processados em alguma de suas etapas com a utilização de dispositivos eletrônicos e/ou digitais, como vídeos digitais, instalações interativas, jogos digitais, animações, web arte e video mapping. Serão contemplados projetos nas seguintes categorias: Produção e Desenvolvimento e Ocupação do Centro de Arte Digital.


O edital, regulamento e formulário de inscrição estão disponíveis no site da Fundação Cultural www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br, link Lei de Incentivo, menu Fundo Municipal Editais/Inscrições Inscrições ou www.fccdigital.com.br/leidoincentivo, link Fundo Municipal Editais de Inscrições.
O material pode ainda ser obtido junto à Fundação Cultural de Curitiba, situada na Rua Engenheiros Rebouças, nº 1.732, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, mediante o pagamento das respectivas cópias. 
Os proponentes devem evidenciar, por meio de currículo e portifólio, experiência anterior na realização e execução de projetos semelhantes aos que pretendem apresentar ou desenvolver. Os projetos estarão sujeitos às seguintes etapas: validação de inscrições e análise de mérito e fase de avaliação documental. 
Ao serem expostos, os trabalhos permitirão à sociedade o acesso às tendências e manifestações da arte digital, além de divulgar e contribuir para a formação de novos talentos e conceitos. 
No caso de projeto cuja execução envolva mais de um participante, o grupo resultante deverá ser composto por no máximo seis integrantes. As inscrições podem ser realizadas por via postal, sistema SEDEX, e devem respeitar os procedimentos estabelecidos nas Normas Complementares do Edital.
Serviço:
Inscrições para o Edital de Arte Digital do Fundo Municipal da Cultura, uma das modalidades do PAIC Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Prefeitura de Curitiba.
Prazo: até o dia 20 de agosto de 2012. 
O edital, regulamento e formulário de inscrição estão disponíveis no site da Fundação Cultural www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br, link Lei de Incentivo, menu Fundo Municipal Editais/Inscrições Inscrições ou www.fccdigital.com.br/leidoincentivo, link Fundo Municipal Editais de Inscrições. 
O material pode ainda ser obtido junto à Fundação Cultural de Curitiba (Rua Engenheiros Rebouças, nº 1.732), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, mediante o pagamento das respectivas cópias.

Prêmio Jovem Cientista no PI tem premiação de R$ 30 mil


A consultora de divulgação do Prêmio Jovem Cientista (PJC) e Fundação Roberto Marinho, Eloisa Aquino, esteve na manhã de ontem quarta (27) na Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Piauí (Seduc). O objetivo da visita é a divulgação da XXVI edição do Prêmio que distribuirá kits explicativos para o desenvolvimento de projetos pedagógicos, além de premiação financeira, computadores, viagens, participação em eventos científicos e reconhecimento nacional.
Até 31 de agosto estão abertas as inscrições ao Prêmio Jovem Cientista, que dará um total de R$600 mil a alunos e profissionais que apresentarem os melhores trabalhos sobre Inovação Tecnológica nos esporte. Segundo Aquino o tema foi definido em função da Copa do Mundo, as Olimpíadas e Paraolimpíadas, que serão realizadas no Brasil em 2014 e 2016, respectivamente.
A equipe do PJC pretende visitar escolas e universidades em todo país. No Piauí serão visitados, além da Seduc, o Instituto Federal e diversas escolas de Teresina promovendo oficinas dedicadas aos professores do ensino médio, com o objetivo de estimular o uso e melhor aproveitamento do kit pedagógico do projeto em sala de aula.
“Os temas escolhidos são sempre de interesse direto da população e buscam soluções simples e acessíveis para problemas encontrados em seu cotidiano”, explica a divulgadora. “Aqui no Piauí podem ser criados projetos voltados para a alimentação dos atletas, com a utilização de frutos locais, ou instrumentos artesanais para prática esportiva”, completa.
Diante dos grandes eventos esportivos que em breve serão realizados no Brasil, a escolha do tema se mostra bastante propícia, já que pesquisadores das mais diversas áreas estão sendo chamados a se alinhar com as prioridades governamentais de incentivo às inovações tecnológicas nos esportes. Além disso, a demanda por resultados nas competições esportivas conduz ao desenvolvimento de tecnologias que podem beneficiar a população como um todo, não só os atletas.
LINHA DOS PROJETOS
Nesta XXVI edição, pesquisadores e estudantes de nível superior poderão inscrever trabalhos relacionados a uma das seguintes linhas:
1. Gestão esportiva empreendedora e inovadora;
2. Gestão e desenvolvimento de ferramentas em marketing do esporte;
3. Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao Esporte, tais como: tecnologias de jogos digitais; internet; softwares, comunicação digital multiuso de alta velocidade, etc;
4. Gestão de instalações e equipamentos esportivos e desenvolvimento de ferramentas essenciais para a sustentabilidade dos espaços esportivos;
5. Materiais sustentáveis, eficientes e duráveis para a infraestrutura e edificações esportivas;
6. Tecnologias têxteis com a geração de “tecidos inteligentes” aplicados aos esportes;
7. Produtos inovadores em tecnologia e design de vestuários esportivos;
8. Inovações em nutrição de atletas e desportistas, tais como: novos métodos de avaliação física e a manipulação dietética para obter maior rendimento; inovações em relação a suplementos nutricionais;
9. Recursos tecnológicos para diagnóstico, tratamento e reabilitação de lesões esportivas em atletas de alto desempenho;
10. Relações dos megaeventos esportivos com a educação, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
Já os alunos do Ensino Médio podem pesquisar uma das seguintes diretrizes:
1. Educação e cidadania para os esportes;
2. Cuidados com a saúde e nutrição nos esportes;
3. Aplicação e desenvolvimento de materiais esportivos;
4. Gestão e instalação de infraestruturas esportivas;
5. Tecnologia da informação para os esportes.
PREMIAÇÃO
Na categoria Graduado, os vencedores são agraciados com R$30 mil (1º lugar); R$ 20 mil (2º lugar) e R$15 mil (3º lugar). Para Estudantes do Ensino Superior, os valores são de R$15 mil (1º lugar), R$12 mil (2º lugar) e R$10 mil (3º lugar). Estudantes do Ensino Médio classificados em 1º, 2º e 3º lugares ganham um moderno notebook cada um. 
No Mérito Institucional, serão pagos R$35 mil para cada uma das duas instituições que tiverem o maior número de trabalhos com mérito científico inscritos. O pesquisador que for indicado para a Menção Honrosa receberá R$20 mil.
Além da premiação relacionada, todos os premiados recebem bolsas de estudo do CNPq, caso atendam aos critérios normativos do órgão, descritos no site www.cnpq.br/bolsas. Os pesquisadores classificados em primeiro lugar em cada uma das categorias (Graduado, estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio) também participarão de Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2013.
KIT PEDAGÓGICO
O kit pedagógico do PJC é voltado para professores do ensino médio e tem o objetivo facilitar a abordagem do tema desta edição, “Inovação Tecnológica nos Esportes”, em sala de aula. O kit contém um Caderno do Professor, Caderno de Roteiros de Trabalho e Fichas de Atividades. O material será distribuído gratuitamente às escolas e aos professores que aderirem à premiação e também estará disponível para download no site www.jovemcientista.cnpq.br.