A Fundação Interamericana (IAF) financia iniciativas de grupos de base na América Latina e no Caribe e de organizações não-governamentais que os apóiam para promover o desenvolvimento econômico, melhorar as condições de vida e incentivar a participação de pessoas desfavorecidas e excluídas da comunidade. O valor financiado varia de 25 mil dólares (50 mil reais) a 400 mil dólares (até 800 mil reais, aproximadamente).
No caso da IAF, as propostas são recebidas durante todo o ano e são analisadas à medida que forem enviadas, não existindo um prazo específico em edital. As propostas para a IAF podem ser enviadas em português.
A IAF procura os seguintes aspectos em uma proposta que financia:
- soluções inovadoras para problemas de desenvolvimento;
- uso criativo dos recursos comunitários;
- participação substancial dos beneficiários no seguinte:
o identificação do problema abordado;
o o método escolhido para resolvê-lo;
o na formulação do projeto; e
o na gestão e avaliação de atividades.
- parcerias com o governo local, comunidade empresarial e outras organizações da sociedade civil;
- potencial para fortalecer todas as organizações participantes e suas parcerias;
- viabilidade e indicação de sustentabilidade;
- contribuições de contrapartida do proponente, dos beneficiários e de outras fontes;
- potencial para gerar aprendizagem;
- resultados mensuráveis;
Instituições como a IAF e União Européia apóiam projetos e iniciativas representativas para mudar a realidade e melhorar as condições de vida de grupos vulneráveis, como mulheres, jovens, agricultores familiares, ribeirinhos, comunidades tradicionais, por exemplo. São instituições de porte que atuam no apoio a projetos estruturados no Brasil e que operem com parcerias locais, podendo se aplicar aos programas de apoio e projetos do sistema S, governos e em modelos de fortalecimento dos produtores organizados em associações e comunidades na Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário