21 de abr. de 2011

A busca de um terceiro setor eficiente e eficaz

Por Adm. Tiago Davi Lage de Carvalho

No contexto atual, é visível a importância do terceiro setor para a solução de problemas que a sociedade contemporânea vivência e somente o setor público de forma isolada não possui capacidade de resolução.

Porém devido à demanda crescente de problemas sociais surge à necessidade de uma integração eficaz entre os três setores “Público, Privado e composto pelas Organizações da sociedade Civil”, e não somente o terceiro setor; ações estas executadas anteriormente.  Essa integração entre setores, não é uma tarefa fácil para os Gestores dessas entidades. Existem vários fatores que sistematicamente combinam para o não atingimento dessa meta, porém gostaria de citar uma em especial, o preconceito.

O preconceito, sentimento que está implícito nas ações humanas. Segundo o dicionário Michaelis, WEISZFLOG,Walter, o preconceito  Conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados.  Para que o Terceiro Setor se torne eficiente e eficaz, os lideres dos três setores devem quebrar certos paradigmas arraigados em suas crenças e buscas a comunicação e diálogo constante.

Devemos saber que existem pessoas boas e que estão empenhadas para a construção de um mundo melhor, de igualdade social e de um planeta sustentável. Também, devemos saber que no contexto atual, existem líderes, que atuam de forma contrária aos interesses da coletividade. Portanto, frente às certezas existentes, não podemos deixar de buscar parcerias entre setores e não podemos generalizar a crença de que, o terceiro setor ou os setores devem ser geridos de forma isolada. A busca pela quebra desse sentimento intrínseco as ações, a procura de um diálogo eficaz entre setores na tentativa de alcançar metas traçadas que vão gerar benefícios para a sociedade com um todo e não somente partes isoladas é um fator de sucesso para que não somente o terceiro setor alcance a eficiência e eficácia, mais também para o primeiro e segundo setor.

Não chegaremos a obter resultados extraordinários se não tivermos a quebra do preconceito e a busca pela intersetoriedade. 

Nenhum comentário: