4 de dez. de 2013

Ministra e Governador presidem prêmio de Sustentabilidade

Dezoito projetos dentre 80 selecionados de todo o Brasil disputam o Oscar da Ecologia 2013

No próximo dia 9, a partir das 20h, serão conhecidos os vencedores da quarta edição do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza, evento que anualmente reconhece projetos e iniciativas em prol do meio ambiente. Realizado no Cine Theatro Brasil – Vallourec, o evento pretende receber mais mil pessoas e será presidido pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e pelo governador Antônio Anastasia. Na oportunidade, serão conhecidos os vencedores entre 18 projetos finalistas nas categorias Educação Ambiental, Mobilização Social, Melhor em TI, Melhor em Água, Melhor em Fauna e Melhor em Flora.

“Ficamos felizes em observar que até instituições de reconhecimento público jamais atreladas à questão se inscreveram este ano, como o Sesc nacional, por exemplo. Mesmo com atividades voltadas para bens e serviços, concorre por ter comprado e preservado um pedaço do Pantanal Mato-Grossense equivalente a 106 mil hectares - a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do País”, destaca Hiram Firmino, jornalista e ambientalista, coordenador do prêmio.

Este ano o Prêmio Hugo Werneck, que assim como a Revista Ecológico está passando por um processo de nacionalização, recebeu diversas inscrições de outros estados brasileiros. Projetos do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Paraná, Paraíba, Amazonas e Mato Grosso do Sul concorrem com os mineiros, enriquecendo ainda mais a troca de experiências proporcionada pela iniciativa.

O IV Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza também terá uma homenagem à ecologia praticante e postura sustentável do ex-Beatle de Paul McCartney, por lutar contra a  causa da destruição da Amazônia pela pecuária extensiva e criminosa, e a Augusto Azevedo Antunes, um dos principais nomes da mineração brasileira que, pioneiramente, praticou o desenvolvimento econômico com sustentabilidade na década de 50.


Confira a lista completa de finalistas
MELHOR EM TI
Projeto ENIAC/Instituto Brasileiro de Turismólogos
Projeto Oráculus/TR Soluções
Projeto TI /Verde/AngloGold Ashanti

MELHOR EM ÁGUA
AGB Peixe Vivo
Apolo Heringer, Projeto Manuelzão
Votorantim Metais

MELHOR EM FLORA
Arcelor Mittal/Projetos Matas Ciliares
Projeto Inventário Florestal da UFLA/IEF – Reitor Roberto Scolforo
Projeto Oásis/Grupo Fundação O Boticário de Proteção à Natureza

MELHOR EM FAUNA
Instituto Felinos do Aguaí
Projeto Malha/Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas/UFLA
Projeto Pato Mergulhão/Terra Brasilis

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Eu no Meio/E.E. Raul Teixeira da Costa Sobrinho
ForEA –Forum Regional de Educação Ambiental
Guerreiros da Amazônia

MOBILIZAÇÃO SOCIAL
Barqueata Rio Verde
Expedição Rio Paracatu, Movimento Verde/Tonhão
Projeto Manuelzão, “Deixe o Onça beber Água Limpa”

Os vencedores nas demais Categorias/indicações (MELHORES DESTAQUES MUNICIPAL, ESTADUAL E NACIONAL/PARCEIRO SUSTENTÁVEL/ EMPRESA/EMPRESÁRIO/POLÍTICO E PERSONALIDADE DO ANO) serão anunciados e conhecidos durante a cerimônia.

Nenhum comentário: