19 de set. de 2011

O Instituto Mundial do Desenvolvimento e da Cidadania completa 32 anos de atuação

No dia 15 de setembro o Instituto Mundial de Desenvolvimento e da Cidadania (IMDC) completou 32 anos de atuação. Credibilidade e transparência são valores que acompanham o IMDC desde 1979, ano da fundação da entidade. Ao longo dos últimos 32 anos o IMDC conquistou seu espaço como uma instituição conhecida e respeitada.

A história começou com a criação de um Centro Social Desportivo (CEDESP) na cidade de Prudente de Morais, região central de Minas Gerais. Desde o início das atividades promovidas pelo Instituto, o trabalho social com grupos considerados em situação de risco era o foco dos projetos desenvolvidos pelo órgão como os de assistência médica a gestantes, crianças órfãs e deficientes, distribuição de roupas e agasalhos, incentivo às artes.

Em 2003 o centro sofreu alterações na natureza passando a ser o Instituto Mineiro de Desenvolvimento (IMDC) e, oito anos depois, passou a se chamar Instituto Mundial do Desenvolvimento e da Cidadania (IMDC). Durante toda a sua trajetória, o Instituto tem atuado com dois pilares da sociedade. O primeiro deles é o aspecto social, uma vez que todos os projetos gerenciados pelo IMDC têm como objetivo o atendimento à população de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

O segundo pilar diz respeito à geração de renda, pois os projetos elaborados eliminam o assistencialismo e assumem a postura de formação de redes. Dessa forma, as populações favorecidas têm a oportunidade de iniciar uma nova fase tanto como empreendedores quanto por meio de associações e cooperativas.

O Instituto está certificado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG-MG) e pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), pela Lei Estadual n.º 14.870 de 16/12/2003 e Lei Federal n.º 9.790 de 23/03/1999. Credenciado pela Auditoria Geral do Estado de Minas Gerais como Entidade Prevista em Lei de Diretrizes Orçamentárias, integra também o Cadastro Geral de Convenentes.

Conheça um pouco mais dos 32 anos de história do IMDC no link http://www.youtube.com/watch?v=pmLz-4aTyfA

Nenhum comentário: