30 de out. de 2009

Planejamento Estratégico - Introdução (Continua)

Iniciando-se pelo enfoque Estratégico, serão apresentados à definição da visão e missão e valores da organização, o diagnóstico ambiental, os instrumentos prescritivos e quantitativos e itens de avaliação e controles.

O cerne das organizações do segundo setor é constituído por sua identidade, seus valores, crenças, políticas internas, cultura organizacional, objetivos estratégicos e motivação. Todas as características citadas compõem o seu DNA. No caso do Terceiro Setor não é diferente, as organizações possuem em seu DNA características que orientam suas ações, levando a importância de serem geridas.
Dessa forma surge a necessidade de uma Gestão, afim de potencializar a estrutura para o alcance de sua missão. E a ferramenta importante para o desenvolvimento da missão, visão, valores entre outros é o Planejamento Estratégico.

Segundo Oliveira (2005) o Planejamento Estratégico é um processo administrativo desenvolvido pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma eficaz e inovadora. Normalmente é utilizado nas organizações do Segundo Setor pela cúpula da Organização, em busca da formulação de objetivos e cursos de ações para serem seguidos e alcançados.

Nas organizações do terceiro setor não deverá ser diferente, os Gestores deverão formular o Planejamento Estratégico, envolvendo os principais stakeholders, visando ao grau de interação com o ambiente e atuando de forma eficaz e inovadora, integrando e respeitando todo o sistema que o compõem.

Visão
Visão é o limite do horizonte em que os stakeholders da instituição conseguem enxergar dentro de um período de tempo. A visão representa o lugar que a organização quer estar em um determinado tempo. A visão deverá ser de consenso de todos e possuir características impessoais e não a vontade de um (OLIVEIRA, 2005).

Para o delineamento da visão, Quigley (1993, p. 41, apud OLIVEIRA, 2005, p.89) explicita os exemplos a seguir:

> Estabeleça a visão de forma tão clara quanto a missão da Organização;
> Defina e respeite os direitos das pesosoas;
> Certifique-se que a visão e os valores direcionam-se aos focos básicos da Organização;
> Incremente evoluções no contexto organizacional como: aumento na captação de colaboradores financeiros, aumento nas atuações existentes, novas atuações e entre outros;
> Desenvolva uma cultura de ações em busca de resultados.

Missão
As organizações do Terceiro Setor deverão elaborar a missão da organização. Para Drucker (1994), a declaração da Missão das organizações do Terceiro Setor deverá ser clara, objetiva e operacional, caso contrário não passará de boas intenções. A declaração de missão deverá refletir aquilo que realmente a organização se propõe, a sua razão de ser, de forma que cada colaborador da organização possa dizer: “Eu contribuo para o alcance da nossa Missão pelas minhas ações”.
A missão poderá exigir dos Gestores, grande volume de energia a ser desprendida, pois deverão ocorrer reuniões e troca de idéias para que a Missão seja elaborada de forma coesa e operacional. O gestor deve ter pleno conhecimento da organização para elaborar uma boa Missão.
Para Oliveira (2005), o estabelecimento da missão deverá ter como pontos iniciais a análise e interpretação de algumas questões como:

> Qual é a razão de ser da organização?
> O que a organização faz ou pretende fazer para a sociedade?
> Qual é a imagem que a organização pretende passar para a sociedade?
A missão da organização exerce função orientadora das ações e de delimitação da organização. A missão poderá ser alterada no decorrer das mudanças estratégicas da organização.

Valores
Representa o conjunto de princípios e crenças que a organização deverá ter, bem como fornece sustentação para todas as decisões de uma organização. Os valores devem ser disseminados pelos gestores para todos os colaboradores, levando a prática no dia-dia que as condizem com o seu propósito ético.

Referências
OLIVEIRA, Djalma Pinto Rebouças. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologias e Práticas. 22.ed. São Paulo: Atlas, 2005.

SANTOS, Iber de Souza Pancrácio dos; Félix, Rodrigo Gonçalves de Almeida; Carvalho, Tiago Davi Lage. Gestão para a Sustentabilidade do terceiro setor: um estudo de caso comparativo entre duas organizações do terceiro setor da cidade de Itabirito-MG. Orientadores: Profa. Denise Capuchinho Nonatos Prof. Tarcísio Cláudio Teles Passos. Itabirito, 2009. 70 f. Projeto Empresarial (Trabalho de Conclusão de Curso) – Faculdade de Administração de Itabirito, 2009.

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