6 de ago. de 2014

Inscrições para prêmio “A Nação”

Realizado pelo 14° ano consecutivo, o “Prêmio Construindo A Nação” recebe inscrições de projetos realizados em escolas de todo o Brasil, nas seguintes categorias: Ensino Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio, EJA, Ensino Técnico, e Iniciativas Públicas e Privadas, e está implantado em todos os Estados da federação. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.institutocidadania.org.br ou construindo@institutocidadania.org.br, até 14 de agosto de 2014.
DivulgaçãoPremiação reconhece projetos nos vários níveis de ensino que contribuem para a melhoria da qualidade na formação dos alunosPremiação reconhece projetos nos vários níveis de ensino que contribuem para a melhoria da qualidade na formação dos alunos

O “Prêmio Construindo a Nação” é uma iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil que tem por objetivo reconhecer e difundir ações de cunho social realizadas por escolas da iniciativa privada e da rede pública e seus alunos, que tenham como agentes os próprios estudantes. O intuito é estimular as escolas a desenvolverem, em conjunto com seus alunos, projetos de ação que contemplem temas voltados à cidadania.

Todos os projetos respeitam o princípio de melhoria ou resolução de problemas nas comunidades onde se inserem essas escolas, dentro de temas relevantes para a vida de todos os envolvidos, alcançando situações sociais, educativas, culturais, de saúde, preservação ambiental, sustentabilidade, entre outros, que possam ser beneficiados pela participação de jovens brasileiros em idade escolar.

O “Prêmio Construindo A Nação” também valoriza o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão  estimulando os estudantes a participarem ativamente dos projetos de sua escola. Até esse ano, ao todo, são 7.795 escolas de todo o Brasil, envolvendo mais de 6 milhões de estudantes que já participaram do prêmio.

A iniciativa do Instituto tem como parceiros nacionais a Fundação Volkswagen, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Fundação Cásper Líbero, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Sesi, Sebrae, Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), além de outras instituições regionais.

O quesito básico para inscrição de um projeto de ação voltado para cidadania é sua legítima realização e a participação dos estudantes em todas suas etapas. Ao apresentar o projeto, a escola deverá ter todas as suas fases – estudo, concepção, diagnóstico, planos de ação e avaliação – documentadas e registradas. Além disso, deverá apresentar um vídeo de, no máximo, 3 minutos de duração oferecendo oportunidade de visualização do projeto com depoimentos de alunos e beneficiados.

O Instituto oferece, ainda, suporte técnico para a apresentação do projeto e coloca à disposição das escolas o tira-dúvidas pelos fones: (11) 5042-2242 ou (11) 5543-6530.

Premiações conquistadas
Títulos do Rio Grande do Norte em 2013

Ensino Infantil
1º Lugar: E. M. Professora Maria do Rosário Freire – Pendências

Ensino Fundamental
1º Lugar: E. M. 1º e 2º Graus Professor Joaquim Leal Pimenta - Campo Grande

Ensino Médio
1º Lugar: Escola Sesi Natal - Natal

EJA
1º Lugar: E. M. Professora Trindade Campelo - Currais Novos

Política Pública e Privada
1º Lugar: Secretaria Municipal de Educação Ipanguaçu - Ipanguaçu

Fonte: http://tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário: