15 de jul. de 2014

Por que os serviços públicos nem sempre são de boa qualidade?

O setor público cada vez mais tem mostrado sinais que precisa da ajuda da iniciativa privada no que tange a prestação dos serviços mais elementares para a sociedade brasileira como é o caso da saúde, concessão de rodovias e aeroportos, gestão de presídios, serviços de limpeza e etc.

De fato, esses serviços embora sejam por excelência da competência da gestão pública, esta nem sempre consegue executá-lo com eficiência porque faz-se necessária a prestação de um serviço mais especializado, e o setor público, uma vez que possui muitas obrigações não consegue executá-lo de forma eficiente.

Exatamente por isso, a iniciativa privada demonstra ser uma das melhores soluções para sanar esta problemática, pois empresas ou instituições que executam serviços na área da saúde, limpeza ou mesmo na administração de instituições públicas como hospitais, presídio, aeroportos, por exemplo, não só demonstram ter mais capacidade técnica, como também especialização para a prestação desse tipo de serviço. Além disso, essa parceria com a iniciativa privada pode garantir que a sociedade não só continue recebendo tais serviços, mas também que a excelência deles possa ser atingida.

Exemplo disso é a parceria firmada com o governo de Minas Gerais e o setor privado na administração do complexo penitenciário de Ribeirão das Neves. Com a parceria problemas como superlotação, rebeliões, corrupções, fugas e até gastos com os detentos foram solucionados.

A gestão pública de muitos estados brasileiros é uma prova que esses serviços precisam da ajuda do setor privado caso queira atingir a excelência, pois grande parte de suas rodovias continuam precárias, a administração de presídios encontra-se em colapso, e a saúde em alguns desses estados é uma da piores de todo o país. Não se trata apenas da competência em garantir a sociedade esses serviços, mas sim que ele seja prestado com eficiência. Uma prova que essa parceria é a melhor solução para a gestão pública, é a prestação de serviços que o IBRAPP vem executando junto ao poder público nas áreas da saúde, economia, segurança, limpeza e dentre outros que, com o apoio do Instituto, muitas falhas estão sendo sanadas, como, por exemplo, a fila do osso que existia nos principais hospitais de Porto Velho-RO.  

Exemplos como os já citados são provas mais que contundentes que a iniciativa privada não só pode executar serviços públicos como também é a melhor solução para sanar o déficit de atribuições que a gestão pública possui.

Nenhum comentário: