Dialogar, dialogar, dialogar. O programa Rumos Itaú Cultural 2010 reforça a necessidade de manter uma rede de intercâmbios artísticos no país, com a articulação de grupos de diferentes regiões brasileiras. Durante a coletiva de imprensa para divulgação dos editais de Música, Literatura, Pesquisa Acadêmica e Teatro (este último, inédito), que serão lançados oficialmente hoje –, a expressão “dialogar” marcou a fala dos quatro representantes de cada edital.
A constatação de que é preciso provocar grupos de teatro, escritores e músicos para que interajam com outros representantes da mesma atividade artística é fruto do trabalho de pesquisa e mapeamento das áreas de cada edital, que, após anos de criação, mudam conforme as alterações nas dinâmicas e economias da cultura.
“Esta é a 13ª abertura de mapeamento, com trabalhos em vários segmentos, áreas e expressões artísticas. Os editais vêm se aprimorando, repensando o seu papel. Há 13 anos, por exemplo, o universo cultural era muito diferente”, disse Eduardo Saron, superintendente de atividades culturais do Instituto Itaú Cultural.
As inscrições podem ser feitas a partir de hoje até o dia 30 de junho, com exceção do edital de Literatura, que permanece com inscrições abertas até o dia 31 de julho. Os quatro editais encontram-se na íntegra no site www.itaucultural.org.br/rumos, por meio do qual também deve ser realizada a inscrição gratuita.
Eduardo Saron enfatizou ainda que o Programa Rumos é estrategicamente pensado para preencher algumas lacunas no quadro de políticas públicas de cultura. Foi o caso do lançamento do Edital Rumos Dança antes mesmo da criação do edital de Teatro.
Fonte: http://www.diariodopara.com.br/noticiafullv2.php?idnot=81378
Nenhum comentário:
Postar um comentário