17 de fev. de 2012

Audiovisual e música juntos em edital

Mais uma prova de que o casamento entre música e audiovisual segue de vento em popa no mercado. Até o dia 5 de março, a Vivo aceita inscrições para um novo projeto do Programa Conexão Vivo, batizado de Conexão Vivo Movida. O edital irá selecionar 50 videoclipes e 10 documentários musicais produzidos nos últimos três anos (considerando a data de sua primeira exibição pública), para compor uma mostra itinerante em cinco capitais brasileiras: Belo Horizonte, Goiânia, João Pessoa, Salvador e São Paulo. Uma oportunidade interessante para cineastas, documentaristas e outros realizadores de audiovisual.

O Conexão Vivo Movida, juntamente com o Conexão Vivo Animações (projeto de incentivo à produção de videoclipes em animação) compõe o eixo audiovisual do programa. Durante as apresentações, as obras selecionadas irão concorrer a prêmios em dinheiro - haverá uma distribuição de R$ 35 mil. As inscrições podem ser realizadas por meio do portal www.conexaovivo.com.br e estão abertas para pessoa física ou jurídica, brasileira ou residente no Brasil há pelo menos dois anos, além de maior de 18 anos.

A votação do público nas capitais vai premiar cinco videoclipes e cinco documentários com o valor de R$ 2 mil cada. Já a votação da Comissão Julgadora, formada por 15 jurados (três representantes regionais de cada uma das cinco capitais), concederá um prêmio para videoclipe e um para documentário, cada um no valor de R$ 5 mil. Os internautas também poderão premiar um videoclipe. O mais votado no portal Conexão Vivo receberá prêmio de R$ 5 mil. Os vídeos devem obedecer a especificações determinadas em edital e a curadoria vai realizar avaliação segundo critérios de respeito à diversidade cultural, ineditismo e inovação na cena musical brasileira.

Produção e difusão
Segundo o site da empresa, o objetivo do Conexão Vivo é democratizar o acesso a conteúdos culturais e ampliar a oferta de possibilidades para artistas brasileiros. Criado em 2001, o programa chega ao seu 12º ano. "Hoje a relação entre música e audiovisual é cada vez mais imbricada. Por isso, desde 2009 o Conexão Vivo investe na questão do audiovisual, através do Conexão Vivo Animação. Agora, a ideia é mapear a efervescência do mercado audiovisual ligado à música em diferentes cidades do Brasil, nesses últimos três anos", explica Tela Fonseca, representante da área de desenvolvimento cultural da Vivo.

"O objetivo é fomentar não apenas a produção, mas a difusão dos trabalhos e artistas, por meio da mostra itinerante, que deverá acontecer de abril a junho, em salas de cinema", ressalta Fonseca.

O resultado com os 60 selecionados está previsto para sair no segundo semestre de março. Ainda segundo Fonseca, a programação de exibição também inclui palestras e debates sobre os vídeos e documentários selecionados, sobre o mercado e o fazer audiovisual ligado à música no Brasil.

"Para isso, em cada cidade um dos curadores do projeto irá mediar uma conversa entre o público e três profissionais da área convidados, que representem a cena local, no sentido de incentivar a reflexão", adianta a representante.

Em Fortaleza, várias bandas e realizadores têm produções recentes, que poderiam concorrer no edital. Os rapazes do Selvagens à Procura de Lei, por exemplo, já acumulam dois videoclipes dede 2011 (músicas "Amigos Libertinos" e "Mucambo Cafundó"). Outro trabalho que ganhou destaque foi o clipe da música "O Espelho", da banda Rocca Vegas.

Mais informações
Inscrições para o projeto Conexão Vivo Movida em http://conexaovivo.com.br

Acompanhe as novidades em http://youtube.com/programaconexaovivo;http://facebook.com/conexaovivo;

http://formspring.me/conexaovivo

Fonte: http://diariodonordeste.globo.comateria

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