17 de dez. de 2013

Editais doam recursos para projetos de direitos humanos

Fundo Brasil vai apoiar projetos de combate à discriminação e à violência institucional; e voltados à defesa de direitos de pessoas impactadas pela realização da Copa e das Olimpíadas no Brasil

Dois editais do Fundo Brasil de Direitos Humanos vão doar recursos para grupos interessados em realizar projetos de defesa de direitos humanos em todo o país. O Edital Anual 2014 da fundação recebe iniciativas que combatam os diversos tipos de discriminação e a violência institucional, aquela cometida por ação ou omissão do estado e suas instituições, nas mais diversas áreas dos direitos humanos. Todas as informações para concorrer estão no site:http://www.fundodireitoshumanos.org.br/v2/pt/proposals

Impactos da Copa
Já o edital "Megaeventos esportivos e direitos humanos" vai selecionar iniciativas que promovam os direitos de grupos ou comunidades vulneráveis aos  impactos negativos resultantes da preparação e da organização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Realizada em parceria com a Fundação Ford, a chamada pretende incentivar a construção de um legado positivo para a população brasileira, sobretudo para os grupos e comunidades vulneráveis, prevenindo e buscando soluções para os impactos sociais negativos e as violações de direitos humanos que venham a ocorrer durante todo o processo. As orientações para remeter um projeto estão disponíveis aqui:
http://www.fundodireitoshumanos.org.br/v2/pt/proposals/index/special

Inscrições
Em ambos os casos, as inscrições devem ser feitas apenas pelos Correios, até fevereiro de 2014 (veja abaixo). As propostas devem ter orçamento total máximo de quarenta mil reais, para até um ano de duração.

Sobre o Fundo Brasil
Desde 2007, o Fundo Brasil já destinou mais de 5 milhões de reais para o apoio a 200 iniciativas, nas cinco regiões do país. Foram beneficiados(as) diretamente pelos projetos selecionados povos indígenas, comunidades quilombolas e pequenos(as) agricultores(as); mulheres; afrodescendentes; crianças e adolescentes; população LGBT;  grupos que combatem a violência institucional (aquela cometida por ação ou omissão do Estado, suas delegações e/ou empresas); e pessoas impactadas por megaeventos esportivos e/ou projetos de desenvolvimento. Todos os projetos estão em nosso site:
http://www.fundodireitoshumanos.org.br/v2/pt/projects

SERVIÇO
Editais para Direitos Humanos

Edital Anual 2014 - Combate à violência institucional e à discriminação
Realização: Fundo Brasil de Direitos Humanos 
Inscrições:  até 21 de fevereiro de 2014 (somente por Correios)
Foco: Superexploração do trabalho, trabalho escravo e trabalho infantil; violência policial, de milícias ou esquadrões da morte; tortura e execuções; não acesso à terra e ao território; democratização do acesso à justiça; violação de direitos socioambientais; criminalização de organizações e movimentos sociais; violência contra defensores de direitos humanos; discriminação no acesso ao serviço público, de gênero, de raça, de etnia, de orientação sexual e/ou em razão de condição econômica; e o combate a intolerância religiosa.
Informações: 
http://www.fundodireitoshumanos.org.br/v2/pt/proposals

Edital Megaeventos esportivos e direitos humanos
Realização: Fundo Brasil de Direitos Humanos, em parceria com a Fundação Ford
Inscrições:  até 7 de fevereiro de 2014 (somente por Correios)
Foco: Grupos e comunidades que estejam sofrendo violações de direitos humanos em função da realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 no Brasil, que atuem nas cidades sede dos jogos (Belo Horizonte, Distrito Federal, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo).
Informações: 
http://www.fundodireitoshumanos.org.br/v2/pt/proposals/index/special

Por: FDDH Comunica-nos 

Nenhum comentário: