29 de set. de 2017

Fortalecendo Comunidades para a Construção de Cidades Inclusivas, Resilientes e Sustentáveis

Programa inicia com abertura de inscrições para projetos oriundos da Região Metropolitana do Recife.

O Programa Fortalecendo Comunidades para a Construção de Cidades  Inclusivas, Resilientes e Sustentáveis está abrindo inscrições para projetos de organizações da Região Metropolitana do Recife. Os projetos devem apresentar propostas inovadoras no âmbito das linhas de ação do edital e levar em consideração o desenvolvimento social e práticas […]

Programa inicia com abertura de inscrições para projetos oriundos da Região Metropolitana do Recife
Programa Fortalecendo Comunidades para a Construção de Cidades  Inclusivas, Resilientes e Sustentáveis está abrindo inscrições para projetos de organizações da Região Metropolitana do Recife. Os projetos devem apresentar propostas inovadoras no âmbito das linhas de ação do edital e levar em consideração o desenvolvimento social e práticas ambientalmente sustentáveis.
As inscrições para a Etapa do Recife se iniciam na segunda-feira dia 25 de setembro e vão até 25 de outubro. O valor é de até R$ 30 mil por projeto e as linhas de ação são:  Agricultura urbana e seguridade alimentarHabitação (Assentamentos precários e habitação de interesse social); Consumo sustentável; Energia; Fortalecimento institucional comunitário; Implantação e recuperação de áreas verdes comunitárias; Mobilidade ativa; Mudanças climáticas; Ordenamento territorial; Participação social; Saneamento.
A Etapa Recife marca o início do Programa que irá apoiar 150 projetos em 10 regiões metropolitanas do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre, Belém, São Luiz e Brasília). A duração dos projetos será de 1 ano e meio e o lançamento do edital nacional está previsto para o início de 2018.
O Programa Fortalecendo Comunidades é uma parceria entre Fundo Socioambiental CASA, Fundo Socioambiental CAIXA e Fundação OAK. Após realizar com sucesso o Programa Fortalecimento de Comunidades na Busca Pela Sustentabilidade entre os anos de 2015 e 2016, um novo termo de cooperação foi firmado entre os Fundos para a realização de mais um grande programa, em nível nacional.
O novo Programa traz características inovadoras como a criação de redes locais e nacionais para a integração dos projetos e estímulo ao trabalho em rede. Também está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, principalmente com os objetivos 11 (Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis) e 12 (Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis). Os objetivos estão na agenda de desenvolvimento sustentável da ONU e devem ser implementados por todos os países até 2030.
As cidades são complexas regiões do Brasil onde problemas como desigualdade social, poluição, mobilidade e até mesmo mudanças climáticas ficam mais evidentes, impactando diretamente na vida de milhões de pessoas. O Programa Fortalecendo Comunidades tem como objetivo estimular ações locais, estimular redes de boas iniciativas e ajudar a construir cidades mais democráticas, inclusivas e sustentáveis.
Acesse abaixo a convocatória completa e o aplicativo para inscrição*:
*Aplicativo compatível somente com sistema operacional Windows.

Nenhum comentário: