26 de dez. de 2013

Editais tem R$ 98 milhões para internet

Os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e das Comunicações e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) assinaram um convênio para destinar R$ 98 milhões a projetos de pesquisa que tenham o objetivo de desenvolver a internet no país. 
    Os primeiros editais deverão ser lançados em fevereiro de 2014.Poderão se inscrever instituições de pesquisa acadêmicas, pequenas empresas, entidades civis e desenvolvedores de software de todos os estados brasileiros, de acordo com informações do TI Inside. 
Serão válidos projetos de seis linhas de pesquisa: tecnologias viabilizadoras da internet (comunicação ótica, segurança de rede); aplicações avançadas da internet (novas aplicações, como computação em nuvem e aplicações em vídeo digital de muito alta definição em artes e humanidades); comunicação em rede e cultura digital; políticas relativas à internet (modelos de governança de redes);software livre; e aplicações sociais de TICs (como nas áreas de saúde e educação).
"A problemática que está colocada é de aprimorar o funcionamento e a gestão da internet. Fica claríssimo que o país precisa desenvolver tecnologias como de segurança de rede, uma série de questões que são fundamentais para o bom funcionamento, respeitando todos os princípios democráticos que devem reger qualquer organização, no caso a rede", afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp.
Fonte: http://www.baguete.com.br

Nenhum comentário: