11 de ago. de 2011

A importância da definição da Missão para o alcance da alta-performace


No contexto contemporâneo e competitivo, líderes e equipes, deparam-se com grandes desafios que no primeiro momento parecem inatingíveis. Contudo, no ambiente de grandes incertezas e pressões, ligada a ineficiência da liderança na gestão de conflitos com o não conhecimento do colaborador da importância da atividade executada, tensões emergem e o trabalho em equipe entra em segundo plano, cedendo lugar a tarefa de achar possíveis responsáveis pelo erro.

Você, líder, já se deparou com ambientes desse tipo? Sendo, a equipe que é de extrema qualidade/potencial e possui uma boa diversidade de conhecimentos, desprende energia na busca de achar culpados e não em achar soluções para alocar a Organização no patamar de excelência? Se a resposta for sim, Leia o artigo abaixo e busque insights para gerir tais situações.

Primeiramente, para que o Líder execute as ações necessárias para minimizar os fatores negativos, é necessário entender a importância da Missão Organizacional, torná-la explícita, liderar a equipe para que todos estejam focados em um contexto maior, e por fim, entender os fatores que envolvem o ambiente de ineficiência operacional.
   
Entrando no mérito da Missão, o primeiro passo é entender o que é, e sua importância.
Segundo Druker (1994), a missão deverá contemplar a essência da Organização, o que ela se propõe a fazer dentro do contexto que ela está inserida e a sua disseminação deverá ocorrer para todos. O líder deverá garantir a disseminação eficaz da Missão Organizacional e todos os colaboradores e não somente o Board, deve possuir tal consciência. O foco nessa etapa é fazer com que a missão se torne real para cada indivíduo e que todos os planejamentos e ações sejam direcionados para o alcance desse propósito.

Segundo o artigo The Eighth Element of Great Managing (O oitavo elemento de uma grande gestão ) em tradução livre, 98% dos colaboradores entrevistados querem sentir que estão trabalhando por algo muito maior do que eles próprios, quando esse estado e alcançado os colaboradores tornam-se mais criativos, compromissados e buscam a sustentabilidade do negócio.


Para Linda Hill & Kent Lineback , autores do artigo publicado pela Harvard intitulado “ The fundamental purpose of a team” caso a liderança não consiga disseminar tal visão, em um contexto de incertezas e inseguranças, fatores que impactam no desempenho emergem  e a ineficiência da equipe será predominante.

O segundo ponto deverá ser a identificação dos fatores que envolvem o ambiente de ineficiência operacional.

Muitas vezes, equipes desprendem energias na busca de identificar culpados e justificar erros cometidos, tornando qualquer reunião ou momentos de reflexão improdutivos. Cabe ao líder, explicitar ao colaborador/time o papel importante que tem para atingir a excelência e criar um ambiente que eles terão a visão de fazer parte de um contexto muito maior do que eles próprios. Segundo Linda Hill & Kent Lineback, a chave para o sucesso é: fazer com que a missão seja algo tangível, vivo, e que as metas e objetivos tornem fatores motivacionais para todos.  
Um forte abraço a todos e fiquem com DEUS!!

Tiago Carvalho
Administrador de empresas, professor e colaborador do blog http://terceirosetoremfoco.blogspot.com  

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