23 de fev. de 2012

Ancine recebe inscrições para editais de coprodução e distribuição de filmes no exterior


A Agência Nacional do Cinema (Ancine), vinculada ao Ministério da Cultura, está com  inscrições abertas para dois editais na área do audiovisual. O primeiro é dedicado à distribuição de filmes nacionais no exterior, por meio do programa Cinema do Brasil, que está oferecendo prêmios de R$ 25 mil à comercialização de filmes brasileiros no mercado internacional.
O segundo é o edital de Coprodução Brasil-Uruguai 2012, destinado a apoiar à realização de um filme de longa-metragem feito em parceria entre produtores de ambos os países.

As inscrições para o edital de distribuição cinematográfica estão abertas até o dia 3 de junho e podem ser feitas no site [http://www.ancine.gov.br/sala-imprensa/noticias/cinema-do-brasil-abre-inscri-es-para-pr-mio-de-apoio-distribui-o] da Ancine.

Os interessados em participar desta seleção necessitam estar associados ao programa Cinema do Brasil. Os realizadores que tiverem os filmes classificados para receber o apoio terão que assumir o compromisso de divulgar as obras em pelo menos cinco cidades diferentes ou permanecer quatro semanas com o filme em cartaz. O edital exige, também, uma contrapartida de 50% do valor apoiado, por parte da empresa distribuidora.
Esta é a quarta edição do Prêmio Cinema do Brasil, que já beneficiou produções nacionais como Tropa de Elite 2, distribuído pela Gremi Film Production, na Polônia; Os famosos e os Duendes da Morte, distribuído pela Alambique, em Portugal; Sonhos Roubados, distribuído pela Artedis, na França; Carta para o Futuro, pela Farbfilm Verleih, na Alemanha; Estômago, pela distribuidora Alambique, em Portugal; e Era uma Vez, distribuído pela Maya Entreteniment, nos Estados Unidos.

Já o edital de Coprodução Brasil-Uruguai 2012 está com inscrições abertas até o dia 10 de abril. O edital e o formulário de inscrições podem ser acessados no site [http://www.ancine.gov.br/sala-imprensa/noticias/ancine-abre-inscri-es-para-edital-de-coprodu-o-brasil-uruguai] da Ancine.

Esta é a primeira edição do concurso, que foi criado a partir da assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Instituto de Cinema e do Audiovisual do Uruguai (Icau) e a Ancine, em 2010.
O concurso é voltado para a produção independente nos gêneros ficção, documentário e animação e o projeto selecionado receberá apoio da Ancine no valor equivalente a US$ 50 mil.

Fonte: Ministério da Cultura
http://www.cultura.gov.br/site/2012/02/15/editais-de-cinema/

Nenhum comentário: