6 de mai. de 2011

Inscrições ao Prêmio IAP de Literatura 2011 começam nesta sexta-feira - Pará

O Prêmio IAP de Literatura, criado em 2002, é pioneiro na publicação das obras dos autores contemplados. Até hoje, 28 títulos de diversos gêneros - conto, romance, poesia, teatro, literatura infantil, dramaturgia, ensaios, auto popular e história em quadrinhos - foram editados graças a essa iniciativa do governo do Estado.
Cada um dos homenageados dá nome ao prêmio de uma das categorias contempladas este ano: Nazareno Tourinho (Dramaturgia), Maria Lúcia Medeiros (Conto), Haroldo Maranhão (Romance), Vicente Salles (Ensaio) e Max Martins (Poesia). O Prêmio IAP de Artes Literárias já laureou escritores como Vicente Salles, João Bosco Maia, Nilson Oliveira, Paulo Maués Corrêa, Walter Freitas e Eduardo Meira.
Os originais de cada participante serão submetidos a uma comissão julgadora, que escolherá os vencedores. O IAP publicará, em formato de livro tradicional, até 10 obras, dentro da coleção especial “Edições Culturais”, com tiragem de 500 exemplares para cada título, podendo ser escolhidas no máximo duas obras de cada categoria.
A primeira tiragem de cada obra premiada será dividida entre o IAP e os autores vencedores, na proporção de 40% para o Instituto e 60% para os artistas. Os exemplares pertencentes ao Instituto serão destinados à divulgação institucional da obra e doação às bibliotecas públicas.
O edital está publicado nos sites do IAP - www.iap.pa.gov.br - e do governo do Estado - www.pa.gov.br.

Nenhum comentário: