23 de abr. de 2012

Prêmio abre inscrição para projetos sobre resgate cultural e história do Brasil

Anualmente projetos de pesquisa inéditos que tratem de assuntos ligados ao resgate cultural e à preservação da história do Brasil são contemplados pelo Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica - Clarival do Prado Valladares. As inscrições para a nona edição da premiação estão abertas desde o dia 2 de abril e seguem até o dia 29 de junho através do site www.odebrecht.com/pesquisahistorica.

Com mais de mil projetos inscritos em todas suas edições, a premiação custeia integralmente a pesquisa proposta pelo vencedor e seu registro em um livro de arte. Ao pesquisador vencedor é oferecida toda estrutura para o processo de investigação, como corpo técnico de pesquisadores, viagens nacionais e internacionais para parte de pesquisa empírica e ainda pagamento antecipado dos direitos autorais. Vale ressaltar que não existe um valor pré-determinado para o apoio, que depende das necessidades de cada projeto selecionado.

Sobre a premiação
Criado em 2003, o prêmio busca enriquecer o acervo documental do país sobre fatos, processos e pessoas cuja memória deva ser preservada e difundida. É uma das poucas oportunidades de se obter patrocínio para pesquisa histórica fora das fontes oficiais de financiamento.

Na primeira etapa, os projetos são analisados por um comitê interno, que seleciona cinco finalistas a serem avaliados por uma comissão formada por um representante do patrocinador e até quatro personalidades notórias.
Serviço:
Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica – Clarival do Prado Valladares
De 2 de abril a 29 de junho
Inscrições no site: www.odebrecht.com/pesquisahistorica
Endereço no facebook: www.facebook.com/pesquisahistorica

Nenhum comentário: