30 de jul. de 2014

Inscreva-se para o Prêmio Cultura Empreendedora Sebrae Minas

Em sua segunda edição, o objetivo é valorizar e fomentar práticas de empreendedorismo de educadores de instituições públicas e privadas de MG

Estão abertas, de 11 de agosto a 18 de setembro, as inscrições para a 2ª edição do Prêmio Cultura Empreendedora Sebrae Minas. Com edição anual, o prêmio visa identificar, reconhecer e estimular práticas inovadoras e bem-sucedidas promovidas por educadores de instituições de ensino de Minas Gerais, que estimulem o empreendedorismo entre os estudantes.
Cada educador pode inscrever uma ou mais práticas, nas três categorias de ensino (fundamental, médio ou superior), desde que tenham sido desenvolvidas em instituições de ensino diferentes. As ações de educação empreendedora contemplam técnicas de ensino, materiais didáticos, pesquisas acadêmicas, projetos de extensão, atividades extracurriculares, eventos culturais, dentre outros.
O prêmio utiliza quatro critérios de avaliação: empreendedorismo e inovação; recursos disponíveis; aplicabilidade e repercussão. Todas as práticas inscritas serão pré-avaliadas pela Comissão Organizadora do Prêmio, em seguida serão submetidas à análise da Comissão Técnica e, finalmente, as selecionadas serão encaminhadas para a Comissão Julgadora, que escolherá as vencedoras.
Serão distribuídos certificados de participação para todos os classificados e troféus para os primeiros, segundos e terceiros lugares nas três categorias. Os vencedores participarão, ainda, de uma missão internacional para conhecer uma experiência de educação empreendedora. Os segundos colocados participarão de missão nacional com o mesmo intuito e os terceiros colocados ganharão um curso do Sebrae Minas. Os vencedores serão anunciados em novembro.
Critérios de seleção

Empreendedorismo e inovação
: Promove o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, tais como: busca de oportunidades e iniciativa; planejamento e monitoramento sistemático; comprometimento; exigência de qualidade e eficiência; correr riscos calculados; estabelecimento de metas; busca de informações; persistência; persuasão e redes de contato; independência e autoconfiança.

Recursos disponíveis: recebe apoio ou suporte da instituição de ensino para o desenvolvimento das práticas empreendedoras em suas atividades, visando alcançar níveis de disseminação da cultura empreendedora na instituição.
Aplicabilidade: Desenvolve práticas que possam ser replicadas, assimiladas e compatíveis com o perfil dos jovens empreendedores e da instituição de ensino, com ampla possibilidade de disseminação.
Repercussão: Influencia outras instituições de ensino, parceiros, estudantes ou educadores com a respectiva prática empreendedora, além de apresentar ganhos de resultados para a aprendizagem e para o estímulo à atuação empreendedora dos jovens.

Assessoria de Imprensa do Sebrae MinasKarla Lamounier
(31) 3379-9276

Nenhum comentário: