26 de set. de 2011

Teia Regional dos Pontos discute rumos da cultura


Experimental de Uberaba foi palco do encontro da Teia Regional dos Pontos de Cultura das regiões do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba. Entre os objetivos estavam a discussão dos rumos da cultura no Brasil, abordando as diretrizes do Ministério da Cultura, para a implementação do Programa Cultura Viva como política pública. Além de conceitos como empoderamento, protagonismo e autonomia dos projetos voltados para o segmento cultural, o evento foi marcado por apresentações artísticas e mesas de discussões.

Segundo a representante da organização do Terceiro Setor Emcantar (atuante nas áreas de Cultura, Educação e Meio Ambiente), que trabalha com o Ponto de Cultura em Uberlândia e Araguari, Ana Paula Rabelo, as teias, de uma maneira geral, são momentos em que os pontos podem se encontrar e apresentar as ideias, pensamentos e diretrizes sobre a cultura. “Nós queremos que a cultura seja vista como um direito humano, assim como a educação e a saúde. A cultura é a expressão da alma de um povo”, explicou. Ela complementou que o encontro reuniu mais de 12 pontos de cultura.

A representante da Secretaria de Cultura de Minas Gerais, Ana Beatriz Cunha, explicou que o governo estadual está implementando cinco núcleos de interiorização da cultura no Estado. “Isso significa a descentralização da cultura. Isso possibilita maior articulação estratégica entre os setores. É o Governo chegando mais próximo da comunidade e cidadão”, ressaltou. Os núcleos foram criados no intuito de atender à demanda da gestão do Estado de Minas. “É para identificar qual é a oferta, qual é a demanda cultural, e ser a ponte entre o interior e a capital.”

A Teia Regional contou com as participações dos representantes da Fundação Cultural de Uberaba, do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura de Minas Gerais.

Nenhum comentário: