6 de fev. de 2010

A força das parcerias – Estudo de Confiança da Edelman 2010

A Edelman acaba de lançar o Estudo de Confiança 2010 (Trust Barometer 2010). A pesquisa deste ano mostra que as empresas (62%) e as ONGs (57%) continuam com a credibilidade alta entre os brasileiros, seguidas por mídia (54%) e governo (39%). Existe também uma continuidade, em relação aos estudos anteriores, no que diz respeito às verticais: tecnologia (83%) ainda é a mais confiável no Brasil, seguida por biotecnologia (74%) e entretenimento (71%).

A pesquisa, realizada entre setembro e dezembro de 2009, em 22 países, nos cinco continentes, com 4.875 líderes de opinião, entre 25 e 64 anos, indica também que, no total global, a credibilidade das ONGs (57%) está à frente, seguida por empresas (55%), governo (49%) e mídia (46%). O terceiro setor também apresenta alto índice de confiança na América do Norte (62%) e na União Europeia (59%). Já nos países do BRIC (59%) e na América Latina (69%) as corporações estão em primeiro lugar.

Resultados importantes, levantados no estudo deste ano, demonstram a força das parcerias e indicam um momento de oportunidades para todas as instituições. Observem os resultados abaixo:

■Companhias que estabelecem parcerias com ONGs para resolver questões globais, como mudanças climáticas, fome e doenças, têm maior credibilidade para os brasileiros (71%), em detrimento daquelas que não estabelecem. No total global (68%) esse número também é alto.

■Os entrevistados no País (55%) e na América Latina (58%) também não acreditam que as corporações estão ouvindo e engajando seus funcionários e clientes para encontrar novos caminhos para beneficiar a sociedade e fazer negócios ao mesmo tempo.

■Os brasileiros (52%) não acreditam que empresas, governos e ONGs estão trabalhando juntos para solucionar questões sociais importantes. Na América Latina (58%) esse valor é maior, enquanto o total global (52%) acredita que sim.

■Quando um CEO toma decisões de negócios para sua empresa ele deve considerar todos os stakeholders igualmente. Essa é a opinião dos brasileiros (54%), assim como a de outros grupos de entrevistados, como latino-americanos (63%), norte-americanos (51%) e europeus (50%).

É evidente para os formadores de opinião brasileiros que nenhuma instituição será capaz de resolver, sozinha, as questões importantes para a comunidade local e mundial; e há uma expectativa de que elas participem da solução, já quem precisam exercem também seu papel social e não apenas de negócios. Fazer parcerias, ampliar o diálogo com os diversos públicos, por meio de ferramentas tradicionais e alternativas, e integrar os esforços em torno de interesses comuns são atitudes fundamentais para construir e manter a credibilidade e, consequentemente, para ampliar os resultados da empresa.

Fonte: http://www.expressaodeideias.com.br/a-forca-das-parcerias-%E2%80%93-estudo-de-confianca-da-edelman-2010

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