3 de nov. de 2009

Planejamento Estratégico - 2ª Parte


Diagnóstico Estratégico

O Diagnóstico Estratégico é a segunda fase da elaboração do Planejamento Estratégico, possui como finalidade responder a pergunta: Qual é a real situação da organização com relação aos seus aspectos internos e externos? Tem por finalidade verificar o que a empresa possui de bom, regular ou ruim em seu processo de gestão. Esse diagnóstico é de suma importância e deverá ser elaborado com toda transparência e foco, pois qualquer tomada de decisão equivocada, levará ao comprometimento de todo o planejamento.

Segundo Oliveira (2005) o Diagnóstico Estratégico apresenta premissas básicas, a saber:
> Deve-se avaliar o ambiente e suas variáveis em que a organização está inserida;
> Ter a consciência que o ambiente trará oportunidades que deverão ser aproveitadas e ameaças que deverão ser geridas e evitadas;
> Para trabalhar e enfrentar as ameaças, a organização deverá conhecer de forma plena, os pontos fortes e fracos do seu ambiente interno;
> O processo de análise do ambiente externo deverá ser integrado, com o comprometimento de todos, e também deverá ser contínuo e acumulativo.

Tal diagnóstico deve ter vários enfoques como, atual e futuro, buscando desenvolver por parte dos Gestores dimensões críticas para o sucesso sustentável, (OLIVEIRA, 2005).

Por sua vez, o Benchmarking é um instrumento eficaz na realização do diagnóstico estratégico. Segundo Leibfried e Macnair (1994, p.12, apud OLIVEIRA, 2005), essa ferramenta administrativa possui a característica de ser um processo contínuo e interativo com o ambiente organizacional para a avaliação do desempenho corrente da organização e do estabelecimento de objetivos, pois busca avaliar o desempenho de outras organizações do setor e comparar com a organização que está elaborando o Planejamento Estratégico.

Referências
OLIVEIRA, Djalma Pinto Rebouças. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologias e Práticas. 22.ed. São Paulo: Atlas, 2005.

SANTOS, Iber de Souza Pancrácio dos; Félix, Rodrigo Gonçalves de Almeida; Carvalho, Tiago Davi Lage. Gestão para a Sustentabilidade do terceiro setor: um estudo de caso comparativo entre duas organizações do terceiro setor da cidade de Itabirito-MG. Orientadores: Profa. Denise Capuchinho Nonatos Prof. Tarcísio Cláudio Teles Passos. Itabirito, 2009. 70 f. Projeto Empresarial (Trabalho de Conclusão de Curso) – Faculdade de Administração de Itabirito, 2009.

Nenhum comentário: