30 de out. de 2009

"VISÃO HOLÍSTICA" - QUE BICHO É ESSE!!


A palavra hólos veio do grego e significa inteiro; composto. Segundo o dicionário, holismo é a tendência a sintetizar unidades em totalidades, que se supõe seja própria do universo. Sintetizar é reunir elementos em um todo; compor.

Baseado nisso vamos definir Visão Holística - Visão holística empresarial equivale a se ter uma "imagem única", sintética de todos os elementos da empresa, que normalmente podem ser relacionados a visões parciais abrangendo suas estratégias, atividades, informações, recursos e organização (estrutura da empresa, cultura organizacional, qualificação do pessoal, assim como suas inter-relações).

No mundo corporativo todo empreendedor deve ter uma visão holística de sua empresa. Essa visão possui diferentes ênfases e graus de abstração. A organização que possuir pessoas com essa visão, com certeza se destacará de suas concorrentes. É comum encontrar gerentes empolgados com os recursos computacionais, outros achando que a solução está somente na estrutura organizacional, outros que consideram suas máquinas e equipamentos como sendo a salvação da empresa, etc. etc. etc.Mas, e agora? Qual o caminho a seguir?

O que precisa ser feito pelas empresas já estabelecidas para manterem o crescimento sustentável de seus negócios, apreciarem novas oportunidades e se projetar sempre à frente de seus concorrentes é fazer com que os gestores, líderes, gerentes, e demais colaboradores tenham uma nova visão de negócios. Uma visão empreendedora com foco na sistematização da inovação. Esse é o caminho mais propenso para uma empresa conseguir sucesso em sua gestão.

Se prestarmos atenção, vamos observar que o foco em redução de custos não está mais em evidência, muito pelo contrário, isso já é um dever de casa que todo empresário deve ter, pois, os resultados que se obtêm com foco na redução de custos não cumprem metas de crescimento das empresas. Há sim a necessidade de aumentar o mix de produtos, entrada em novos mercados.

Mas... Aumentar o mix de produtos e explorar novos mercados só não basta. É preciso fazer isso de forma inovadora. Inovação é a palavra do momento. Empresas que não der prioridade à inovação em seu modelo de gestão não conseguirão sobreviver no mercado em longo prazo.

E como fazer com que a inovação se torne sistêmica –Através da implantação do empreendedorismo corporativo, que é uma estratégia que deve ser abraçada pelo gestor e disseminada por toda a empresa para que sejam identificadas as grandes oportunidades do mercado e preparar sua organização para capitalizar sobre elas.

Então, empresários!!! Foco na visão holística. É a partir desta nova visão empreendedora que seus negócios ficarão alicerçados em vantagem competitiva.

Vamos enxergar nossas empresas como as águias. De cima para baixo. Sucesso a todos!!

Nenhum comentário: