2 de jul. de 2014

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios inscreve até 31 de julho

Inscrições podem ser feitas pela internet ou em uma das agências do Sebrae
Foto: internet
Empreendedoras paraibanas têm até o dia 31 de julho para se inscreverem no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A premiação vai reconhecer e premiar as melhores trajetórias de vida de mulheres que, com visão e perseverança, transformaram o sonho de ter seu próprio negócio em modelo de empreendedorismo feminino.
As inscrições são feitas pela internet, no endereço www.mulherdenegocios.sebrae.com.brou em uma das agências do Sebrae na Paraíba. Para efetivar a inscrição, é necessário preencher todos os campos da ficha de inscrição: relato escrito pela empreendedora, autoavaliação sobre o negócio e questionário das características do comportamento empreendedor.
A premiação é voltada para proprietárias de micro e pequenas empresas e produtoras rurais (atividades agrícolas, pecuárias e pesqueiras), que faturem, no máximo, R$ 3,6 milhões por ano, e para microempreendedoras individuais com faturamento anual de até R$ 60 mil.
O prêmio é composto por duas etapas, sendo uma estadual e outra nacional. As empresárias premiadas na etapa estadual recebem troféu, certificado e um selo de reconhecimento, além de um curso oferecido pela instituição e 16 horas técnicas de consultoria. As primeiras colocadas estaduais em cada categoria  – Pequeno Negócio, Produtora Rural e Microempreendedora Individual – irão concorrer com as vencedoras de outros estados na etapa regional, podendo ser indicadas para a final nacional.
As vencedoras da etapa nacional receberão troféus, uma viagem para capacitação em território nacional e selo de vencedora nacional. As primeiras colocadas ganharão, além do troféu ouro, do selo e da capacitação em território nacional, uma viagem internacional.
O prêmio é uma parceria entre Sebrae; Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM); Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW); e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Em 2013, na 10ª edição do prêmio, foram inscritas as histórias de 62 proprietárias de micro e pequenas empresas, 10 produtoras rurais e 28 microempreendedoras individuais na Paraíba. Em nível estadual, além de e Thaís Fernandes de Araújo, também foi reconhecido o trabalho de Francisca Feitosa Soares de Almeida, na categoria Pequenos Negócios.
Empreendedorismo Feminino
O empreendedorismo feminino tem ganhado força em todo o país. Dados da pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgados no início do ano, revelam que as mulheres estão à frente de 52% das novas empresas – com menos de 3,5 anos – no Brasil. Apenas no Nordeste, os homens são maioria (51%) no comando das empresas iniciais. Na região, as mulheres assumem a liderança de 49% dos novos negócios.
O estudo identificou que a maioria das mulheres (66%) abre uma empresa por oportunidade e 44% abre por necessidade. Entre as empresas já estabelecidas no mercado, com mais de 3,5 anos, os homens estão no comando de 58% das empresas enquanto as mulheres administram 42% dos negócios.
O Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas, elaborado pelo Sebrae em parceria com o Dieese, também reforça a participação das mulheres à frente dos micro e pequenos negócios. Entre os anos de 2001 e 2011, a presença feminina como donas de pequenos negócios cresceu 21%. Já entre os homens, o crescimento foi de 9,8%. 

Nenhum comentário: