1 de abr. de 2014

Crianças soropositivas no Maranhão agora têm um motivo para sorrir

A situação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade é algo que requer um cuidado todo especial porque é na fase da infância e adolescência que as personalidades de uma pessoa são forjadas e traumas podem ocorrer tão facilmente. É por isso que crianças em situação de rua, vítimas de abuso sexual ou mesmo quando são submetidas ao trabalho escravo têm a tendência de se tornarem adultos problemáticos ou até mesmo criminosos e delinquentes.

Mas, se isso vem a ser fruto de uma infância perdida ou de uma adolescência envolta em situação de vulnerabilidade, é preciso então que existam formas de se tentar resgatar essas crianças e adolescentes dessa situação de vulnerabilidade.

É visando isso que o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas – IBRAPP realizou uma parceria com a Casa Sonho de Criança, uma entidade que luta pelo amparo e direitos de crianças soropositivas no estado do Maranhão. O IBRAPP entende que, essas crianças além de toda a assistência nas áreas jurídica, nutricional, financeira e psicológica, precisam ter momentos lúdicos e de lazer assim como toda criança, sobretudo porque as crianças assistidas pela Casa Sonho de Criança, conscientes da sua condição de portadoras do vírus HIV, necessitam ainda assim se sentirem iguais.

Por isso o objetivo da parceria é justamente proporcionar a essas crianças tais momentos por meio de oficinas de leituras dinâmicas e interativas, música, teatro, dança, pintura e artes gráficas, inclusão digital e passeios turísticos pela cidade de São Luís.

As oficinas serão ministradas por uma equipe de colaboradores do IBRAPP que, de forma voluntária, se predispuseram a contribuir para que essas crianças já não se sintam assim tão vulneráveis e assim como as outras crianças possam sorrir.

Nenhum comentário: