1 de ago. de 2011

Abertas as inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

Estudantes do Ensino Médio na modalidade regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA), que desenvolvem trabalhos na área de tecnologia e desenvolvimento sustentável, podem participar do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia. As inscrições para a premiação, lançada simultaneamente nos países membros e associados do Mercosul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, seguem até dia 22 de agosto.

"Tecnologia para o desenvolvimento sustentável" é o tema desta edição do prêmio, que visa a reconhecer, premiar e incentivar os melhores trabalhos de estudantes, jovens e equipes de pesquisa, que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul.

O prêmio está dividido em quatro categorias: Iniciação Cientifica; Estudante Universitário, Jovem Pesquisador; e Integração. Todos os candidatos devem estar vinculados ao Mercosul, seja pela nacionalidade, pela naturalidade ou pela residência nos países membros e associados.

Podem participar da premiação estudantes do Ensino Médio nas modalidades regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA) com no máximo 21 anos de idade, universitários, jovens graduados com, no máximo, 35 anos de idade e equipes de pesquisadores graduados, sem limite de idade.

Para participar, o estudante ou equipe deve preencher a ficha de inscrição disponível no endereço eletrônico www.eventos.unesco.org.br/premiomercosul e enviar junto com o trabalho desenvolvido.

Os melhores trabalhos e pesquisas de cada categoria serão premiados com troféus, placas de menção honrosa, publicação do trabalho em livro, passagens aéreas e diárias para participar da cerimônia de premiação, a ser realizada no Uruguai, além de uma quantia em dinheiro que varia de U$ 2.000,00 à U$ 10, 000,00.

A divulgação dos títulos dos trabalhos recebidos será feita no dia 30 de agosto no site do Prêmio - www.eventos.unesco.org/premiomercosul. Já o resultado dos trabalhos pré-aprovados estará disponível no dia 30 de setembro.

O prêmio

O Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia (RECyT) do Mercado Comum  do Sul (Mercosul), com o patrocínio do Instituto Sangari do Brasil e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT/Brasil), com parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), com o objetivo de reconhecer, premiar e incentivar os melhores trabalhos de estudantes, jovens e equipes de pesquisa, que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul.

Nenhum comentário: