11 de dez. de 2009

MinC e Petrobras lançam editais e projetos que receberão R$ 29,3 milhões em apoio financeiro

O Ministério da Cultura e a Petrobras lançaram no dia 3 de dezembro, no Rio de Janeiro, a nova edição das Ações Extraordinárias Petrobras/MinC. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o gerente executivo de Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa, anunciaram o lançamento do conjunto de dez editais e cinco projetos, que receberão apoio das duas instituições.

Participaram do evento, pelo MinC, o secretário executivo, Alfredo Manevy, e o secretário de Políticas Culturais, José Luiz Herencia; além da gerente de Patrocínios da Petrobras, Eliane Costa.

A parceria foi iniciada em 2003. Com as ações, a maior patrocinadora da área cultural no país amplia o investimento em editais de seleção pública, que popularizam o financiamento à produção artística, além de ações estruturais, para garantir o acesso à Cultura. Este ano, serão investidos R$ 29,3 milhões nos mais diversos segmentos e setores artístico-culturais.

O ministro Juca Ferreira destacou que a parceria com a Petrobras é vital neste momento, em que as ações do Ministério alcançam uma diversidade cada vez maior. “Elas abrangem, por exemplo, desde cultura indígena até a Feira Música Brasil, que estimula a atividade fonográfica, passando por programas de inclusão de pessoas idosas e veiculação de músicas e dramaturgias pela rádio”, avaliou o ministro.

O ministro ressaltou que, além de beneficiar projetos de qualidade, as ações Petrobras/MinC sacramentam os editais públicos como principal ferramenta de estímulo à Cultura. “Além disso, a construção dessas formas de patrocínio tem transparência absoluta”, lembrou. Ele elogiou o espírito público da Petrobras, que favoreceria uma verdadeira “evangelização” em prol da responsabilidade social no setor privado, a partir da Cultura. “Afinal, não é possível chegarmos ao Século XXI sem um ambiente cultural inclusivo e de respeito à diversidade”.

Saiba mais em: http://www.cultura.gov.br/site/2009/12/03/acoes-petrobrasminc/

Nenhum comentário: