O Natura Musical, programa da Natura de valorização da música brasileira que há nove anos patrocina novos talentos, artistas consagrados em momentos emblemáticos da carreira e projetos de preservação de legado e formação musical, lança em 2014, dois novos editais nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, somando-se ao edital nacional e os editais em Minas Gerais, Bahia e Pará. Juntos, eles vão destinar (6,4 milhões) para projetos de diferentes formatos, em acordo com as Leis Rouanet e do Audiovisual, em nível nacional, e a Lei do ICMS nos Estados.
Em 2014, o Natura Musical abre também uma nova modalidade de patrocínio dedicada à difusão da música brasileira por meio de conteúdos e novos formatos para o ambiente digital. O período de inscrições para participar da seleção começa dia 15 de abril, com a abertura do edital nacional, e vai até 05 de setembro, em datas diferentes para cada Estado.
Com mais de 220 projetos e 1000 produtos culturais patrocinados, entre CDs, DVDs, shows, livros, pesquisas, documentários, exposições, acervos, entre outros, impactando um público de um milhão de pessoas desde 2005, o programa ocupa hoje posição única no mercado musical brasileiro como fonte de recursos para a viabilização de projetos em várias plataformas. O Natura Musical mantém uma ativa plataforma digital, incluindo webrádio com 24 horas de programação diária.
Seus editais são disputados por artistas em diversas fases da carreira e já integraram o Natura Musical nomes como Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Tom Zé, Otto, Lenine, Fernanda Takai, Nação Zumbi, Roberta Sá, Marcelo Jeneci, Tulipa Ruiz, Karina Buhr, entre outros. Em 2013, álbuns realizados com apoio do programa correspondiam de 20 a 30% das listas de melhores do ano, nos principais veículos e blogs nacionais.
A criação dos novos editais é resultado do reconhecimento da capacidade do programa de exercer um papel importante na música e do seu potencial para chegar cada vez mais perto do consumidor em diferentes regiões. A música tem uma relação direta com os valores da Natura e com o propósito de valorização cultural da identidade brasileira da Natura. Ela é uma experiência que representa a razão de ser da empresa, o “Bem-Estar Bem”, porque traduz a relação prazerosa do indivíduo consigo mesmo e com o mundo. “O Natura Musical é um veículo de conexão com o nosso público. Por meio da sensorialidade e sinestesia, construímos vínculo, despertamos memórias afetivas, conquistamos um diálogo efetivo e, transmitimos valores fundamentais para a Natura, como a brasilidade e o cuidado com as relações”, explica Fernanda Paiva, gerente de Apoios e Patrocínios da Natura.
O Natura Musical apoia iniciativas culturais de diversas áreas artísticas que tenham a música brasileira como foco em três vertentes de atuação: projetos emblemáticos de ícones da música brasileira, que representam marcos de carreira para os artistas, com grande potencial de reverberação com o público; trabalhos inéditos de novos artistas que despertam interesse da crítica e do público, com potencial para elevar suas carreiras a um novo patamar no curto prazo com o apoio do NaturaMusical, e iniciativas voltadas para a preservação e difusão de conteúdos de música de raiz, regional, folclórica, de caráter histórico ou antropológico e ainda projetos de valorização da cultura regional e de formação de novos músicos.
Em 2014, o programa mantém essas vertentes de atuação, mas cria uma nova modalidade de patrocínio dedicada a projetos de difusão, acompanhando o crescimento do mercado digital que registrou crescimento de 22,39% em 2013:
• Lançamento de novos trabalhos: projetos inéditos de CDs, DVDs e vinis, com turnês de pequeno, médio e grande porte.
• Formação, documentação e legado: projetos de formação musical, formação de público, documentação e/ou preservação da música brasileira
• Conteúdo e Novos Formatos: projetos de difusão da música brasileira por meio de clipes, programas web, conteúdos para TV, aplicativos, áudio, podcasts, blogs, etc.
Todos os projetos, exceto os inscritos na modalidade Conteúdo e Novas Formatos, devem necessariamente, prever a produção e entrega de um produto cultural físico inédito (CDs, DVDs, livros, coletâneas, catálogos de exposições ou programações, por exemplo), com tiragens a partir 1.000 unidades. Na categoria de Conteúdo e Novos Formatos a veiculação e disponibilização do conteúdo no portal Natura Musical é obrigatória.
Para seleção de um projeto, um pré-requisito obrigatório é a adequação ao conceito Natura Musical, que considera a valorização da música que tem origem na essência da brasilidade, mas que dialoga com os sons do mundo. Após o filtro inicial, são considerados nove critérios, classificados de acordo com a importância: excelência artística, relevância cultural e visibilidade figuram no peso 3; potencial de mobilização, inovação e democratização do acesso são peso 2 Abrangência, Viabilidade e relação custo-benefício são considerados Peso 1.
O processo de avaliação contempla uma análise técnica conduzida por uma consultoria externa especializada. Todos os projetos inscritos serão analisados quanto ao conteúdo e o cumprimento dos requisitos mínimos estabelecidos no regulamento do Edital e em seguida pontuados de acordo com os critérios do edital. Na segunda etapa, as propostas válidas serão analisadas por uma Comissão de Especialistas formada por críticos, produtores, curadores, da área musical e cultural, que, de forma independente, serão os responsáveis em recomendar os projetos para a escolha final, a cargo de uma Comissão de executivos da Natura.
No edital nacional, a partir da escolha final dos projetos, a Natura encaminhará ao Ministério da Cultura os selecionados que não possuírem inscrição ou aprovação na Lei Rouanet ou Audiovisual, para inscrição, avaliação e habilitação dos projetos para recebimento do incentivo fiscal. Após a decisão do MinC, os projetos são contratados e o resultado final divulgado. A divulgação dos resultados dependerá dos trâmites de aprovação nas leis de incentivo, podendo ocorrer até dezembro de 2014. Já para os editais regionais, os projetos deverão se habilitar para patrocínio junto às leis de incentivo estaduais: PROAC (SP), Pró-Cultura (RS), Leic (MG), Faz Cultura (BA) e Semear (PA).
Fonte: http://www.ogirassol.com.br/materia.php?u=programa-natura-musical-abre-inscricoes-para-o-edital-nacional-2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário