1 de set. de 2010

CAOTS – CENTRO DE APOIO OPERACIONAL AO TERCEIRO SETOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS

O Centro de Apoio Operacional ao Terceiro Setor do Ministério Público de Minas Gerais (CAOTS), idealizado e coordenado pelo Procurador de Justiça Dr. Tomáz de Aquino Resende, foi oficialmente instituído em maio de 2004 para auxiliar o funcionamento administrativo das Promotorias de Tutela de Fundações e Entidades de Interesse Social de Minas Gerais. Além de propor melhorias na legislação, produzir e difundir informações e conhecimentos sobre o Terceiro Setor e ainda estimular a capacitação de organizações sem fins lucrativos, com vistas a aprimorar os serviços por elas oferecidos, o CAOTS se tornou referência nas relações intersetoriais.

Há quase 20 anos atuando nesse segmento, o Dr. Tomáz de Aquino percorre o país na busca de viabilizar uma melhor sinergia entre os três setores sociais – Governo, Mercado e as Entidades de Interesse Social – para que cada um possa cumprir devidamente o seu papel. Durante todo o ano, o Procurador participa de palestras, seminários e encontros expondo sua visão e discutindo, com profundidade, o tema da
intersetorialidade.

“A labuta de velar pelas fundações e entidades de interesse social nos impõe um dever muito maior de que o simples fato de acompanhar ou fiscalizar a destinação de recursos públicos. Determina, especialmente, um compromisso com o futuro que queremos, pois somos também, sem qualquer dúvida, protagonistas de uma estrutura que almeja o desenvolvimento social sustentável, fiel aos mais imprescindíveis valores
humanísticos”, afirma Dr. Tomáz.

O CAOTS oferece sua contribuição aos programas sociais em desenvolvimento em Minas Gerais agindo como órgão centralizador das informações, bancos de dados e convergências de propósitos e projetos existentes entre as inúmeras entidades que compõem o Estado. Dentre os vários feitos realizados desde sua fundação, o CAOTS produziu o Diagnóstico do Terceiro Setor de Belo Horizonte, poderoso instrumento para a coleta de dados necessários para se traçar um mapeamento das instituições que constituem o chamado Terceiro Setor.

Por meio do intenso trabalho realizado para o Terceiro Setor e para os cidadãos, o CAOTS amplia, constantemente, suas ações, parcerias e estrutura. Esse Centro de Apoio atua como agente aglutinador dos interesses, finalidades e projetos existentes entre as inúmeras Associações, Fundações e outras entidades de interesse coletivo que compõem o Estado.

Assessoria de Comunicação CAO-TS
Contato: Luiza Senna - 3295-7939
caotscomunica@mp.mg.gov.br

Nenhum comentário: