31 de jul. de 2014

Instituto Unibanco lança edital "Práticas de Gestão Escolar" para seleção de projetos de escolas do Jovem de Futuro

As inscrições para o edital se iniciam em 1º/8 e vão até 30/9
O Instituto Unibanco, organização que visa à melhoria da qualidade da educação pública brasileira com foco no Ensino Médio, lança amanhã, 29, o edital Práticas de Gestão Escolar para escolas públicas de Ensino Médio de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo (Grande São Paulo e Vale do Paraíba). As instituições de ensino habilitadas para inscreverem seus projetos devem ter concluído o ciclo do Jovem de Futuro, programa do Instituto Unibanco em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação desses estados.
A iniciativa tem o objetivo de ampliar as oportunidades educacionais dos jovens e estimular escolas que queiram desenvolver uma experiência interessante de gestão escolar, com resultados concretos e que contribuam para elevar a qualidade da educação na escola. “A boa gestão contribui diretamente para a qualidade da educação ao colocar a aprendizagem do estudante no centro das ações”, afirma Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco.
Os projetos podem ser inscritos pelos professores, gestores, coordenadores pedagógicos, pais, alunos e demais representantes da comunidade escolar. As inscrições devem ser feitas entre os dias 1º de agosto e 30 de setembro de 2014 pelo site www.institutounibanco.org.br/editais/praticas-de-gestao-escolar.
As escolas poderão pleitear apoio financeiro para executar o projeto, além de apoio técnico para contribuir com o monitoramento, a avaliação e a sistematização do projeto. Poderão ser inscritos e selecionados mais de um projeto por escola, no valor máximo de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) por projeto.
A divulgação dos projetos selecionados acontecerá no dia 31 de outubro de 2014 no site do Instituto Unibanco - www.institutounibanco.org.br
Sobre o Projeto Jovem de Futuro
Uma das iniciativas do Instituto Unibanco é o projeto Jovem de Futuro, desenvolvido a partir de 2007, que busca fortalecer a gestão escolar com o objetivo de melhorar os resultados nas instituições de ensino, principalmente a aprendizagem dos estudantes. 
Após a implantação do projeto em fase piloto em escolas públicas de ensino, o Jovem de Futuro foi validado como uma tecnologia educacional e possibilitou sua aplicação em larga escala, em parceria com o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), do Ministério da Educação, constituindo o ProEMI/JF. Atualmente, o ProEMI/JF está em fase de disseminação, por meio da integração com a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência (SAE) e cinco Secretarias Estaduais de Educação, como política pública estadual de ensino no Ceará, em Goiás, no Mato Grosso do Sul, no Pará e no Piauí, para melhoria do Ensino Médio público. 
A criação do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro (ProEMI/JF) reflete o desenho estruturado de uma parceria público privada que permitirá atingir, até 2016, mais de 2.500 mil escolas e cerca de 2 milhões de jovens.
Sobre o Instituto Unibanco
Criado há 30 anos, o Instituto Unibanco – uma das instituições responsáveis pelo investimento social privado do conglomerado Itaú Unibanco – é uma organização que atua com ações voltadas para a melhoria da qualidade da educação pública brasileira com foco no Ensino Médio. 
Atualmente, o Instituto Unibanco concebe, avalia e dissemina soluções no sentido de provocar mudanças na realidade do Ensino Médio para ampliar as oportunidades educacionais dos jovens, em busca de uma sociedade mais justa e transformadora. Na visão do Instituto, uma educação de qualidade é aquela que considera, entre outros aspectos, os princípios democráticos, de diversidade e de equidade.

Nenhum comentário: