As inscrições de cases, projetos, exemplos de empresas e indicações de personalidades e cidadãos do mundo ambiental ao Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade, o “Oscar da Ecologia” 2013, terminam hoje, dia 17 de outubro. Para quem ainda não se inscreveu, basta acessar o site www.premiohugowerneck.com.br. Em sua 4ª edição, marcada para a noite do dia nove de dezembro, a cerimônia de premiação será realizada em um espaço mais que especial, que resgata a cultura e história de Belo Horizonte: o novo Cine Theatro Brasil, restaurado pela Vallourec na Praça Sete, coração emblemático da capital mineira. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e governador de Minas, Antonio Anastasia, que irão presidir o evento, já confirmaram suas presenças.
Dr. Antunes e Paul McCartney
A edição deste ano contará com homenagens de peso. Augusto Azevedo Antunes, um dos principais nomes da mineração brasileira que, pioneiramente, na década de 50 e em plena selva amazônica praticou o desenvolvimento econômico com sustentabilidade quando ainda não se falava no assunto, será um dos nomes lembrados durante o evento.
Outra celebridade homenageada será o ex-beatle e hoje ambientalista engajado Paul McCartney. O cantor mineiro Aggeu Marques, considerado já duas vezes pelo Festival Internacional de Liverpool como a sua melhor voz cover, é quem irá interpretar as composições de Paul ligadas ao meio ambiente. “Vamos fazer essa homenagem, pois sabemos que, dentre outras causas humanitárias, Paul também está à frente do movimento global “Segunda sem Carne”, em protesto à pecuária extensiva que continua derrubando a floresta amazônica” - diz Hiram Firmino, jornalista e ambientalista, coordenador do prêmio.
Requinte e elegância
O tema-símbolo da premiação escolhido este ano é uma gravata borboleta. O objetivo é passar a ideia de que a sustentabilidade, a questão ambiental e o amor à natureza defendida pelo ambientalista Hugo Werneck, considerado o “pai” do movimento ambientalista brasileiro, deve ser tratada com respeito e prioridade na agenda governamental e empresarial, o que ainda não acontece, vide que o desmatamento da Amazônia dobrou este ano, ao invés de diminuir: “O desenvolvimento sustentável tem que estar na agenda dos líderes mundiais. A saúde do nosso planeta é um assunto que tem que ser visto como emergencial e de forma séria. Sem planeta com vida, nem a democracia nem a economia se sustentarão”, defende Hiram.
O Prêmio Hugo Werneck
Criado em 2010, o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza é uma iniciativa de ambientalistas históricos ligados à memória de Hugo que significa para Minas e o país, o mesmo que Chico Mendes representa para a Amazônia e o mundo. Como já se tornou conhecido, já na sua 4ª. edição, o “Oscar da Ecologia”, se tornou uma referência nacional, com as inscrições de cases e indicações vindas de todo o Brasil.
O evento tem a participação do Ministério do Meio Ambiente e do Governo de Minas, via o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A parceria da Fiemg, através do Programa Minas Sustentável. A supervisão técnica da Fundação Dom Cabral,através do Núcleo Petrobras de Sustentabilidade. A companhia do Sistema Fecomércio. A legitimação do Centro Hugo Werneck de Proteção à Natureza e apoio da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda). Mais a fé e a esperança no desenvolvimento sustentável.
As categorias
Este ano, as categorias são: Melhor exemplo em Água, Ar, Flora e Fauna; Destaque Municipal; Destaque Estadual; Destaque Nacional; Melhor Empresa; Melhor Empresário; Melhor Político; Melhor Exemplo do Comércio de Bens e Serviços; Personalidade do Ano e Parceiro Sustentável; Melhor Exemplo em TI; Melhor Exemplo em Educação Ambiental; Melhor Anúncio Campanha Publicitária; Melhor Exemplo de Mobilização Social.
Hugo Werneck: “Somente o nosso contato com a natureza, com algo maior, é capaz de nos reensinar o amor ao planeta e a nós mesmos”. E a mensagem da ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira: “O Prêmio Hugo Werneck é um compromisso não só pela vida e pelo planeta, mas um compromisso com os mineiros. E isso faz muita diferença no Brasil”.
Saiba mais: www.premiohugowerneck.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário