2 de mai. de 2011

Inscrições para Prêmio de Gestão Escolar podem ser feitas até junho

As escolas da rede pública de ensino têm até 17 de junho para fazer a inscrição no Prêmio Referência em Gestão Escolar Ano Base 2010. A premiação é uma importante ferramenta de mobilização e avaliação das escolas públicas brasileiras, que visa melhorar a gestão e a qualidade do ensino no País.
O objetivo do Prêmio Referência Gestão Escolar é contribuir para que as escolas passem a incorporar uma cultura de autoavaliação de seu processo de gestão, além de destacar e disseminar as experiências de referência na área. Assim, o prêmio tem servido, há mais de dez anos, como instrumento de sensibilização, motivação e orientação para o avanço da Gestão Escolar, sobretudo nas questões que estabelecem a melhoria dos níveis de aproveitamento dos alunos.
A ideia é que ao inscrever a escola, o diretor e toda a comunidade escolar participem de um importante e contínuo movimento nacional pela melhoria da qualidade do ensino e estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso da aprendizagem dos alunos pela identificação e reconhecimento de escolas que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão.

Participação das Escolas
A participação no Prêmio referência em Gestão Escolar Ano Base 2010 é aberta a todas as escolas de Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) das Redes de Ensino Municipais e Estaduais de todo o Brasil, que realizem o processo de autoavaliação, respeitando as orientações do regulamento da premiação.
A melhor escola selecionada no Estado recebe uma premiação no valor de R$ 6 mil e o diploma “Escola Destaque Estadual”. Ao diretor da será concedida uma viagem para intercâmbio de experiências no Brasil ou no exterior. As seis escolas finalistas de todo o Brasil receberão dez mil reais. A vencedora leva 30 mil reais e o diploma “Escola Referência Brasil”.
Em 2010, a cerimônia de entrega do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar aconteceu no Teatro Municipal, no Rio de Janeiro, e reuniu as escolas públicas que se destacaram ao longo de 2009. Mato Grosso do Sul esteve entre as seis finalistas, selecionadas entre 2.391 instituições de todos os estados brasileiros, com exceção do Amapá, Piauí e Pará, que não tiveram inscritos.

Nenhum comentário: