29 de set. de 2010

Abertas inscrições para o Prêmio Instituto Claro - Novas formas de Aprender e Empreender

A edição de 2010 do Prêmio Instituto Claro – Novas formas de Aprender e Empreender, tem como objetivo fomentar o empreendedorismo na educação e no desenvolvimento comunitário, reconhecendo e articulando os agentes, de forma a tornar ainda mais transformadoras as suas ações. Em sua primeira edição, o Prêmio teve 1.365 iniciativas inscritas.

Se você é um empreendedor social que usa as tecnologias de informação e comunicação para inovar na educação e no desenvolvimento comunitário, participe. Serão R$ 150 mil em prêmios, distribuídos conforme o regulamento.

As inscrições válidas para cada modalidade poderão ser feitas até o dia 03/12/2010, período este que pode ser prorrogado a exclusivo critério do Instituto Claro.

Para se inscrever, o participante deverá preencher integralmente a ficha online. Não serão recebidas inscrições enviadas por outros meios, como e-mail ou correio.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

Poderá concorrer ao Prêmio Instituto Claro, Novas Formas de Aprender e Empreender, o empreendedor que possuir:

. Uma ideia inovadora com potencial de causar impactos positivos para a sociedade;

. Capacidade gerencial para colocar a ideia em prática;

. Perfil articulador, ou seja, que identifica potenciais parceiros e une diferentes atores para implementar seu projeto.

O empreendedor deve preencher cumulativamente os seguintes requisitos:

. Estar ligado a uma pessoa jurídica, seja uma instituição educativa formal ou não formal, uma Escola, Universidade, ONG, Associação, Fundação, entre outras, constituídasno Brasil, de acordo com a legislação brasileira, com sede no território nacional;

. Residir no Brasil;

. Ser responsável direto pelo projeto inscrito: idealização e execução.

MODALIDADE 1: INOVAR NA APRENDIZAGEM

A modalidade "Inovar na Aprendizagem" consiste em apoiar a execução e a ampliação de iniciativas inovadoras e articuladas, conduzidas por empreendedores que criam "novas formas de aprender" no processo de educação formal ou não formal, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como parte do processo de aprendizagem.

O Instituto Claro considera "novas formas de aprender" práticas e oportunidades de aprendizagem inovadoras, lúdicas e inclusivas.

MODALIDADE 2: INOVAR NA COMUNIDADE

A modalidade "Inovar na Comunidade" consiste em apoiar a execução e a ampliação de iniciativas inovadoras e articuladas conduzidas por empreendedores que melhoram as condições de vida da comunidade, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), a fim de promover o desenvolvimento comunitário.

O Instituto Claro entende por desenvolvimento comunitário iniciativas de cunho social, ambiental, cultural, esportivo, entre outros, que gerem valor social à comunidade, seguindo os pressupostos:

. Localidade delimitada: um bairro, uma cidade etc.;

. Atividades escolhidas e construídas de dentro para fora;

. Equipe envolvida formada por pessoas que partilham ideais, história e memória;

. Articulação de diferentes atores, como órgãos públicos, privados e/ou do Terceiro Setor e a promoção de seu relacionamento;

. Promoção da diversidade;

. Mobilização de recursos locais;

. Cooperação;

. Promoção do desenvolvimento de indivíduos.

Características do projeto na modalidade "Inovar na Comunidade":

As propostas submetidas devem ser projetos em fase de implementação ou ampliação. Por ampliação entende-se o aprimoramento de um projeto já implementado ou a expansão para outros públicos de interesse.

São exemplos de projetos elegíveis aqueles com os seguintes focos:

. Iniciativas culturais, esportivas e ambientais para a comunidade;

. Promoção da cidadania;

. Promoção da diversidade;

. Promoção da Saúde;

. Ajuda humanitária;

. Segurança pública;

. Geração de renda;

. Preservação ambiental.

Em ambas modalidades, os projetos submetidos deverão apresentar um orçamento detalhado, com indicação de fontes complementares de financiamento e apoios de parceiros, caso estes sejam previstos. As ações viabilizadas com recursos provenientes deste prêmio devem estar destacadas e podem totalizar cerca de R$ 50.000,0

Para acessar o regulamento, clique aqui.

Para inscrever seu projeto, clique aqui.

Para mais informações, acesse a página do Instituto Claro.

Nenhum comentário: